MOUNTAIN VIEW, Califórnia, 26 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- A PneumRx, Inc., empresa líder em pneumologia intervencionista, anunciou que mais de 1.500 procedimentos foram realizados com o uso do sistema de dispositivo RePneu para redução do volume pulmonar (LVRC -- Lung Volume Reduction Coil), em pacientes com enfisema grave.
(Logo:
http://photos.prnewswire.com/prnh/20120514/SF06703LOGO)
O LVRC RePneu é um dispositivo minimamente invasivo, projetado para melhorar a função do pulmão, a capacidade de exercício e a qualidade de vida de pacientes com enfisema. Através de uma broncoscopia, é implantada no pulmão uma espira de nitinol (liga de níquel e titânio) para comprimir o tecido enfermo, restaurar a retração elástica e restabelecer a tensão da rede de vias aéreas do sistema respiratório. É um tratamento minimamente invasivo, eficaz para uma grande variedade de pacientes com enfisema.
A impressionante adoção do LVRC RePneu pelo mercado é evidenciada pelo fato de que mais de 1.500 tratamentos com o LVRC RePneu foram realizados, envolvendo mais de 15.000 dispositivos, embora o LVRC só começou a ser comercializado há pouco mais de dois anos. Além de ser comercializado na Alemanha, Itália, Suíça e Turquia, o LVRC RePneu foi escolhido pelo Ministério da Saúde da França para um estudo de custo-eficiência, que já está em andamento em vários centros na França (STIC), com o apoio do Ministério da Saúde. Mais de 75 pacientes já foram inscritos no estudo francês, o REVOLENS, desde março de 2013, e o processo de inscrição deve ser concluído antes do final do ano ? mais cedo do que o programado.
O LVRC RePneu está se tornando rapidamente a terapia recomendada para pacientes com enfisema nos países europeus, por causa de sua capacidade de tratar uma grande variedade de pacientes com enfisema, sem requerer qualquer diagnóstico complexo de avaliação. O dispositivo RePneu não bloqueia as vias aéreas, impede acesso distal ou destrói o tecido do pulmão. Em vez disso, fornece uma solução mecânica simples, projetada para tratar os efeitos psicológicos fundamentais do enfisema e para superar os desafios essenciais do tratamento da doença. Como comprovado por dados apresentados em congresso recente da Sociedade Respiratória Europeia (ERS -- European Respiratory Society), em Barcelona, Espanha, o dispositivo RePneu é único em sua capacidade de tratar pacientes com enfisema heterogêneo e homogêneo, nos lobos superior e inferior, em pacientes com volume residual de 175% previsto ou acima. Além disso, o LVRC RePneu funciona independentemente de ventilação colateral e é implantado em um procedimento tranquilo, bem tolerado, possibilitando um rápido período de recuperação.
O dispositivo RePneu também é usado intensamente na Holanda e no Reino Unido. O Dr. Dirk-Jan Slebos, do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda, implantou mais de 1.000 dispositivos em pacientes com enfisema e deve tratar 40 pacientes, neste ano, em um estudo central multicentros, o RENEW, com 315 participantes. Os resultados desse estudo serão submetidos à aprovação para comercialização do LVRC RePneu nos EUA. Também participam do Estudo RENEW o Dr. Pallav Shah do Royal Brompton and Hareford National Hospital Trust e do Chelsea and Westminster National Hospital Trust em Londres, Reino Unido. O Dr. Shah participou anteriormente de um estudo multicentros, randomizado e controlado do LVRC no Reino Unido (o Estudo RESET), cujos resultados foram publicados, neste ano, no The Lancet Respiratory. Entre outras descobertas desse estudo, está a de que os pacientes tratados com o LVRC RePneu apresentaram, na avaliação estatística e clínica, melhoras significativas em capacidade de exercitar (6MWT), função do pulmão (FEV1, Volume Residual) e qualidade de vida (SGRQ), em comparação com os pacientes que se submeteram ao melhor tratamento médico, mas não ao procedimento com o LVRC. Em particular, os participantes que receberam tratamento com o LVRC RePneu melhoraram, em média, mais de 63 metros em 6MWT, em comparação com os participantes que receberam apenas o melhor tratamento médico.
Essa rápida adoção da tecnologia LVRC RePneu está gerando um volume crescente de dados que mostram que o dispositivo RePneu fornece, consistentemente, tratamento seguro e eficaz a uma grande variedade de pacientes com enfisema. Muitos desses dados foram apresentados no início deste mês no congresso da ERS. Sete pneumologistas intervencionistas da Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Holanda apresentaram dados de estudos demonstrando a segurança e a eficácia do LVRC RePneu. Além disso, um simpósio sobre a tecnologia LVRC RePneu, com apresentações de pneumologistas intervencionistas da Alemanha, França, Holanda e Suíça, geraram uma quantidade significativa de interesse.
