São Paulo--(
DINO - 04 mai, 2018) - Se a nanotecnologia já é jargão recorrente em áreas como a eletrônica, física ou medicina, no mundo dos cosméticos ela pode gerar algum estranhamento. Mas é verdade: esse tipo de abordagem na produção de cosméticos promete melhorar a performance de muitos produtos.
Empresa especialista no assunto, a expositora da FCE Cosmetique Nanovetores explica que, para desenvolver produtos que protegem a pele dos raios UV, alguns aspectos são importantes, como o fator de proteção solar (FPS), que é cada vez mais requisitado pelos consumidores, além de boa espalhabilidade, sensação agradável à pele e alta resistência à água. "Nós, formuladores, sabemos o quão desafiador é obter um produto que atenda a todos estes quesitos, uma vez que para termos um alto fator de proteção é necessário alto teor de filtros físicos, que por sua vez dificultam a espalhabilidade. E os ingredientes que dão resistência à água dificultam muito o fator sensorial", explica a Dra. Betina Giehl, diretora técnica da Nanovetores.
Como a nanotecnologia ajuda nesse processo, no qual, aparentemente, uma necessidade impossibilita o sucesso da outra? "Por meio desse tipo de tecnologia podemos diminuir o tamanho granulométrico dos filtros físicos, aumentando a área superficial de contato e obtendo uma distribuição mais homogênea na pele". Hoje, já é possível reduzir a concentração de ativos cosméticos entre cinco e 10 vezes, mantendo o desempenho no produto final. A nanotecnologia é o próximo passo: produtos desse tipo em breve devem estar disponíveis para o consumidor.
Outros avanços
Avanços em outros campos de pesquisa também têm sido alcançados, criando filtros solares cada vez mais eficazes. A DSM, outra empresa que expõe na FCE Cosmetique, possui ativos de filtros UV (tanto UVA quanto UVB), possibilitando combinações que garantem não apenas proteção contra as queimaduras solares, mas também contra os demais efeitos da exposição à luz, como a azul, que também está presente em telas de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e TVs. "Mesmo com o uso de protetores solares, parte da radiação chega a atingir a pele, por isso também oferecemos vitaminas e ativos capazes de reverter estes danos da exposição, ou mesmo fazer com que a pele se torne mais preparada para uma situação de exposição, como é o caso do PEPHA®-AGE, extrato de algas rico em aminoácidos que estimulam a síntese de colágeno e a regeneração de células", conta Luis Julian, gerente técnico da DSM.
Serviço:
FCE Cosmetique - 23ª Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Cosmética
Data: de 22 a 24 de maio
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo - Brasil
Sobre a FCE Cosmetique
A FCE Cosmetique é a principal plataforma de negócios do setor de cosméticos da América Latina e a única feira que abrange todas as etapas no desenvolvimento e produção de cosméticos, apresentando desde matéria-prima, embalagens, maquinários até acessórios, fragrâncias e serviços. A FCE Cosmetique tem outro grande diferencial, o evento ocorre poucas semanas após os maiores lançamentos de produtos na Europa. Ou seja, é um espelho para o mercado brasileiro, que não precisa se deslocar internacionalmente em busca de material, parceiros, soluções etc. Além disso, a feira proporciona conteúdo qualificado para expositores e visitantes com palestras de profissionais de renome, inclusive internacional. Paralelo ao evento, desde sua primeira edição, acontece o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia, tradicional parceira da FCE Cosmetique.
Sobre a NürnbergMesse Brasil
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Analitica Latin America, BIOFACH América Latina, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, POWTECH Brasil, PET South America e R+T South America.
Sobre o grupo NürnbergMesse
O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.
Website:
http://www.fcecosmetique.com.br