Releases 17/01/2014 - 12:41

MPEG LA anuncia termos de licença para codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC/H.265)


A HEVC é promessa para vídeos móveis e aplicações de TV de ultra-alta definição

DENVER, EUA--(BUSINESS WIRE)--17 de Janeiro de 2014--A MPEG LA, LLC anunciou hoje que um grupo de 25 empresas concordaram com os termos de licença HEVC que deve ser emitida como parte de uma licença de portfólio de patentes HEVC no início de 2014. Um resumo segue anexado. Acordos finais ainda estão para ser concluídos.

A codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC, também conhecida como H.265 e MPEG-H Parte 2) é um padrão destinado a melhorar a eficiência de codificação de vídeo para o benefício de provedores de serviços móveis e internet e consumidores através de maior velocidade e capacidade. A HEVC também deve proporcionar monitores de vídeo da próxima geração com resolução HDTV superior para TV de ultra-alta definição de 4K e 8K ("UHDTV").

"Como previsto, a licença HEVC utilizará uma abordagem de licenciamento em grupo eficiente e moderna com termos simples e fáceis de entender, tornando a tecnologia prontamente acessível para o maior mercado possível no menor tempo possível," disse Larry Horn, presidente e diretor executivo da MPEG LA. "A MPEG LA saúda a cooperação dos proprietários de patentes que trabalharam duro para alcançar um denominador comum para disponibilizar uma licença de patente conjunta para a conveniência dos usuários de HEVC. Como resultado de seus esforços, os consumidores que se beneficiam de um mercado de opções tecnológicas competitivas serão os grandes ganhadores".

Como o trabalho continua avaliando a essencialidade das patentes e decidindo as condições dos acordos finais, a licença atualmente recebe o suporte de 25 detentores prospectivos de patentes essenciais de HEVC incluindo:

Apple Inc.
British Broadcasting Corporation
Cisco Technology, Inc.
Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) of Korea
Fraunhofer-Gesellschaft zur Foerderung der angewandten Forschung e.V.
Hitachi Maxell, Ltd.
HUMAX Co., Ltd.
JVC KENWOOD Corporation
KT Corp.
LG Electronics Inc.
M&K Holdings Inc.
NEC Corporation
Nippon Hoso Kyokai
Nippon Telegraph and Telephone Corporation
NTT DOCOMO, INC.
Orange SA
Siemens AG
SK Telecom
Telefonaktiebolaget LM Ericsson
Thomson licenciamento
Vidyo, Inc.
Detentores de patentes adicionais que estão participando do processo de facilitação também podem ser incluídos, e outros são bem-vindos.

Em seu esforço para incluir o máximo de propriedade intelectual essencial possível em uma licença para benefício do mercado, a MPEG LA continua recebendo a apresentação de patentes emitidas para avaliar sua essencialidade para o Padrão HEVC (definido na ISO/IEC 23008-2 MPEG-H Parte 2 e Recomendação H.265 da ITU-T). Qualquer entidade que achar que suas patentes são essenciais para o Padrão HEVC e quiser juntar-se à licença de portfólio de patentes HEVC está convidada a apresentá-las para avaliação pelos avaliadores de patentes da MPEG LA. Os termos e procedimentos que regem os envios de patentes podem ser solicitados em http://www.mpegla.com/main/pid/HEVC/default.aspx.

MPEG LA, LLC

MPEG LA é líder mundial em licenças tecnológicas alternativas. Ao ajudar usuários com acesso conveniente a direitos de patente para suas escolhas tecnológicas, a MPEG LA oferece soluções de licenciamento que criam oportunidades de ampla adoção e estimulam a inovação. O programa pioneiro de licenciamento do MPEG-2 da MPEG LA, que ajudou a produzir o padrão mais amplamente usado na história dos dispositivos eletrônicos de consumo, tornou-se o modelo de abordagem de várias outras tecnologias. Hoje a MPEG LA administra programas de licenciamento que consistem de 8.500 patentes em 74 países, com 162 licenciantes e cerca de 5.800 licenciados. Para mais informações, acesse http://www.mpegla.com.

Anexo

O seguinte resumo dos termos de licenciamento é fornecido apenas para fins informativos e está sujeito a eventuais modificações. Não é uma oferta de licença. A licença de portfólio de patentes HEVC programada para estar disponível no início de 2014 fornecerá os termos reais da licença, nos quais os usuários poderão se basear.

Sublicenças de fabricantes de codificador-decodificador

  • Produtos HEVC vendidos por uma entidade jurídica para usuários finais
    • 0 100.000 unidades/ano = sem royalties (disponível para uma entidade jurídica, em um grupo de afiliadas)
    • US$ 0,20 por unidade após as primeiras 100.000 unidades por ano
    • Máximo anual em royalties devido por um empreendimento (empresa e maior que 50% de propriedade em subsidiárias): inicialmente começa em US$ 25M
  • Inclui o direito de produzir, usar e vender
  • As royalties são pagas por produtos HEVC a partir de 1 de maio de 2013 em diante
Outros

  • Sem royalties separados para conteúdo HEVC
  • Fornecedores de chips de semicondutores ou outros produtos que contêm um codificador e/ou decodificador HEVC podem pagar royalties HEVC em nome do cliente que for licenciado.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

MPEG LA, LLC
Tom OReilly, +1 (303) 200-1710
Fax: +1 (301) 986-8575
toreilly@mpegla.com