São Paulo, SP--(
DINO - 12 dez, 2016) - A ausência de conhecimento nas questões ambientais causa um efeito catastrófico na sociedade e no meio ambiente. Ações como reciclagem do lixo, não jogar papel de bala na rua, fechar a torneira ao escovar os dentes, entre outras pequenas e simples atitudes fazem toda a diferença.
É preciso reeducar a geração antiga e educar a nova geração. Pensando nisso foi criado pelo Centro Comunitário Beit Chabad Brooklin o projeto "A Arte de Recriar", que visa educar as crianças moradoras da região de Paraisópolis para essa problemática. A região de Paraisópolis foi escolhida devido à situação da infraestrutura deficiente no local, como a carência de saneamento básico em grande parte das residências.
Com o apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e patrocínio da Pernambucanas, o projeto beneficia 60 crianças entre 9 e 12 anos que se tornam agentes multiplicadores de informação, introduzindo novos conceitos de sustentabilidade em suas casas. Levando em consideração a alta densidade populacional do local, estima-se que pelo menos 500 pessoas são impactadas anualmente pelo projeto.
Divididas em duas turmas, sendo a primeira de 9 a 10 anos e a segunda de 11 e 12 anos, as crianças participam de atividades como oficinas de sustentabilidade ambiental oferecidas semanalmente, da qual aprendem como reciclar o lixo, assistem a vídeos educativos, e ainda, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas participam de aulas de teatro. São oferecidos também passeios a pontos estratégicos como estação de tratamento de água e esgoto, aterros sanitários, exposições ambientais, entre outros lugares. Todas as atividades permitem às crianças a conscientização da preservação do meio ambiente
Para encerrar o ano de 2016, em 16 de dezembro o projeto A Arte de Recriar convida a todos a assistirem a peça teatral "A Missão Possível" no auditório da PECP localizado na Rua Manoel Antônio Pinto, 210 no bairro de Paraisópolis, às 15h15. A peça será estrelada pelas crianças que ao longo do ano aprenderam muito sobre a relação do meio ambiente com a sociedade. A história é de uma estudante chamada Mel que recebe como um dever de casa pesquisar sobre o meio ambiente, durante o trabalho ela adormece e sonha com o Ambiente, Ecologia, Preservação, Reciclagem, Lixo, Consumismo e Poluição. Estes temas ganham vida e se tornam conceito-personagens. Aliada à discussão dos problemas do meio ambiente, também são abordados valores morais como Respeito, Tolerância e Amor.
Sobre Beit Chabad
O Beit Chabad Brooklin, acredita no poder da educação para construir um mundo melhor. Em sua sede localizada no bairro do Brooklin, a Associação promove encontros abertos ao público e promove as "Sete leis dos Filhos de Noé", que ensinam conceitos de moral e ética de acordo com a visão judaica. Para maiores informações acesse o site
www.bneinoach.com.br Sobre a Pernambucanas
Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma instituição pioneira no comércio brasileiro e, desde então, tem contribuído para o desenvolvimento do varejo nacional da moda (vestuário, casa e itens eletrônicos de moda). Está presente em mais de 230 cidades de sete Estados por meio de 309 lojas e cerca de 11 mil colaboradores. Sua estrutura inclui um moderno centro de distribuição, escritório central e uma central de relacionamento com o cliente. A Pefisa, grupo financeiro da companhia, é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos financeiros, como cartões, empréstimo pessoal e seguros. Além disso, desde 2005, conta com a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, que tem como objetivo ser um polo de disseminação das melhores práticas comerciais junto a seus funcionários e parceiros, além de promover o alinhamento da cultura e gestão empresarial que fazem da Pernambucanas uma das principais empresas do País.
Website:
https://www.facebook.com/educandomundomelhor