Londrina - PR--(
DINO - 07 mar, 2016) - Peça fundamental no guarda-roupa, o jeans atravessa gerações e se mantém como queridinho de homens e mulheres. E não é exagero dizer que essa é a roupa mais universal já inventada, sem barreiras de idade, classe social ou econômica. Dê uma olhada a sua volta e comprove: alguém estará usando um jeans.
Mas, ao vestir a calça de todo dia, a gente nem imagina o complexo processo por trás dela. "A produção do jeans envolve mais etapas que a do vestuário convencional. Inclui lavagens, efeitos e acabamento num processo que é em grande parte manual", explica a coordenadora de Marketing da marca feminina paranaense By Unna, que tem fábrica em Londrina e 15 lojas espalhadas em centros atacadistas de várias regiões do Brasil.
Processo de produção
As peças jeans nascem nos desenhos das estilistas da marca, Maíra Ideriha Giovenazzi e Lilian Renata Santana Rogério, sempre antenadas com as tendências das passarelas e das ruas e em contato direto com os fabricantes, que oferecem um sem número de diferentes tecidos para as mais diversas aplicações. Maíra está à frente da criação das peças da By Unna desde o seu lançamento no mercado, em 2006, e conta que a marca prioriza a maior variedade de modelos, com quantidade limitada de cada um deles. Assim, todos os dias as estilistas desenham peças novas para que haja sempre novidades chegando às lojas.
Também cabe às estilistas acompanhar passo a passo a elaboração de cada peça. "A primeira etapa, no computador, inclui o design da roupa, definição do tecido que será usado, cor de linha, tipo de lavagem, aviamentos e efeitos que serão aplicados. Depois disso, vem a modelagem da peça piloto, que é quando o desenho vira realidade", detalha Lilian Rogério. Se for preciso algum ajuste, é nesse ponto que ele é feito. Com a peça piloto aprovada, o modelo entra em linha de produção e é enviado para corte, bordado ? se houver, e depois para as facções de costura.
Aquela calça desbotada
Com as peças costuradas de volta à fabrica, é a hora da lavagem ? que pode ser considerada uma das etapas mais importantes no processo. "A lavanderia é fundamental porque ela pode mudar o jeans totalmente", analisa Lilian.
A classificação das etapas começa com o amaciado ? que é o ciclo básico de lavagem, com duração de cerca de 40 minutos, mantendo o tom índigo mais escuro e apenas tornando a peça mais maleável - e segue com lavagens mais demoradas e chamadas de stone, superstone , destroyed, delavê e milk ? essa última a mais clara de todas. Tudo é feito em enormes máquinas, ligadas continuamente.
Encerrada a lavagem é a vez dos efeitos. Os principais são o lixado, o esgarçado, o used, o laser, o marmorizado e o resinado. E tudo é feito manualmente, peça por peça, assim como a colocação dos botões, o corte das linhas e a costura das etiquetas. "É, de fato, um processo gigantesco", analisa a estilista Lilian.
Tendências
A marca By Unna trabalha com diferentes modelagens de jeans. Entre eles, a calça cigarrete ? peça com estrutura bem sequinha e barra ajustada - é de longe a campeã de vendas, liderando a preferência das mulheres. A lista segue com o modelo flare (reta até o joelho com barra larga); cropped (mais curta, deixa o tornozelo à mostra); boyfriend ( com modelagem ampla e muito confortável); e hot pant (de cintura alta).
Segundo a estilista Maíra, o conceito do jeans mais básico está em alta hoje e deve continuar nas próximas coleções . "O conceito mais carregado, com tachas, bordados e aplicações do tipo está totalmente fora neste momento", finaliza.
Website:
http://www.byunna.com.br