Belo Horizonte-MG--(
DINO - 18 abr, 2016) - A inovação do modelo de negócio é provavelmente o maior desafio de todos os tipos de inovação, uma vez que provavelmente apresentará uma organização com os mais importantes requisitos para a mudança.
Muitas vezes, as próprias capacidades ou processos que foram otimizados para tornar uma empresa rentável e de sucesso serão os alvos para essa transformação. Em alguns casos, essas alterações podem ameaçar elementos da identidade da empresa e entrar em conflito com as expectativas da marca ou promessas.
O que é Inovação do modelo de negócios?
Um modelo de negócio é uma representação simplificada de como o negócio faz dinheiro. Usando nosso modelo de tomada de decisão, é o conjunto fundamental de decisões que formam o negócio, permite sua existência e rentabilidade. Para uma empresa recém-lançada, a geração do modelo de negócio irá incluir opções para as seguintes decisões estratégicas.
Identidade - Esta decisão irá incluir opções para a missão, visão, valores essenciais e identidade da marca. Estabelece como a empresa quer ser conhecida por seus clientes no mercado.
Recursos chaves ? Isto incluirá as opções para competências essenciais, processos e parceiros estratégicos que permitam a realização da oportunidade de proposta de valor.
Clientes-alvo (ou mercados) - As decisões são tomadas para focar ofertas aos clientes ou segmentos específicos que melhor responderem às ofertas do negócio.
A estratégia de canais - O canal para atingir o cliente está identificado juntamente com opções para gerenciar o relacionamento com estes consumidores.
Ofertas para os clientes - Escolha de produtos e serviços são identificados para criar valor para o cliente através da resolução de problemas e satisfação de necessidades e desejos específicos. Isso também irá incluir opções para a experiência do cliente.
Como a inovação do modelo de negócios é diferente de outros tipos de inovação?
Ao contrário de outros tipos de inovação, mudança no modelo de negócio exigem alterações profundas em decisões fundamentais sobre os quais a empresa opera. Portanto, a inovação do modelo de negócios provavelmente será radical e, em muitos casos, transformacional. Mas, em geral a maiorias das inovações são incrementais, como a inovação de produtos / serviços, onde melhorias tecnológicas são rotineiramente incluídas em atualizações de produtos e serviços, como forma de aumentar o desempenho e/ou reduzir os custos.
Quanto à alteração do design do modelo de negócios traz riscos muito maiores devido ao potencial para a interrupção dos negócios atuais. Para as grandes empresas, reconhecer e gerenciar este tipo de transição pode ser crítica para sua sobrevivência a longo prazo.
As empresas startups levam vantagem, pois elas podem interagir e adaptar o seu modelo de negócio considerando que estão no processo de um projeto inicial de modelo de negócios. Isto sugere que muitas inovações disruptiva possam vir de empresas startups ou pequenas equipes isoladas em empresas estabelecidas. Para mais informações sobre estes tópicos por favor visite o artigo
Inovação Tecnológica disruptiva a funda de Davi contra Golias .
Quando é tempo adequado para mudar o modelo de negócios?
Alterar um modelo de negócio pode ser bastante atraente por causa dos inúmeros casos citados na literatura. Êxitos significativos são atribuídos à inovação do modelo de negócios, e todos nós desejamos emular o sucesso. O "IBM Global CEO Study" de 2006 nos fornece dados que mostram uma forte correlação entre o crescimento maior da margem operacional e a inovação do modelo de negócios comparativamente às operações ou inovação de "produto, serviço, mercados".
Embora a mudança do modelo de negócio pareça atraente, este tipo de inovação desafia decisões fundamentais subjacentes ao negócio atual, perturbando a própria estrutura que está atualmente pagando as contas. Isto sugere que encontrar o momento certo para uma mudança do modelo de negócios é fundamental para o sucesso.
