Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 27 mar, 2017) - O comércio eletrônico brasileiro continua crescendo em meio ao cenário econômico do país. Segundo o relatório Webshoppers, a previsão para o faturamento de 2017 atingirá R$49,7 bilhões, estimando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. De acordo com a fonte, o volume de pedidos no setor de Saúde, Cosméticos e Perfumaria ocupou a quarta posição, deixando para trás algumas categorias bastante convencionais como a de Eletrônicos e de Casa e Decoração.
É nesse contexto que entra a startup carioca WebFarmas, que possibilita que tanto as grandes redes de drogaria como as farmácias de bairro vendam seus produtos online através do seu módulo de e-commerce, que traz diferentes vantagens competitivas em relação aos demais.
Segundo um dos fundadores da empresa, Pedro Antunes, o alto custo de manutenção e prazos altos de entregas inviabiliza os e-commerce atuais nas farmácias. "Centralizar os pedidos em uma unidade de distribuição é complexo e pode sair muito caro, além de aumentar consideravelmente o tempo do cliente receber o produto, que se for um medicamento pode ser tornar um fator de desistência. Nosso e-commerce tem como objetivo descentralizar esse processo, direcionando automaticamente o pedido para a loja da rede mais próxima que atende o endereço de entrega do comprador".
Em pesquisa feita com clientes pela Croma Marketing Solutions, 48% das pessoas possuem intenção de comprar medicamentos online nos próximos 3 anos, colocando o mercado de comércio eletrônico de farmácia como um dos mais promissores a ser explorado. Segundo Pedro, o modelo de preço único dos e-commerce tradicionais não conseguirá atender as redes de farmácias. "Cada loja física possui seus custos de operação e localização, tornando imprescindível que o preço de um produto seja distinto entre as farmácias de uma mesma rede, o WebFarmas integra com os sistemas PDV da loja e exibe exatamente o preço do produto no estabelecimento, que é atualizado diariamente e sem a necessidade da rede modificar todo seu site".
Até o final de 2017, a empresa planeja colocar 30 redes de farmácias espalhadas por todo o Brasil vendendo na Web e estimam superar as vendas por telefone. "Atualmente, nossos usuários conseguem ter uma experiência de compra mais rápida que pelo telefone, pois já sabem os preços dos medicamentos e do frete, seus genéricos e o valor total da compra.".
O executivo afirma que pedidos em tempo real pela Internet já é uma realidade e que atualmente a grande parte das farmácias físicas realizam atendimento via WhatsApp. "Queremos que essas lojas físicas consigam usufruir do seu principal diferencial competitivo em relação às farmácias exclusivamente online ou com central de atendimentos, que é o baixo valor do frete e a entrega rápida na região de atuação, isso acaba deixando o produto mais barato e acreditamos que no caso de um medicamento o tempo de entrega é crucial".
Site:
www.webfarmas.comWebsite:
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