Releases 28/11/2016 - 11:03

Alunos salesianos são campeões nacionais de criação de APPs


Natal - RN--(DINO - 28 nov, 2016) - Texto: Marcella Mendes

Paulo Vitor e Juan Fernandes, do 9º ano do Colégio Salesiano São José de Natal-RN, conquistaram o primeiro lugar no concurso nacional de criação de aplicativos da Microkids. Os alunos criaram o "Spacial Conquest", um jogo que envolve desafios e fórmulas matemáticas. O aplicativo criado pela dupla se destacou entre diversos projetos inscritos, de estudantes de todos os estados do Brasil

O projeto foi desenvolvido durante quase todo o ano letivo. Com o objetivo de criar os seus próprios aplicativos móbiles e em transformar ideias em realidade, os alunos foram responsáveis por todas as etapas do produto, elaborado com uma plataforma baseada em nuvens e voltada ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, a App Inventor.

O Colégio Salesiano São José inclui a programação nas atividades curriculares e o projeto de criação de aplicativos é interdisciplinar. Os alunos contam com a orientação dos professores de geografia (Daniel Medeiros), matemática (Thiago Medeiros e Geilsa Souza) e da coordenadora de tecnologia educacional, Neide Medeiros. A cada ano, uma temática diferente norteia o projeto.

Para Paulo Vitor, a experiência adquirida no ano anterior com o trabalho de criação de games na escola facilitou o processo de desenvolvimento do app. "Assim como para criar games, a criação de aplicativos precisa de uma lógica de programação", explica. O aluno também faz parte do Clube de Programação da escola e pretende desenvolver novos projetos na área e cursar Tecnologia da Informação no futuro.

Sobre o Spacial Conquest

O objetivo é disponibilizar fórmulas matemáticas para as pessoas de todas as idades, por meio de um jogo que, quando o jogador passa cada um dos níveis, desbloqueia uma fórmula nova que pode ser usada apenas para ler ou para fazer cálculos com a opção de calculadora avançada que o aplicativo disponibiliza.


Website: http://www.rse.org.br/rse-informa