São Paulo - SP--(
DINO - 10 mar, 2017) - Que jogue a primeira pedra quem não gosta de apreciar uma boa cerveja gelada, não é? E que tal se você aprendesse a harmonizar as suas com os pratos que você mais gosta? A experiência gastronômica que você sempre sonhou, agora vai se realizar.
Como existem inúmeros tipos de cervejas no mercado, o ideal é saber um pouco sobre o sabor de cada uma delas. Deste modo, você consegue fazer desde combinações mais simples, até combinações mais sofisticadas.
Saber como harmonizar a sua cerveja ? desde a entrada até a sobremesa ? vai transformar as suas refeições em uma experiência ainda mais prazerosa. Não sabe nada sobre harmonização? Então, pegue papel e caneta e prepare-se, suas refeições nunca mais serão as mesmas.
Para tornar-se um especialista em
harmonização de cervejas , comece pelo básico: combine sua cerveja com queijos e embutidos. Afinal, esse combo é a melhor opção de tira-gosto nos botecos.
No geral, é possível separar a harmonização por três tipos: harmonização por semelhança ? quando o alimento e a bebida tem as mesmas notas de sabor ?, harmonização por contraste ? conhecida como harmonização por corte, que é quando a bebida e o alimento possuem paladares opostos e harmonização por complementação ? quando a falta de um sabor em uma das partes é suprida pela outra.
Além desses tipos de harmonizações, ainda é possível fazer a sua por tipo de cerveja. O bom da harmonização por cerveja é que a bebida possui uma enorme classe de sabores. Veja alguns tipos de harmonização que você pode começar fazendo ainda hoje.
Harmonização de cerveja lager tipo Pilsen: a cerveja lager do tipo pilsen pede por uma harmonização mais descontraída. Por isso, a melhor opção é apostar em combinações de pratos que não geram atrito de sabores. A cerveja do tipo pilsen também é uma boa acompanhante de queijos leves, nozes, amendoins e castanhas. Uma boa opção de cerveja desse tipo é a
cerveja Skol ? que é clara, possui sabor leve e o preço é superacessível.
Harmonização de cerveja de trigo (tipo Weiss): a cerveja de trigo apresenta particularidades da não filtração, por isso, possuem cor e brilho característicos que não existem nas cervejas brancas. Combinam com pratos leves, como os da culinária japonesa, saladas e comida mexicana. Além de serem ótimas opções para combinar com massas e comidas de boteco, devido a sua acidez. Uma boa opção de cerveja desse tipo é a
cerveja Bohemia ? que possui uma turbidez característica e toque refrescantes.
Harmonização de cerveja preta: As cervejas pretas são ótimas opções de harmonização com chocolate. Mas também combinam com frios como: presunto, queijos azuis e gorgonzola. Uma boa opção de cerveja desse tipo é a
cerveja Caracu ? que possui um sabor amargo e acentuado.
Por fim, uma última dica. Não se esqueça! Cervejas leves, acompanham comidas leves; enquanto cervejas fortes, combinam com comidas fortes.
Gostou das dicas sobre harmonização de cervejas? Então acesse
www.tendadrive.com.br e faça as suas compras.
Website:
http://www.tendadrive.com.br/