Belo Horizonte, Minas Gerais --(
DINO - 15 mar, 2017) - Com o período de crise econômica no Brasil, empreendedores estão tendo que se reinventar para manter seus negócios. Para apoiar os empresários a reverterem essa situação, a
Câmara Americana de Comércio (Amcham BH) consultou especialistas que deram dicas de estratégias para se ter sucesso nas vendas, entre elas como ser simples e objetivo, buscar mais oportunidades e compreender o mercado. O assunto será tema do
Workshop PACE Prime nos dias 17 e 24 de março e 7 de abril, na sede da entidade. Confira algumas das sugestões dos especialistas:
Seja simples e objetivo
Definir como uma empresa pode crescer no mercado pode ser simples, porém são necessários objetivos e preparação. Para o especialista em Key Acconts e diretor comercial da Brilia S/A, Leonardo Arruda, é necessário preparação no negócio. "É preciso direcionamento correto e evitar escolhas simplórias. As grandes empresas têm sucesso porque focam em não mais que cinco objetivos e trabalharam em estratégias simples, possíveis de alcançar. O planejamento simples é primordial para o sucesso do empreendedor, principalmente quando investe na inteligência do negócio e entendem como comportam os concorrentes, clientes e consumidores", descreve.
Busque oportunidades
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de vendas, Walter Faria, especialista em economia e diretor na Martins, acredita no diferencial da empresa e na busca rápida de soluções ao cliente. "Tempo de crise requer agilidade dos empreendedores quanto à demanda do cliente, atendendo de forma consistente. A empresa deve elaborar um plano comercial para captar oportunidades. Por exemplo, as pessoas estão deixando de comer na rua para comer em casa. Qual seria a solução? Os supermercados podem encontrar uma brecha oferecendo um vasto cardápio de seus produtos, os bares e restaurantes terão queda, mas os supermercados podem ter acréscimos", diz Faria.
Compreenda o mercado
Para o palestrante e professor de marketing, negociação e estratégia da pós graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Robson Godoi, a captação de informação do mercado é essencial para o sucesso no planejamento de vendas e definir as estratégias. "Quanto mais informações de mercado captar, mais terá percepção do cenário. Hoje as empresas precisam estar atentas às soluções a partir de realizações de pesquisas. Assim poderá definir as estratégias para a empresa caminhar e não se preocupar com a crise", ressalta.
Godoi também destaca a importância de persistência na captação de informações e a necessidade de filtrar aquilo que condiz com a necessidade da empresa. "O que vejo são empresas que iniciam a fase de pesquisa, mas não sabem utilizar totalmente o conteúdo. Investigar os projetos que não deram certo é o principal caminho para encontrar a solução. E ao mesmo tempo, é imprescindível estar atento aos sinais de mudanças que sempre acontecem nos mercados, novos concorrentes, novos clientes, novos desafios", pontua.
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