Salvador, Bahia--(
DINO - 10 ago, 2016) - Compartilhar conhecimento é uma habilidade de grandes líderes. Nomes como Dalai Lama, Bill Gates e Walt Disney espalharam a sua mensagem pelo mundo e tornaram-se referência em suas atividades.
O que
compartilhar conhecimento tem a ver com o sucesso profissional? Pode ser o caminho para potencializar os resultados do seu negócio e aumentar o seu nível de realização com o trabalho por estar ajudando e influenciando outras pessoas.
Marketing de Conteúdo
Festejado pelos resultados que pode oferecer aos negócios, o
Marketing de Conteúdo é uma ferramenta essencial para quem deseja compartilhar informações de forma estratégica.
"Através da criação de conteúdo relevante e valioso na internet, profissionais e empresas podem gerar valor para as pessoas, criar uma percepção positiva e assim obter mais oportunidades de negócios", explica a jornalista e consultora de Marketing de Conteúdo, Renata Matos.
Muitos profissionais e empresários ainda são céticos em apostar tempo e dinheiro na produção de conteúdos que não representam um retorno financeiro imediato. Mas escrever textos, gravar vídeos e falar sobre o que sabe é uma das formas mais eficientes de educar o mercado e de se mostrar profissionalmente.
Com uma boa estratégia de produção de conteúdo, as pessoas interessadas no que você faz vão te encontrar facilmente na internet, passarão a te conhecer e a confiar no seu trabalho.
"O resultado virá em forma de mais solicitações de orçamentos, convites para projetos, palestras e mais vendas. Para quem está empregado, esta visibilidade pode valer o primeiro lugar na fila para uma promoção", salienta Renata Matos.
7 motivos para profissionais e empresas compartilharem conhecimento daqui para frente:
1 ? Vai te obrigar a estudar mais e sempre: não adianta você apenas compartilhar conteúdo. Seu conhecimento precisa ser consistente. Então estudar sempre é um requisito essencial. Conheça a fundo a sua área de atuação. Veja o que os profissionais e empresas de destaque nesse segmento estão fazendo, assine seus blogs e listas de e-mails. Busque livros sobre a atividade e esteja atento a cases de sucesso.
A partir desse conteúdo, tente fazer suas conexões, aprimorar ideias existentes e enxergar oportunidades para inovação. Ai, sim, compartilhe seu próprio conteúdo e mostre ao seu público o quanto você domina o que faz e está atento aos movimentos do mercado.
2 ? Poder ajudar e inspirar pessoas: você já pensou que a sua história de vida, a sua superação, o seu conhecimento e a sua experiência poderia ser útil para solucionar problemas vividos por outras pessoas? Você só vai saber quanta gente está interessada no seu conteúdo, se passar a compartilhá-lo. Seja em um blog ou nas mídias sociais, mostre o que você tem de melhor.
3 ? Vai aumentar a sua autoridade profissional: de nada adianta ser um grande especialista sobre determinado assunto, acumular algumas pós-graduações, certificados e guardar todo esse conhecimento a sete chaves. Profissionais que conseguem transformar esse conhecimento em um conteúdo valioso para outras pessoas, destacam-se em suas atividades, constroem autoridades e conquistam a confiança das pessoas.
4 ? Vai melhorar o seu relacionamento com o seu público: as pessoas vão ficar agradecidas por você compartilhar um conhecimento útil para a vida delas. Isso vai criar uma conexão positiva e um ambiente favorável para uma aproximação maior.
5 ? Vai te ajudar a criar novas conexões com o mercado: o seu conhecimento pode ser complementar ou de interesse de outros profissionais ou empresas, que vão passar a confiar mais em você e possibilitará futuras parcerias.
6 ? Vai gerar vantagem competitiva: todos os dias os seus potenciais clientes estão pesquisando pelos seus serviços na internet e estão encontrando os sites concorrentes. A oferta de um conteúdo de qualidade, focado nas dores de seus potenciais clientes, é a melhor maneira de ganhar a confiança de sua audiência, criando um diferencial significativo em relação ao seu mercado.
7 ? Por fim, vai te ajudar a vender mais o seu produto ou serviço: confiança e bom relacionamento são essenciais para fechar bons negócios.
Canais por onde você pode compartilhar seu conhecimento:
Blogs: é no blog que as empresas e profissionais podem falar para as suas audiências, dando dicas e soluções para os problemas enfrentados por elas. Nesse espaço, também podem divulgar informações relevantes sobre o mercado em que atuam. O conteúdo poderá vir em formato de textos, vídeos e áudios.
Mídias Sociais: podem distribuir o conteúdo produzido no blog e também contar com um conteúdo próprio. São muitas as mídias sociais presentes na internet. É necessário entender o perfil do público que você gostaria de atingir para definir quais são as mais adequadas para seus objetivos. Entre as mais populares estão o Facebook, You Tube, Twitter e Instagram.
Aplicativos de vídeos instantâneos: são também classificadas como redes sociais. Nesse segmento estão em destaque atualmente o Snapchat e o Periscope. Através deles, é possível fazer uma transmissão ao vivo pelo celular. Você pode tratar de um assunto específico ou mostrar o andamento de um evento, por exemplo.
Aplicativos de áudios: os podcasts (arquivos em áudio) já foram muito populares, deixaram de ser e recentemente voltaram com força total. Destaque para os aplicativos Podcast Addict e SoundCloud.
Materiais ricos: outra opção é empacotar seu conhecimento em formato de e-books, infográficos e webinars (aulas on-line) para mostrar sua autoridade no assunto.
Website:
http://rm6interativa.com.br/