Estudo da Amazon Ads sugere que valores e comportamentos superam rótulos geracionais na construção de conexão entre marcas e consumidores.
Rótulos geracionais como "Millennials" ou "Geração Z" fazem parte das estratégias de marketing há muito tempo, mas são mesmo a maneira mais eficaz de entender sua audiência? Para encontrar resposta para essa questão, a Amazon Ads conduziu um estudo global em mais de 11 países, em parceria com a Strat7 Crowd.DNA, para descobrir o que realmente molda as identidades dos consumidores.
A pesquisa "Além da divisão geracional: As novas regras para nos conectarmos com o consumidor" revela uma imagem dos consumidores muito mais rica em sutilezas do que o marketing geracional tradicional sugere. Na verdade, a audiência cria conexões mais fortes quando compartilha valores, comunidades e comportamentos do que compartilhando o ano em que nasceu. Esses insights apontam uma nova abordagem para o futuro das marcas que buscam criar conexões mais significativas e eficazes com os brasileiros.
Valores criam conexões
Para alguns, as gerações proporcionam um senso inato de proximidade com outros. É fácil criar vínculos com base nos programas de TV aos quais assistimos na infância ou nos momentos históricos que testemunhamos. No entanto, nem todos os consumidores se sentem conectados às respectivas gerações. Quer a pessoa se considere uma "alma velha" ou se descreva como "espírito jovem", é comum sentir que pertence a outra geração. De fato, 25% dos brasileiros pesquisados se identificam com uma geração diferente daquela em que "deveriam" estar com base no ano em que nasceram.
No estudo, 91% dos brasileiros disseram que a sua mentalidade e seus valores os definem melhor do que sua idade.
O que isso quer dizer para as marcas? Em vez de dividir audiências em gerações, é preciso entender como valores humanos atemporais - como saúde, relacionamentos e crescimento pessoal - podem fundamentar a maneira como sua marca se conecta com pessoas de todas as idades.
Comunidades geram envolvimento
As comunidades nos moldam de formas profundas. Elas não são formadas apenas por amigos e familiares, mas também pelos criadores de conteúdo e influencers com os quais interagimos. Essas conexões influenciam nossas crenças, nossos valores e comportamentos. As experiências de entretenimento unem 89% dos brasileiros de várias gerações, seja assistindo ao último episódio de O Verão Que Mudou Minha Vida com os amigos ou discutindo quais são os melhores jogadores da Copa do Brasil no churrasco de domingo. Isso cria momentos culturais compartilhados que influenciam como as pessoas descobrem as marcas e interagem com elas. Ao entender onde e com quem os clientes passam o tempo, a sua estratégia se conecta a poderosas redes de influência.
Seja online ou offline, as comunidades desempenham um papel vital na conexão das marcas com os clientes. Ao focar esses espaços compartilhados em que os consumidores com ideias semelhantes se reúnem, você pode encontrá-los onde eles estão literal e metaforicamente.
Comportamentos ajudam a descrever o panorama
Nossos comportamentos nos aproximam mais do que a idade. A pesquisa descobriu que, na maioria dos casos, os participantes eram duas vezes mais parecidos quando analisados com base nas atividades semanais que escolhiam do que na idade deles. Em relação às atividades físicas, por exemplo, percebemos que as pessoas que compartilham esse interesse são 2,5 vezes mais parecidas do que as que pertencem à mesma geração.
Os comportamentos também podem oferecer uma visão das motivações por trás das grandes decisões e rotinas diárias de seus clientes. Do conceito à execução e ao alcance de clientes nos canais favoritos deles, os comportamentos que unem audiências podem ser indicadores poderosos de quais produtos elas estão procurando.
A publicidade pode ser mágica
Campanhas informadas pelo que torna os clientes de uma marca únicos, seja um grupo que se reúne para assistir a The Boys ou um clube do livro com suas listas de compras para a Black Friday, são mais eficazes do que aquelas baseadas apenas em dados demográficos, como a idade.
Insights comportamentais ajudam as marcas a aparecer para as audiências certas nos momentos certos. Entender as comunidades e os valores compartilhados pode inspirar um storytelling mais criativo e mais autêntico. Com os ricos insights de comportamentos de streaming, navegação e compras da Amazon, a sua marca pode aparecer em experiências publicitárias valiosas nos locais onde seus clientes mais relevantes passam seu tempo - seja na ampla variedade de canais da Amazon, como Amazon.com.br, Prime Video, Twitch, Amazon Music, Fire TV e outros, ou seja em portais diversos da internet.
Com soluções publicitárias tão inovadoras e um profundo conhecimento de valores, comunidades e comportamentos das audiências de diferentes idades, a publicidade pode ser mágica para as marcas.