Santo André, SP--(
DINO - 25 jun, 2018) - Educação é qualquer prática que modifica construtivamente a maneira como nos comportamos, pensamos e sentimos. Utilizar gamification no processo de aprendizagem pode potencializar os resultados.Você pode até pensar: "game? Isso é para ensinar criança, né?", mas não. Adultos estão cada vez mais se permitindo curtir os prazeres de um bom jogo digital. E por que não usar isso para aprender?Se somos capazes de ficar horas e horas na frente de um computador, smartphone ou videogame para passar de uma fase difícil, por que não unir o prazer dos jogos com os desafios da capacitação profissional?O objetivo deste artigo é explicar como funciona o processo de aprendizagem comum e por que utilizar o gamification para capacitar sua equipe pode ser benéfico.O processo de aprendizagem comumO ser humano é capaz de aprender de maneiras diferentes, devido a elementos intrínsecos e extrínsecos não apenas relacionados à idade, mas também ao nível de desenvolvimento e maturidade, personalidade, experiência, assim como fatores genéticos e ambientais.Muitos fatores devem ser levados em consideração quando falamos no processo de aprendizagem, e eu não estou falando só daqueles ensinamentos de sala de aula.Adultos precisam de ainda mais motivação para aprender coisas novas e, no ambiente profissional, é preciso estar sempre se atualizando.Os métodos educacionais usados ??atualmente são muito amplos e incluem ensino acadêmico, treinamento prático, discussão, pesquisa dirigida e aprendizado baseado em multimídia.A tecnologia tomou frente no cenário educacional como nunca visto antes. Além disso, profissionais de todo o mundo estão se adaptando à tecnologia e aumentando a dependência dela em operações do dia a dia.Essas observações sugerem uma forte influência da tecnologia em todos os aspectos da sociedade.Entendendo o gamification no processo de aprendizagemNo contexto da educação, a tendência de usar elementos do jogo em contextos não relacionados a jogos, denominados gamification, ou gamificação, visa aumentar o engajamento e a motivação dos envolvidos, capturando o interesse de continuar aprendendo e influenciando o comportamento em treinamentos.Muitas vezes os jogos não são usados em ambientes de aprendizagem por conta do baixo acesso à tecnologia adequada, da falta de experiência profissional no gamification e da resistência à mudança.Para mudar isso, precisamos entender, de uma vez por todas, como o gamification no processo de aprendizagem pode potencializar os conhecimentos obtidos.A gamificação na educação pode otimizar o processamento de novas informações pelo cérebro.Isso pode ser facilitado pelos aspectos gerais das lições gamificadas, com a apresentação audiovisual, as pílulas de conhecimento apresentadas e os padrões frequentemente repetitivos.Informações novas são facilmente perdidos em nosso cérebro a menos que sejam armazenados em nossa memória de longo prazo.Esse armazenamento só é possível por meio de um processo em várias camadas envolvendo atenção, percepção, seleção, organização e integração de informações.Quando uma informação entra no nosso cérebro, ela fica armazenada em nossa memória de trabalho, que pode manipular apenas uma pequena quantidade de informações de cada vez.É por isso que você nem sempre se lembra do que almoçou no último sábado, se trancou ou não a porta de casa etc.O cérebro processa informações na memória de curto-prazo usando dois canais ? visual e auditivo. Quando a informação é apresentada usando ambos os canais, o cérebro consegue acomodar mais informações novas.No entanto, a sobrecarga de informação pode dificultar a passagem da nova informação para a memória de longo prazo.Portanto, pequenos pedaços de informação (como as chamadas pílulas de aprendizagem), quando apresentadas de forma organizadas, facilitam o processo de aprendizagem.Isso permite que o cérebro integre e organize novas informações em esquemas existentes em nossa memória de longo prazo.O gamification na educação pode melhorar a motivação e o engajamento.Os elementos do jogo, como feedback imediato e ganhar pontos para completar os desafios com sucesso, são fortemente influentes em aumentar o engajamento dos envolvidos em participar desses jogos.Além disso, o componente social da aprendizagem gamificada, em que os alunos jogam em grupos, leva a muitos benefícios na função cerebral.Imagine seu time de vendas estudando de maneira gamificada novas formas de gerar negócios e ainda fazem isso em equipe.De fato, o envolvimento social e intelectual ativa a neurotransmissão no cérebro, o que facilita o aprendizado.Ademais, a gamificação sempre trabalha com premiações (bonificações monetárias, brindes e/ou reconhecimento perante toda a equipe), o que aumenta ainda mais a motivação dos envolvidos.A gamificação modifica o centro de recompensa e prazer do cérebro e melhora o aprendizado.Está bem estabelecido que os jogos, pelos quais uma pessoa ganha ou recebe feedback positivo, podem ativar os circuitos de prazer do cérebro, induzindo a liberação do neurotransmissor dopamina.Sugere-se que os jogos educativos tenham a mesma influência, considerando seus elementos para vencer desafios ou alcançar com sucesso um objetivo.Este prazer durante a educação gamificada resulta, assim, em uma afinidade duradoura entre o profissional e o conteúdo a ser aprendido.Além disso, a influência dos jogos no centro de prazer tem efeitos importantes na aprendizagem, uma vez que estimulam o profissional ou o aluno a continuar jogando.É aquela sensação de "vício" que ocorre quando encontramos um novo jogo que nos faz querer jogar o tempo todo. Se o jogo está ligado ao aprendizado, você fica viciado em aprender.Isso ocorre porque nosso corpo libera hormônios de prazer quando entramos em contato com esse tipo de atividade.Quando o nível de hormônios cai, nosso corpo sente a necessidade de ter aquele prazer de novo e você sente a necessidade de continuar aquela atividade.Interessante, não é?Estamos em um momento em que crianças e adultos passam horas a fio em jogos. Adotar o gamification no processo de aprendizagem de adultos, até certo ponto, pode ser uma iniciativa saudável para modernizar os treinamentos corporativos, acompanhando assim nova era digital.