São Paulo, SP--(
DINO - 20 fev, 2018) - O contexto atual impõe desafios computacionais para a gestão de carteiras de clientes inadimplentes e, para tratar sobre este tema, entrevistamos o MsC. Luiz Fernando Bono
Milan, professor de gestão e análise de TI, especialista no assunto no Brasil e fundador do BWCS (Sistema para Gestão de Cobrança). Luiz Fernando Bono Milan é doutorando em Administração de TI pela Fundação Getulio Vargas, conta com extensão acadêmica em TI em reconhecidas instituições, entre elas, MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atua há 18 anos no mercado de TI voltados para gestão de carteiras de créditos adimplentes e inadimplentes.
Quais são os principais desafios do desenvolvimento de software voltado para cobrança?
O desenvolvimento de software é um desafio por si só. Quando ele é desenvolvido para a cobrança, eu diria que a maior dificuldade é atender às especificidades da carteira de cada credor e às especificidades de cada operação de recuperação de créditos, pois uma considerável parte do software precisa ser totalmente adaptada para atender às políticas dos credores e características da empresa ou departamento que realiza esta cobrança.
Quanto tempo e custo estão envolvidos na criação de um sistema de cobrança?
Um sistema, ou seja um software, é um trabalho intelectual moroso e exige mão de obra especializada. É algo parecido com a produção de um livro, envolve autor ou autores, ilustrador, revisor, editor, etc. Com o passar do tempo, todo trabalho precisa ser revisto, como nas edições dos livros, para correção de erros e atualizações devido às alterações e avanços que ocorrem constantemente em nosso cotidiano. Em outras palavras, é um trabalho constante, que ocorre de forma ininterrupta quando há pessoas utilizando um determinado sistema. Quando não há este trabalho, normalmente o sistema deixa de acompanhar as necessidades no negócio rapidamente, se tornando inútil.
Para tentar fornecer uma resposta objetiva, assumo que a pergunta se preocupa com o desenvolvimento inicial de um sistema, quando ele começa a ser desenvolvido "do zero" até o momento que passa a ser utilizável. Estimo que um sistema de cobrança bem simples levaria ao menos um ano de desenvolvimento inicial, enquanto um sistema complexo algo entre três e cinco anos. Isso considerando uma equipe de 2 a 4 programadores. Quanto ao custo envolvido neste período, se você consultar sites de emprego, verá que um programador ganha em média 4 mil reais, o que para uma contratação sob a CLT, custa para o contratante ao menos 8 mil, então teríamos um valor mínimo de R$ 192.000,00 para o desenvolvimento inicial de um sistema de cobrança bem simples. Considerei apenas o valor dos programadores, não considerei outros profissionais necessários para garantir a entrega de um produto de qualidade.
Para uma empresa que está organizando o departamento de cobrança ou querendo mudar o sistema de cobrança da empresa, é viável desenvolver um sistema de cobrança ou é mais vantajoso contratar um sistema?
Imagina uma empresa de transportes que utiliza caminhões de uma determinada fabricante, essa empresa pode em um determinado momento resolver utilizar caminhões de outro fabricante, mas dificilmente vai resolver fabricar seus próprios caminhões, por um motivo simples, é um desafio monstruoso e não é sua atividade fim. Uma empresa ou departamento de cobrança desenvolver o próprio sistema é como este exemplo. Ainda, como já apontou o Gartner em 2016, as empresas estão indo para um modelo onde nem mesmo a infraestrutura para executar seus sistemas fica mais a cargo da empresa, ela esta sendo terceirizado para fornecedores de serviços em cloud computing, tais como: IaaS, PaaS e SaaS.
Para uma empresa que está querendo contratar um novo sistema de cobrança, quais pontos o Sr acha que é fundamental a empresa analisar?
Primeiro a empresa precisa estar preparada para a migração de um sistema para outro, algo que envolve custo, dedicação e tempo dos profissionais da empresa. Segundo, considerando que nenhum sistema vai suportar perfeitamente os processos já existentes na empresa, buscar o sistema que não exige muitas adaptações para atender os processos da empresa. Terceiro, estar disposta a mudar alguns processos internos para evitar customizações no sistema contratado, isso evita custos iniciais e de manutenção do sistema.
Após estas três considerações, é importante buscar um sistema que seja facilmente escalável, que permita a empresa crescer, e esteja preparado para o atual contexto tecnológico, como cloud computing e acesso por diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
O que é SaaS e por que isso é uma vantagem num sistema de cobrança?
SaaS significa software as a service, em português, software como serviço, é um modelo atual de comercialização de software que traz muitas vantagens para as empresas contratantes, não só para sistemas de cobrança, mas para qualquer tipo de software. Quando uma empresa contrata um sistema no modelo SaaS, ela não precisa se preocupar com muitos custos e preocupações envolvidos em fazer o software funcionar ininterruptamente, pois o fornecedor do sistema ser responsabiliza por toda esta parte. Uma empresa para manter um sistema funcionando de forma satisfatória, precisa de servidores, ambientes adequados para colocá-los, profissionais especializados para administrar este ambiente e os servidores e vários outros detalhes dispendiosos. Os SaaS são geralmente oferecidos nos melhores data centers do mundo, que contam com os melhores especialistas em cada detalhe técnico necessário para manter os sistemas sempre disponíveis e seguros.
Cada vez mais, executar os sistemas no modelo on-premises, ou seja, nas instalações da própria empresa, ficará mais difícil de ser justificado. Algo parecido o exemplo onde uma empresa para obter energia elétrica, ao invés de comprar a energia de distribuidoras do mercado, resolve construir sua própria usina de energia elétrica.
Como um sistema de cobrança pode ser um entrave ou uma solução para a estratégia da empresa?
Para ler a entrevista na íntegra, acesse o link:
http://www.bwcs.com.br/blog-do-sistema-de-cobranca/2018/02/20/os-desafios-da-ti-voltada-para-recuperacao-de-creditos/Website:
http://www.bwcs.com.br/