O atual cenário provocado pela pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital de empresas e seus profissionais de uma forma nunca antes imaginada. De uma hora para a outra, todos tiveram que se reinventar e a automação e a digitalização tomaram lugar de honra em transações e processos, para que os negócios pudessem ser continuados.
Com os negócios cada vez mais digitais, é comum que os profissionais interajam com seus colegas de equipe e gestores estando em cidades, países ou até mesmo, em continentes diferentes. O processo de automatização traz retornos positivos e facilita a gestão da empresa, além de impulsionar os negócios tanto locais como em âmbito global. Mas, para que esse modelo à distância funcione, é necessário que algumas adaptações sejam feitas, colaborando para uma rotina de trabalho prática e com o mesmo fluxo das equipes presenciais.
Segundo dados divulgados no https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/service-provider/global-cloud-index-gci/white-paper-c11-738085.html' target='_blank' rel='noreferrer noopener'>Cisco Global Cloud Index de março desse ano, até 2021 o tráfego de Data Centers deverá alcançar 19,5 zettabytes (ZB) por ano. O consumo, de acordo com o levantamento, será impulsionado pelo uso de aplicativos e, também, pelo investimento de companhias em gestão de informações, arquivos e documentos na nuvem. Com isso, é possível realizar o monitoramento das equipes em campo, ou em outros polos, além de otimizar serviços como os da área financeira com total mobilidade e segurança de informações, tudo em tempo real.
Mesmo não existindo uma receita ou predefinição sobre como fazer a transformação digital dar certo, algumas funcionalidades tecnológicas auxiliam para que a performance do trabalho aumente. Um bom exemplo é a gestão de documentos na nuvem atrelada à assinatura eletrônica de documentos, como fazem as empresas que adotam a https://www.docusign.com.br/'>DocuSign, pioneira em assinaturas eletrônicas e líder na gestão de documentos em nuvem. Essa maior digitalização contribui tanto para agendamentos, notificações, registros, fechamento de contratos ou finalização de processos, quanto para a economia de tempo e dinheiro, já que a demanda será mais ampla e o atendimento mais canalizado.
'O alinhamento entre as equipes que se encontram alocadas remotamente nunca foi tão crítico para o sucesso dos negócios como é agora', afirma Gustavo Brant, Vice-Presidente de Vendas Latam da DocuSign. “Fazer a gestão de equipes remotas é um desafio diário. Para vencê-lo, é preciso contar com a tecnologia correta, como softwares de gestão de projetos, soluções de assinatura eletrônica e gerenciamento de contratos, canais de comunicação e um CRM atualizado. No final, bons resultados poderão ser alcançados, beneficiando equipe e empresa como um todo”, completa.
Entre os exemplos de uso desta tecnologia e como isso influencia no consumidor final, podemos citar o da?MadeiraMadeira, maior loja on-line de produtos para casa do Brasil. A loja implementou a solução de assinaturas eletrônicas da?DocuSign?para agilizar o fechamento de contratos com parceiros de vendas e oferecer um sortimento maior de produtos para os consumidores com seu marketplace. A partir da iniciativa, o tempo de fechamento de contratos passou de dois dias para 15 minutos.
Atualmente, com uma equipe de nove pessoas em dedicação exclusiva à novas parcerias, o e-commerce consegue credenciar mais de 400 novos sellers por mês. No total, existem mais de 3,5 mil parceiros ativos e mais de 1 milhão de produtos oferecidos. Em menos de dois anos, eles já representam mais de 25% do total de vendas da MadeiraMadeira.
Além da agilidade que o mundo contemporâneo exige, a adoção de tecnologias como a assinatura eletrônica e a gestão de documentos na nuvem contribuem para que os líderes possam desenvolver uma gestão mais engajada e controlada - uma vez que estará sempre disponível a um clique. Assim, os trabalhadores não ficarão sobrecarregados já que, atualmente, precisam lidar com os afazeres e a logística de documentos físicos dos clientes de forma totalmente remota. Com isso, a economia de tempo e dinheiro proporcionada pela digitalização do negócio permite ao gestor investir no desenvolvimento das equipes, construindo um negócio mais sólido frente ao mercado e as adversidades atuais.