Alguns indicadores deste tempo adequado incluem:
? Evidência de comoditização ou em declínio margens da indústria;
? Indicações de mais clientes atendidos;
? Incapacidade de manter o ritmo diante das mudanças em seu setor de atividade econômica;
? Tecnologia de base da indústria sendo usada em produtos externos à indústria;
? Oportunidades provenientes do portfólio de produtos / serviços atuais para atender clientes externos da indústria;
? A degradação dos indicadores de inovação, tais como vendas atribuída a novos produtos;
Segundo o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nobrega:
"O processo de transformação estrutural é inevitável e tende a ser mais rápido nas economias que chegaram mais tarde, mas isso não significa que o que estamos vendo no Brasil de hoje é bom. Nossa desindustrialização acelera por deficiências internas e está associada não ao processo natural, mas a uma perda grave de competitividade da indústria brasileira, que tem origens mais remotas".
Ana Lúcia Tatsch, Janaína Ruffoni Trez e Igor Alexandre Clemente de Morais em Análise do comportamento exportador da indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas relatam: "Alguns estudos atuais apontam uma mudança na pauta de exportações brasileira, sugerindo que vem ocorrendo um processo de comoditização das exportações. Nesse cenário, produtos intensivos em especialização e conhecimento perdem relativamente participação na pauta do comércio externo do País".
O Brasil e os Indicadores de inovação global:
THE GLOBAL INNOVATION INDEX 2015 indica que o Brasil está em septuagésimo lugar no Ranking de inovação global atrás de países como Oman, Uruguai, Mongólia, e a Sérvia que até recentemente foi devastada por uma guerra.
DOING BUSINESS (2015): 120 em 189 países (Dificuldades para obtenção de licença, pagar impostos e iniciar negócio)
GLOBAL COMPETITIVENESS INDEX (2015): 57 em 144 países (Problemas com eficiência de mercado e instituições)
CORRUPTION PERCEPTIONS INDEX (2014): 69 em 175 países
INDICE DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA MIT (Pauta Exportadora: 1994, 28º colocado, índice 0.669794. 2012, 56º colocado, índice de 0.315644.
Índice de Facilidade de fazer negócios (Banco Mundial):Posição 76ª.
Segundo o Economista Diercio Ferreira, Business Manager da Inocrowd: "Estes dados em conjunto indicam a necessidade do Brasil mudar sensivelmente sua politica relativa ao tema inovação e buscar a agregação de valor à produção e que é hora de pensarmos numa estratégia econômica Schumpeteriana para que o país possa ascender na escala de valor da produção, criar um ambiente de negócios onde a inovação e a criatividade possam prosperar e que a economia torne-se competitiva em escala global ".
A
Inocrowd opera com o modelo de inovação aberta.
Segundo Soraya Gadit, CEO & Founder da Inocrowd: "A Inocrowd firmou parcerias com centenas de Centros de Pesquisa e as 7 mais conceituadas universidades Americanas, 5 universidades "Top of Mind" na Europa, além de diversas universidades na Ásia, Rússia e Israel. A parceira com o LinkedIn alcança mais de 450.000.000 de potenciais solvers, transformando a Inocrowd na maior e mais completa Plataforma de Inovação Tecnológica aberta do planeta".
A
Inocrowd http: tem expertise no desenvolvimento de inovação para o modelo de negócios. A evolução da indústria pode ser implacável, e a mudança pode ir muito mais rápida do que o esperado, o que requer diligência no momento de um novo design modelo de negócio.
Não se esqueça que decisões brandas são parte do modelo de negócios. Como identificado anteriormente, as decisões sobre a identidade são muitas vezes uma parte importante do modelo de negócio da empresa.
Recursos chaves e competências essenciais refletem opções para valores. A marca da empresa representa promessas entregues em suas propostas de valor. Há um ponto em que propostas de negócios mudanças do modelo pode remover a base que sustenta a marca, e talvez mais importante, a identidade do negócio. Quando isso ocorre, a inovação do modelo de negócio pode sugerir reestruturação da empresa.
No final, o projeto modelo de negócio deve ser alinhado à identidade do negócio para qualquer possibilidade de um resultado inovação de sucesso.
Website:
http://www.inocrowd.com.br