Releases 29/08/2017 - 20:07

The Nature Conservancy debate gargalos e soluções para a restauração ecológica em conferência internacional


(DINO - 29 ago, 2017) - A The Nature Conservancy (TNC) promove com a Sociedade de Restauração Ecológica (SER) e parceiros a VII Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica em Foz do Iguaçu, de 27 agosto a 1 setembro de 2017. Pela primeira vez a conferência ocorre no Brasil e o tema é "Conectando a Ciência e a Prática para um Mundo Melhor".

Devido aos riscos inerentes à escassez de matérias-primas, à crise hídrica, assim como
o cenário desafiador das mudanças climáticas, a restauração de paisagens deixa de ser uma preocupação periférica de apenas instituições ambientalistas e se torna um ponto crucial para a manutenção de serviços ecossistêmicos, entrando na agenda de diversos setores, como o agronegócio e governos. "Recuperar florestas é a chave para atingirmos níveis mais seguros de carbono na atmosfera. É preciso associar a restauração à economia e olhar para a natureza como um capital natural que gera desenvolvimento e benefícios econômicos", explica o gerente de Restauração da TNC Rubens Benini.

Com mais de 1.300 participantes de todo o mundo, entre pesquisadores, profissionais, tomadores de decisão, formuladores de política, artistas, educadores, estudantes e líderes comunitários, o evento irá debater ações de restauração ecológica e conservação ambiental. Entre as instituições parceiras estão a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e a Sociedade Ibero-Americana e do Caribe para Restauração Ecológica (SIACRE).

O programa da conferência SER2017 contará com palestrantes de renome mundial, bem como diversos simpósios, workshops, sessões temáticas simultâneas e viagens técnicas de campo. O simpósio também promoverá debates entre as principais instituições que trabalham no desenvolvimento de uma nova economia de restauração para atrair investimentos públicos e privados e envolver milhões de agricultores na implementação da conservação ecológica.

As iniciativas de restauração global contribuíram para o empenho de vários países em recuperar milhões de hectares de terras e florestas degradadas. Porém, é necessário criar condições socioeconômicas e mobilizar investimentos públicos e privados para levar esses compromissos ao terreno e gerar os benefícios esperados.

A conexão dos aspectos econômicos na ciência da restauração é necessária para aumentar a escala dos projetos de conservação ambiental. Por um lado, os aspectos microeconômicos relacionados à oferta e demanda de restauração e insumos associados devem ser melhor estudados e discutidos.

VII Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica em Foz do Iguaçu
Data: De 27 agosto a 1 setembro de 2017
Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention - Av. Costa e Silva, 3.500
Foz do Iguaçu - Brasil
Programação: http://ser2017.org/


Website: http://ser2017.org/