Releases 17/09/2015 - 10:01

1º Simpósio sobre Finitude vai abordar cuidados com pacientes terminais, no dia 22, em Salvador


Salvador, Ba--(DINO - 17 set, 2015) -
O fim da vida e seus diversos aspectos, a humanização dos cuidados, limites das intervenções médicas que respeitem o paciente terminal, suporte psicológico, a ressignificação da vida e dos valores, a consciência de finitude, expectativas, fragilidades e o luto antecipado do paciente, da família e da equipe médica. Esses temas serão discutidos no 1º Simpósio sobre Finitude, que será promovido pelo NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), no próximo dia 22, das 14 às 18h30, no auditório da sua sede (Avenida Adhemar de Barros, 123, Ondina), em Salvador. O evento, aberto ao público, é dirigido a profissionais de saúde que trabalham com pacientes terminais, assim como pacientes e acompanhantes que se sentirem preparados para a abordagem.

O Simpósio contará com duas mesas redondas com os temas Diagrama da Abordagem Multidimensional e Um diálogo com a morte e o encontro com vida.

Dentre os palestrantes, Aline Ponte (médica especialista em cuidados paliativos); Clarissa Mathias (oncologista), Suzane Bandeira (psicóloga), José Antonio Saja (professor de filosofia), Larissa Rodrigues (psicóloga especialista em luto), Tatiane Souza (nutricionista oncológica) e Sandra Soller (enfermeira de cuidados paliativos).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059 mediante a doação de toalhas novas (as toalhas serão doadas ao Grupo de Apoio e Ajuda Mutua Bem Viver, que bordará as mesmas para comercialização no tradicional Bazar da Esperança em dezembro).

Sobre o NOB
O NOB integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 34 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.


Website: http://www.nucleodeoncologia.com.br/