Curitiba,PR--(
DINO - 04 out, 2016) - Afinal de contas, é possível erradicar a fome e a pobreza do mundo?
Para encarar este desafio, a ONU estabeleceu dezessete objetivos que devem ser adotados por todos os países do mundo até 2030, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e 169 metas.
A Novozymes - multinacional dinamarquesa que desenvolve enzimas e micro-organismos com foco em sustentabilidade ? tem como uma de suas metas o projeto EDUCAÇÃO, cujo objetivo é de educar 1 milhão de pessoas sobre o potencial da Biologia até 2020.
Para tanto, fez parcerias com o Colégio do SESI-PR, StoryMax, apoio institucional do CRBio-7 (Conselho Regional de Biologia do Paraná), e, além de contratar a CSD - Conteúdo sob Demanda - para disseminar tais conceitos e práticas através de um blog (
www.bioblog.com.br).
As organizações parceiras abraçaram o desafio, lançando um aplicativo para smartphones e tablets que leva a mensagem dos ODS para os alunos: FrrittFlacc, baseado em conto de Júlio Verne, foi desenvolvido em parceria entre a StoryMax, cientistas da Novozymese professores e pedagogos do Colégio SESI-PR.
O app enfatiza, através da história de uma cidade dominada por pensamentos incompatíveis com a sustentabilidade e sobre a importância dos ODS para a sociedade. Além da estória, o app contém dicas e instruções para experimentos que visam aproximar os conceitos de como a Biologia pode transformar o mundo para melhor e outras atividades lúdicas para os alunos. O projeto atualmente está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), mas o mandarim já está sendo produzido e outros poderão ser desenvolvidos.
Outros aplicativos já estão sendo desenvolvidos e tratarão dos ODS 2 e 6, que respectivamente tratam da Fome e Água limpa e Saneamento. E sempre numa visão lúdica, através da qual os conceitos de sustentabilidade chegarão ao ponto de demonstrar que as práticas e comportamentos adequados, associados ao uso de tecnologias sustentáveis, efetivamente podem acabar com a fome, a pobreza e o acesso à água limpa e saneamento no mundo.
Além do Colégio SESI-PR, outras instituições de ensino e o público em geral poderão participar do projeto, pois a meta mundial da Novozymes é atingir um milhão de pessoas sobre o potencial da Biologia.
Segundo Samira Almeida, da StoryMax, "este projeto está totalmente integrado à nossa missão, que é transformar todas as pessoas com aparelhos mobile em amantes da leitura". De acordo com Emerson de Vasconcelos, presidente regional da Novozymes Latin America, "hoje é o início de uma grande parceria entre o SESI-PR, a Novozymes, a Storymax e o CRBio-7, para levar a importância da Biologia para os estudantes da rede e o público em geral."
As organizações realizaram um simpósio, na manhã de 27 de setembro, no Centro de Eventos da FIEP-PR, em Curitiba, onde participaram alunos do Colégio do SESI-PR em Curitiba (presencialmente), e via conferência, nas cidades de Umuarama, Londrina, Ibiporã, Ampere, Apucarana, Santo Antônio da Platina, Cianorte, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Paranavaí, Bandeirantes e Arapongas. Os alunos baixaram o aplicativo e já começaram a interagir com ele durante o acontecimento.
O evento
O evento foi aberto pelos presidentes do SESI-PR e do CRBio-7, seguidos por Pedro Luiz Fernandes, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes. Pedro explicou que a Novozymes começou a trabalhar com ODS já em janeiro de 2015, meses antes da ONU lançar os objetivos para o mundo inteiro, o que ocorreu somente no final de setembro daquele ano. "Este projeto demonstra que é possível, através da Biologia, criar um mundo melhor", afirma.
Após a apresentação de Samira Almeida, tiveram início os downloads. Na sequência, Rosilei Ferrarini, do SESI-PR, convidou os embaixadores, alunos escolhidos pelo SESI para passar adiante a mensagem contida no aplicativo, para contar as suas experiências. "Este projeto viabiliza a contextualização dos saberes escolares e científicos com a realidade, possibilitando aos jovens resolverem problemas do cotidiano", conta.
Anderson Rodrigo Schmidt, CEO da Conteúdo sob Demanda, empresa responsável pelo Bioblog, em parceria com a Novozymes, elogiou: "este projeto demonstra o quanto a integração entre as empresas em prol de um mundo melhor pode gerar resultados surpreendentes".
Para baixar o aplicativo:
O aplicativo Frritt-Flacc pode ser encontrado nas app stores:
iOS:
http://bit.ly/fritt-flacc-appleAndroid:
http://bit.ly/frrit-flac-androidWebsite:
http://www.bioblog.com.br/