A fusão cria a sétima maior empresa de pneus no mundo, com 6,6 bilhões de dólares em receita
MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50651123&lang=pt
GURGAON, India e FINDLAY, Ohio--(
BUSINESS WIRE)--13 de Junho de 2013--A Apollo Tyres Ltd (NSE: ApolloTYRE) e a Cooper Tire & Rubber Company (NYSE: CTB) anunciaram hoje a finalização do acordo definitivo de fusão, sob o qual uma subsidiária própria da Apollo irá adquirir a Cooper em uma toda transação em dinheiro, avaliada em cerca de 2,5 bilhões de dólares. Pelos termos do acordo, que foi aprovado por unanimidade pelas diretorias de ambas as empresas, os acionistas da Cooper receberão 35 dólares por ação em dinheiro. A transação representa uma alta de 40% no preço médio ponderado pelo volume das ações da Cooper num período de 30 dias.
Essa fusão estratégica unirá duas empresas com marcas, presença geográfica e competência tecnológica altamente complementares, para criar um líder global em fabricação e distribuição de pneus. A Apollo, fundada em 1972, tem reputação internacional em pneus de alta performance, num portfólio de marcas premium e médias, incluindo o carro-chefe da marca Apollo e Vredestein. A Cooper, a 11ª
ªmaior empresa de pneus no mundo em receita, foi fundada em 1914 e hoje fornece pneus premium e médios mundialmente, através de marcas reconhecidas, como Cooper, Mastercraft, Starfire, Chengshan, Roadmaster e Avon.
A empresa combinada será a sétima maior empresa de pneus no mundo e terá forte presença em mercados finais de alto crescimento em quatro continentes. Com vendas conjuntas totais de 6,6 bilhões de dólares em 2012, a empresa combinada terá uma linha completa de marcas e uma maior capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes mundialmente.
A fusão pretende oferecer benefícios de criação de valor de aproximadamente 80 a 120 milhões por ano em nível EBITDA. Tais benefícios em curso devem ser totalmente alcançados após três anos e provenientes de escala operacional,ganhos em sourcing, tecnologia, otimização de produtos e melhorias em fabricação. A transação deve agregar valor imediatamente aos ganhos da Apollo.
Onkar S. Kanwar, presidente do Apollo, afirmou que "essa transação transformacional oferece uma oportunidade sem precedentes para atender os clientes através de uma série de geografias, tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos emergentes de rápido crescimento em todo o mundo. A Cooper é um dos nomes mais respeitados na indústria de pneus, com uma extensa rede de distribuição e infra-estrutura de produção, e uma presença particularmente forte na América do Norte e na China. A empresa combinada será excepcionalmente posicionada para atender mercados grandes, estabelecidos, como os Estados Unidos e a União Europeia, bem como os mercados de crescimento rápido da Índia, China, África e América Latina, onde existe um potencial significativo para crescimento ainda maior. Nosso portfólio combinado de marcas e produtos estará entre os mais abrangentes no setor".
Roy Armes, presidente do conselho, CEO e presidente da Cooper, disse: "esta é uma transação atraente que está no melhor dos interesses dos acionistas da Cooper, e oferece benefícios atraentes para nossos clientes e funcionários. Vimos a transformação bem sucedida da Apollo em um grande grupo mundial de pneus, e temos um grande respeito pela empresa e a sua liderança. Juntas, nossas duas organizações quase não têm sobreposição geográfica e oportunidades significativas para crescimento. Nós compartilhamos um compromisso com a inovação, qualidade e serviço ao cliente, bem como os valores fundamentais de segurança, sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento do nosso povo e retribuição às nossas comunidades. Estamos ansiosos para trabalhar juntos, para impulsionar o crescimento contínuo em um negócio de pneus global e dinâmico, no qual o aumento de escala e a base de produção expandida ajudam a garantir o sucesso a longo prazo".
Neeraj Kanwar, vice-presidente e diretor executivo da Apollo, disse: "A oferta diversificada de produtos da empresa combinada vai servir os segmentos de veículos de passeio, caminhões leves e pesados, agrícola e off-road. Nosso alcance global ampliado criará oportunidades para oferecer aos nossos clientes e distribuidores em todo o mundo um acesso maior aos pneus de qualidade que esperam de cada uma das nossas respectivas marcas. Juntos, teremos uma presença significativa em cada um dos três maiores mercados automotivos do mundo, ou seja, os Estados Unidos, a Europa e China".
E acrescentou: "Acima de tudo, tanto a Apollo como a Cooper construíram reputações fortes com a força de seu pessoal, e esta transação manterá as redes e forças de trabalho nas respectivas regiões de cada organização, criando novas oportunidades em outras. Estamos muito animados com as possibilidades criadas pela nossa parceria e estamos ansiosos em dar as boas vindas dos funcionários da Cooper na família Apollo".
