Releases 10/08/2015 - 15:09

As empresas brasileiras Dr. Consulta e Zup são aprovadas em painel internacional da Endeavor


São Paulo, SP--(DINO - 10 ago, 2015) - Durante a última semana foi realizado, em São Francisco, o 60º Painel Internacional de Seleção da Endeavor - organização global sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo de alto impacto. O encontro reuniu líderes empresariais, que integram a rede da Endeavor no mundo, para eleger os novos empreendedores apoiados pela organização. Os fundadores do Dr. Consulta e da Zup foram os brasileiros avaliados, e receberam, com unanimidade, o aval da banca.

O Painel Internacional é a última fase do processo de avaliação da Endeavor, que nesta edição contou com uma banca composta por 36 grandes investidores, executivos e empreendedores, dentre eles nomes como Alberto Yepez (Trident Capital e Ex-Conselheiro da Apple), Hernan Kazah (Mercado Livre), Peter Arvai (Prezi), e Romero Rodrigues (Buscapé). No total foram avaliados 47 candidatos, de 33 empresas, sediadas em 18 países. Durante o processo são levados em conta critérios como potencial de crescimento, tamanho do mercado, diferencial competitivo, escala, capacidade de execução, além do brilho no olho e sonho grande dos empreendedores.

Os aprovados recebem o título de "Empreendedores Endeavor", e passam a ser apoiados pela organização por meio da conexão a uma rede de grandes mentores, visando alavancar o crescimento e o impacto dos seus negócios.

O Dr. Consulta foi fundado em São Paulo, por Thomaz Srougi, e hoje, ao lado do sócio Guilherme Azevedo, eles já atingem mais de 20 mil pacientes por mês. A empresa atua como uma rede de clínicas médicas populares, que une tecnologia, agilidade, atendimento de excelência e preços acessíveis para uma população que não pode desperdiçar tempo ou recursos. Já a mineira Zup é liderada pelos empreendedores Bruno Pierobon, Gustavo Debs, Flavio Zago e Felipe Almeida, e chegou ao mercado para oferecer uma plataforma de integração de softwares, que ajuda seus clientes a aumentarem a eficiência de seus departamentos de TI, diminuindo o tempo que levaria até colocar novas inovações no mercado e agilizando seus processos internos. Em sua cartela de clientes, a Zup já conta com grandes companhias como Natura, Vivo e Santander.

No mundo, são apoiados pela Endeavor 1030 empreendedores de alto impacto, líderes de 651 companhias, e que juntos geram mais de 400.000 empregos e 6,8 bilhões de dólares em receita. No Brasil, a organização apoia atualmente 148 empreendedores, que estão à frente de 79 empresas.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS EMPREENDEDORES SELECIONADOS

Thomaz Srougi e Guilherme Azevedo
Dr. Consulta
São Paulo - SP

Foi observando o trabalho do pai, um dos principais urologistas do Brasil, que Thomaz percebeu que nem todos os brasileiros tem acesso rápido e fácil a medicina de qualidade. Ele iniciou sua carreira no mercado financeiro e ocupou posições gerenciais na Ambev, antes de participar da criação, aquisição, reestruturação e IPO da construtora Tenda. A ideia de empreender um negócio na área da saúde, que fosse popular e de baixo custo, surgiu enquanto estudava gestão na Harvard Business School, nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, encontrou um grupo de investidores interessados em lançar o projeto. A primeira clínica surgiu na favela de Heliópolis, em São Paulo. Nesse período, o amigo de infância Guilherme Azevedo, que já tinha atuado como COO na AGV Logística, e ainda fundado outras três empresas, tornou-se sócio do negócio, auxiliando Thomaz a validar o conceito do Dr. Consulta e o expandindo para mais clínicas e regiões da cidade. Hoje o Dr. Consulta atende cerca de 20.000 pacientes por mês, oferecendo a eles mais de 35 especialidades, diagnósticos 5 vezes mais rápidos que o SUS, e garantindo aos médicos uma remuneração maior que a dos planos de saúde.

Bruno Pierobon, Gustavo Debs, Flavio Zago e Felipe Almeida
Zup
Uberlândia - MG

A Zup surgiu quando Bruno Pierobon, que já trabalhava com tecnologia e inovação em uma grande empresa, se deparou com uma ideia inovadora. Na época, a empresa em que trabalhava não quis implementar a tecnologia, mas Bruno acreditou na ideia e quis levar o negócio adiante. Junto dele, os sócios Flávio Zago, que já destacava na área de vendas, e Gustavo Debs, um engenheiro com muito talento para a programação, toparam colocar o negócio em prática. Com a plataforma rodando, o trio passou a buscar clientes. Ao bater na porta do Buscapé, não só viram que tinham, de fato, uma solução inovadora, mas acabaram formando uma joint venture, e decidiram vender sua tecnologia para grandes empresas, com alto nível de complexidade de integração. Foi em uma dessas vendas que conheceram Felipe Almeida. Impressionado com o potencial da ZUP, resolveu deixar a agência em que trabalhava e se juntar ao grupo como Diretor de Marketing. Hoje a Zup conta com um time de 40 engenheiros de alta performance, e funciona mais ou menos como um tradutor: as linguagens de programação são inúmeras, cada software tem a sua e cada empresa usa vários softwares. O que a tecnologia da empresa faz é possibilitar que eles se comuniquem em uma única plataforma, o que permite que os projetos de TI das empresas sejam entregues com uma aceleração nas integrações de até 10 vezes e com 50% menos custo.

COMO FUNCIONA O PROCESSO SELETIVO DA ENDEAVOR

O processo seletivo da Endeavor funciona por indicação e é dividido em várias etapas. Após passarem por um filtro inicial, os empreendedores são submetidos a entrevistas com membros da própria organização e grandes especialistas, uma banca nacional e outra internacional, que acontece durante o ISP (International Selection Panel).

Anualmente acontecem cerca de quatro edições do ISP, cada edição sendo sediada em um país escolhido e com duração de dois a três dias, nos quais são realizadas as entrevistas com os empreendedores candidatos, eventos de networking e as deliberações, que são conversas entre os painelistas para definir os aprovados. Para receber o aval, os candidatos precisam receber a aprovação por unanimidade de votos da banca.

O processo - desde a primeira conversa entre empreendedor e time da Endeavor até o Painel Internacional de Seleção - é contínuo e tem duração média de nove meses. Só no ano passado mais de duas mil empresas foram avaliadas no Brasil, 300 foram entrevistadas e apenas 8 conseguiram a aprovação final. O objetivo é selecionar os melhores empreendedores do país, líderes de empresas "grandes enquanto pequenas", e apoia-los para que superem seus desafios de crescimento e cresçam em geração de emprego e renda, se tornando ainda exemplos inspiradores para a futura geração.

As empresas consideradas alto crescimento - o foco do processo seletivo da Endeavor - são aquelas que aumentam seu corpo de colaboradores cerca de 20% ano, por pelo menos três anos consecutivos. Segundo estudo, essa categoria representa apenas 1,5% do total de empresas empregadoras no Brasil, sendo responsável pela geração de quase 60% do total de novos postos de trabalho.