Para mais informações sobre o LVRC RePneu e o estudo RENEW, visite
http://www.pneumrx.com ou
http://www.clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01608490?term=RENEW&rank=1
Sobre o enfisema avançado Mais de 15 milhões de pessoas no mundo sofrem de enfisema avançado, uma doença crônica, debilitadora, mais comumente causada por anos de consumo de cigarros. O enfisema causa danos irreversíveis ao delicado tecido pulmonar, levando à falta de ar e mesmo sensações de sufocamento, o que resulta em menor qualidade de vida. O enfisema é caracterizado, do ponto de vista médico, por função reduzida dos pulmões, maior volume pulmonar e perda das propriedades de elasticidade naturais do pulmão, o que torna a respiração muito difícil.
O enfisema é caracterizado, do ponto de vista médico, por função reduzida dos pulmões e maior volume pulmonar, o que torna a respiração muito difícil. Conforme a doença progride e as propriedades de elasticidade naturais do pulmão são destruídas, o excesso de ar fica aprisionado nos pulmões, tornando difícil para uma pessoa exalar o ar dos pulmões. Esse processo é conhecido como hiperinflação e é responsável pela sensação de "falta de ar". O LVRC RePneu funciona por comprimir o tecido hiperinflado do pulmão para reduzir o volume, ao mesmo tempo em que ajuda a restaurar a retração elástica natural do pulmão. O LVRC também ajuda a manter abertas as vias aéreas do pulmão, impedindo o colapso delas, o que causa o aprisionamento de ar e a hiperinflação. O implante do LVRC envolve um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico, e a maioria dos pacientes pode voltar para casa no dia seguinte.
Conforme a doença progride e o tecido do pulmão é destruído, o excesso de ar é aprisionado nos pulmões, tornando difícil para a pessoa exalar o ar. Esse processo é conhecido como hiperinflação e é responsável pela sensação de "falta de ar". Pacientes com enfisema grave experimentam falta de ar com muita frequência, mesmo quando estão descansando, e sofrem de fatiga contínua, tosse crônica, respiração ruidosa e frequentes infecções respiratórias. Pacientes também correm um risco maior de infecções pulmonares, inflamações e outros problemas respiratórios, bem como de outros problemas sistêmicos sérios, tais como diabetes [1] e doenças cardíacas [2].
Como não há cura para enfisema, o objetivo dos atuais métodos de tratamento, tais como terapia medicamentosa (esteroides inalados, broncodilatadores e antibióticos), oxigênio suplementar e reabilitação pulmonar (exercícios de respiração) servem para aliviar os sintomas e ensinar as pessoas como conviver com a doença. A qualquer tempo, a doença irá exaurir esses métodos de tratamento, deixando o paciente com muito poucas opções para o alívio dos sintomas [3].
Sobre a PneumRx, Inc. A PneumRx, Inc. é uma empresa start-up (iniciante) de dispositivos médicos, sediada em Mountain View, Califórnia, focada no desenvolvimento de soluções minimamente invasiva para necessidades médicas não atendidas na área de medicina pulmonar. Seu principal produto, o dispositivo (espira) RePneu para redução do volume pulmonar (LVRC -- Lung Volume Reduction Coil), foi desenvolvido para reduzir o volume pulmonar e restaurar a retração elástica, para melhorar a função do pulmão, a capacidade de exercício e qualidade de vida de pacientes com enfisema. Feito de nitinol de efeito térmico de memória, o dispositivo RePneu foi projetado para comprimir tecidos hiperinflados e atar pequenas vias aéreas, para impedir o colapso delas, sem bloqueá-las ou induzir à fibrose. O LVRC RePneu está limitado a uso em pesquisas nos EUA. Saiba mais em
http://www.pneumrx.com.
[1] Emma H Baker MD e Derek Bell MD. Blood glucose: of emerging importance in COPD exacerbations (Glicemia sanguínea: de importância emergente em agravação de doença pulmonar obstrutiva crônica -- DPOC). Thorax 2009;64:830-832.
[2] Kaiser Permanente Medical Care Program. COPD and Incident Cardiovascular Disease Hospitalizations and Mortality (Hospitalizações e mortalidade por DPOC e incidência de doenças cardiovasculares). Chest 2005: 128: 2068-075
[3] Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Chronic Obstructive Pulmonary Disease Surveillance ? United States (Vigilância da doença pulmonar obstrutiva crônica -- Estados Unidos) 1971-2000. Morbidity and Mortality Weekly Report (Relatório seminal da morbidez e mortalidade) 2 de agosto de 2002; 51(SS06):1-16.
FONTE PneumRx, Inc.
FONTE PneumRx, Inc.