A conclusão da transação, considerando a pontualidade das aprovações regulamentares outras condições habituais de fechamento, bem como a aprovação pelos acionistas da Cooper, está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2013. Após o fechamento, Cooper se tornará uma empresa privada, e suas ações ordinárias deixarão de ser negociadas na bolsa de Nova York. A expectativa é a de que a Cooper continue a ser conduzida pelos membros de sua equipe de gestão atual e continuará a funcionar nas suas instalações localizadas ao redor do mundo. A Cooper continuará a reconhecer os sindicatos e a honrar os termos dos acordos coletivos de trabalho atualmente em vigor, ao mesmo tempo em que manterá os níveis de remuneração e benefícios dos funcionários não sindicalizados.
AMorgan Stanley & Co. LLC e a Deutsche Bank Securities Inc. atuaram como consultorias financeiras e a empresa de investimentos Greater Pacific Capital atuou como consultoria estratégica e financeira para a Apollo.
A Standard Chartered é a única financiadora da transação no nível da Apollo Tyres e é também a consultoria de estruturação. A Morgan Stanley Senior Funding, Inc., a Deutsche Bank Securities Inc., a Standard Chartered e a Goldman Sachs Bank dos EUA em conjunto são os intemediários líderes, fornecendo financiamento aprovado para a subsidiária aquirida da Apollo.
A Sullivan & Cromwell LLP e Amarchand & Mangaldas & Suresh A Shroff & Co atuaram como consultores jurídicos para a Apollo. A BofA Merrill Lynch atuou como consultoria financeira e a Jones Day, como consultoria jurídica para a Cooper.
Sobre a Apollo Tyres Ltd
AApollo Tyres Ltd é uma fabricante de pneus de alta performance com sede na Índia. Foi criada com base nos princípios fundamentais da criação de valor para os acionistas através da segurança dos seus produtos e confiabilidade em seus relacionamentos. A empresa tem unidades de produção na Índia, Holanda e África do Sul, e exporta seus produtos ao redor do mundo. Em cada um dos seus mercados a empresa opera através de uma vasta rede de lojas de marca, exclusivos e multi-produto.
Sobre a Cooper Tire & Rubber Company
A Cooper Tire & Rubber Company (NYSE: CTB) é a empresa-mãe de uma família global de empresas especializadas em projeto, fabricação, marketing e vendas de pneus para carros de passeio e de caminhões leves. A Cooper tem joint ventures, afiliadas e subsidiárias que também são especializadas em pneus para caminhões médios, motos e de corrida. A sede da Cooper fica em Findlay, Ohio, com instalações de fabricação, vendas, distribuição, técnicas e de projetos em sua família de empresas localizadas em 11 países ao redor do mundo. Para maiores informações sobre a Cooper Tire, visite
www.coopertire.com,
www.facebook.com/coopertire ou
www.twitter.com/coopertire.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Com relação à transação proposta, a Cooper vai apresentar uma declaração de procuração junto à SEC, o equivalente americano à Comissão de Valores Mobiliários. OS INVESTIDORES DEVEM LER A PROCURAÇÃO QUANDO ESTIVER DISPONÍVEL, PORQUE CONTERÁ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A OPERAÇÃO PROPOSTA E A COOPER. Você poderá obter a declaração de procuração, bem como outros registros que contenham informações sobre Cooper, gratuitamente, no site mantido pela SEC em
www.sec.gov. Cópias da declaração de procuração e outros registros protocolados pela Cooper na SEC também podem ser obtidos, gratuitamente, mediante solicitação encaminhada à Cooper Tire & Rubber Company, 701 Lima Avenue, Findlay, Ohio 45840, c/o Jerry Long (
investorrelations@coopertire.com).
Participantes na solicitação
A Cooper e seus diretores e executivos podem ser considerados participantes na solicitação de procurações dos acionistas da Cooper com relação à reunião extraordinária de acionistas que será realizada para apreciar a transação proposta. As informações sobre os diretores e dirigentes da Cooper e sua titularidade das ações ordinárias da Cooper são apresentadas em seu Formulário 10-K, que foi registrado junto à SEC em 25 de fevereiro de 2013, e a declaração de procuração para a Reunião Anual de Acionistas da Cooper, que foi registrada junto à SEC em 26 de março de 2013. Os acionistas podem obter informações adicionais sobre os interesses da Cooper e seus diretores e dirigentes executivos na transação proposta, que podem ser diferentes das dos acionistas da Cooper em geral, através da leitura da declaração de procuração e outros documentos relevantes sobre a transação proposta, se registrado junto à SEC.
DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS
Este comunicado contém declarações prospectivas dentro do significado das leis de títulos federais. As declarações prospectivas não são baseadas em fatos históricos, mas refletem as expectativas, estimativas ou projeções da Cooper e da Apollo relativos a resultados ou eventos futuros. Estas declarações geralmente podem ser identificadas pelo uso de palavras ou frases prospectivas como "acreditar", "ter expectativa", "prever", "projetar", "pode", "poderá", "pretende", "intenção", "crença", "estimar", "planejar", "provável", "irá", "deverá" ou palavras ou frases semelhantes. Essas declarações não são garantia de desempenho e estão inerentemente sujeitas a riscos, incertezas e suposições conhecidas e desconhecidas, difíceis de prever, e que podem fazer com que os nossos reais resultados, desempenho ou realizações difiram materialmente daqueles expressos ou indicados por essas declarações. Não podemos assegurar que qualquer de nossas expectativas, estimativas ou projeções seja alcançada.
