São José do Rio Preto/SP--(
DINO - 10 jul, 2018) -
Com foco nos pequenos negócios, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas) realiza pesquisas, buscando entender a mortalidade das empresas nos 2 primeiros anos de atividade. No último relatório, o SEBRAE constatou que 29% das micro empresas encerram suas atividades neste período de 2 anos, devido a problemas com vendas, marketing e demanda de clientes.
Sobreviver a um mercado altamente competitivo, é cada vez mais um desafio enfrentado pelas micro e pequenas empresas, pois além de manterem a qualidade entregue, em seus produtos ou serviços prestados, estas necessitam de aumentarem suas demandas de clientes. Mas, nem sempre possuem capacidade de investimentos para marketing e vendas. Este cenário acaba impactando diretamente nos resultados que estas empresas possuem.
Segundo Diego Santiago, Fundador e Diretor Comercial da
Enfoque Negócios, é muito comum o micro e pequeno empresário, cortar imediatamente os investimentos voltados para marketing e vendas, quando a empresa entra em cenário de resultados negativos.
Santiago, explica que uma empresa após ficar de 30 a 45 dias sem nenhum tipo de ação de comercial, o trabalho de indexação da marca recomeça do zero.
"O empresário precisa ter em mente, que o mercado não estará parado enquanto ele não realiza nenhum tipo de divulgação, ou seja, é de suma importância que o empreendedor dedique-se ao planejamento comercial do negócio dele" - Diego Santiago
A Enfoque Negócios, é uma empresa especializada em expansão e performance comercial de franquias. Santiago, explica que após ter realizado consultoria de campo à franqueados, em mais de 200 cidades brasileiras, passou a entender a realidade que o empresário enfrenta diariamente, à frente da gestão do negócio.
Santiago, listou alguns pontos que o empresário precisa saber, quanto a performance comercial do negócio:
Desenvolva ações comerciais com regularidade, seja uma pequena abordagem no PDV (ponto de venda), ações em redes sociais, campanhas de incentivo à indicação, e até mesmo campanhas de venda recorrente para os próprios clientes. Mesmo considerando uma verba limitada para o investimento.
"
Muitos empresários, pensam que realizar uma ação de marketing, exige muitos investimentos. Mas, o que poucos sabem, é que em muitos casos, são possíveis realizar ações com baixo investimento, como por exemplo, uma ação de porta de loja" - Diego Santiago.
Dedique-se à entender o departamento comercial, visualizando os cenários que a empresa está enfrentando, para possibilitar uma análise clara sobre a baixa performance comercial. Está baixa performance é devido as ações realizadas? Ou ao desempenho da equipe interna? Além disso, esteja alinhado com a equipe de marketing, pois em muitos casos, estes possuem indicadores importantes, para elaboração do planejamento e execução das ações comerciais na empresa.
Desenvolva ações comerciais de impacto, no decorrer do ano. Onde a exposição da marca, é maior do que situações corriqueiras do cotiado, e também terá a possibilidade de alcançar um público nichado, como exemplo participação de feiras, patrocínio de eventos ou até mesmo inserções de merchandising na televisão.
Santiago, ressalta: -
"Neste cenário de ações de impacto, o empresário precisa analisar todas as possibilidades, principalmente para não se descapitalizar, e também entender se a suposta ação realmente lhe trará benefícios".
A palavra de ordem é estar ativo, pois o cliente precisa saber o que a empresa tem à oferecer, e o mercado não estará pausado, enquanto a empresa esteja inativa comercialmente.
Website:
http://www.efqnegocios.com.br