Releases 04/08/2015 - 10:02

Bons computadores garantem agilidade e confiabilidade nos pontos de venda


(DINO - 04 ago, 2015) - A automação comercial contribui para inúmeros benefícios em pontos de venda. Os mais evidentes, principalmente para os consumidores, estão nas estações de check-out, onde os pagamentos são concretizados. Para garantir agilidade, reduzindo o tempo de espera nas filas, além de mais segurança e controle do estoque, é importante que estes pontos estejam informatizados.

Para isso, os computadores que controlarão todos os dispositivos, como leitores de códigos de barras, caixas registradoras, softwares de automação e impressoras, precisam ser especialmente preparados. E todos estes itens são vendidos, na internet, em condições especiais na W Automação Comercial.

Os gabinetes de computadores usados nos pontos de vendas têm características peculiares. Isso porque eles são menores, para se adequarem às estações, e permitem o bom funcionamento das peças até em condições adversas, como má ventilação. Isso através de coolers (pequenas ventoinhas) que garantem a refrigeração dos componentes eletrônicos.

O CPU

O principal deles, aliás, é considerado o cérebro de qualquer máquina. Trata-se dos processadores, também conhecidos como CPU (Central Processing Unit, na sigla em inglês). Recebe este nome porque, de fato, é onde todas as informações recebidas são processadas. Quanto mais avançada for a tecnologia utilizada, maior será a capacidade de um micro de trabalhar de forma ágil.

Na prática, isso resulta em melhor desempenho nos processos de venda. Isso porque, ao passar o código de barras pelo leitor, a máquina vai compreender, rapidamente, que aquele produto tem o preço X e mostrará o valor a ser pago. Também processará, em frações de segundos, quanto está entrando em caixa e qual o troco necessário, para que o cupom fiscal seja emitido de forma rápida. Quanto melhor for o processador, menos demorado será este processo.

Mas para extrair o melhor do processador de um computador de qualidade usado no ponto de venda, é preciso ficar atento também aos outros periféricos que compõe o computador. Conheça os principais:

- Placa-mãe: todos os componentes necessários para o funcionamento de um microcomputador são ligados à placa-mãe. Trata-se de um chip central que permite a troca de informações entre os periféricos e também na distribuição da energia necessária para o funcionamento deles. Sem a placa-mãe, não existe computador, e sim vários componentes eletrônicos amontoados e sem lógica. Nas placas-mães estão as entradas para cartões de memória e USB

- Pente de memória RAM: otimiza o funcionamento dos processadores, porque permitem a leitura e a escrita de informações utilizadas momentaneamente. Isso significa que não armazena nenhum dado, e todo o conteúdo é perdido quando o micro é desligado. Boa quantidade de memória melhora, por exemplo, o carregamento de softwares pesados e lentos.

- Disco rígido: O HD (Hard Disk, na sigla em inglês) é onde ficam guardadas todas as informações geradas no micro. É neste disco que estão guardados, por exemplo, dados inseridos em softwares, como os de automação; fotografias; vídeos; jogos; entre vários outros tipos de arquivos existentes.

Além deles, um computador, para funcionar, precisa ter placa de vídeo que transforma os dados em imagens, e fonte de alimentação para ligação na rede de energia elétrica. Além de periféricos adicionais, como placas de redes e unidade para leitura e gravação de CD/DVD.
Fonte: W Automação