As declarações prospectivas incluídas neste comunicado são feitas apenas a relativas à data deste documento e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente qualquer declaração prospectiva para refletir eventos ou circunstâncias subsequentes.
Inúmeros fatores podem fazer com que nossos resultados e eventos reais difiram materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas, incluindo, sem limitação: volatilidade de preços das matérias-primas e de energia, inclusive as de borracha, aço, produtos à base de petróleo e gás natural, e a indisponibilidade de tais matérias-primas ou fontes de energia; a falha dos fornecedores da Cooper ou da Apollo em entregar produtos pontualmente de acordo com as especificações do contrato; mudanças nas condições econômicas e de negócios no mundo; falha em implementar tecnologias de informação ou sistemas relacionados, incluindo a falha da Cooper em implementar um sistema de ERP com sucesso; aumento da atividade competitiva, incluindo ações de concorrentes maiores ou produtores de baixo custo; o insucesso em alcançar os níveis de vendas esperados; mudanças nas relações com os clientes da Cooper ou da Apollo, incluindo reclamações por responsabilidade de produtos, que podem levar a danos materiais contra a Cooper ou Apollo; mudanças em tarifas ou a imposição de novas restrições tarifárias ou de comércio; alterações nas despesa e/ou financiamento de pensões resultantes do desempenho de investimentos dos ativos do fundo de pensão da Cooper e mudanças na taxa de desconto, taxa de aumento salarial e o retorno esperado dos ativos presumidos do plano, ou alterações nos regulamentos de contabilidade relacionados; iniciativas legislativas e de regulamentações governamentais, incluindo questões de saúde e ambientais, volatilidade nos mercados de capitais e financeiros ou mudanças nos mercados de crédito e/ou acesso a esses mercados; mudanças nas taxas de juros ou de câmbio; uma alteração adversa nos ratings de crédito da Cooper ou da Apollo, o que pode aumentar os custos de empréstimos e / ou dificultar o acesso aos mercados de crédito, os riscos associados com a realização de negócios fora dos Estados Unidos, a falta de desenvolvimento de tecnologias, processos ou produtos necessários para suportar a demanda do consumidor; avanços tecnológicos, a impossibilidade de recuperar os custos de desenvolvimento e testes de novos produtos ou processos; o impacto de problemas trabalhistas, incluindo interrupções trabalhistas na Cooper ou Apollo ou em um ou mais de seus grandes clientes ou fornecedores; incapacidade de atrair ou reter pessoal chave; consolidação entre os concorrentes ou clientes; suposições imprecisas utilizados no desenvolvimento do plano estratégico ou planos operacionais da Cooper ou da Apollo, ou a incapacidade ou falha em implementar tais planos com êxito; falha em integrar com sucesso aquisições em operações ou os seus financiamentos relacionados podem afetar a liquidez e recursos de capital; mudanças na relação da Cooper com parceiros de joint-venture; a incapacidade de obter e manter a aumentos de preços para compensar maior produção ou os custos de material; incapacidade de proteger adequadamente os direitos de propriedade intelectual da Cooper ou da Apollo; incapacidade de usar os ativos fiscais diferidos; outros fatores apresentados na discussão e análise gerencial de relatórios mais recentemente registrados pela Cooper junto à SEC; e incertezas associadas com a aquisição proposta da Cooper pela Apollo, incluindo incertezas relativas ao tempo esperado de registros e aprovações relativas à transação, o prazo previsto para a conclusão da transação e a capacidade de concluir a transação. Esta lista de fatores é ilustrativa, mas de maneira nenhuma completa. Todas as declarações prospectivas devem ser avaliadas com a consciência de sua inerente incerteza.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Galeria de Fotos/Multimídia disponível em: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20130613006493/pt/
Contatos - Apollo Media:
Jonathan Doorley / Sarah Brown
Sard Verbinnen & Co
+1 212-687-8080
jdoorley@sardverb.com
ou
Yograj Varma
+91-124-2721430
yograj.varma@apollotyres.com
ou
Suvir Paul
Penn Schoen & Berland
+91-96548-60164
spaul@ps-b.com
ou
Contatos - Apollo Investor:
Ritu Kumar
+91-124-2721401
ritu.kumar@apollotyres.com
ou
Contatos - Cooper Media:
Anne Roman
+1 419-429-7189
alroman@coopertire.com
ou
Ryan Cudney
Edelman
+1 312-240-2937
ryan.cudney@edelman.com
ou
Contatos - Cooper Investor:
Jerry Long
+1 419-424-4165
investorrelations@coopertire.com