Releases 27/11/2013 - 13:51

IT Forum Expo/Black Hat: Internet das coisas e impressão 3D estão entre tecnologias que vão mud


SÃO PAULO, 27 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- O setor de Tecnologias da Informação e Comunicação já provocou grandes transformações nas sociedades e nos negócios, mas revoluções ainda maiores estão por vir, graças ao impacto de tendências como a internet das coisas, impressão 3D e avanço cada vez mais consistente da engenharia de software. A opinião é de Raul Colcher, representante do IEEE no Brasil e proprietário da consultoria Questera, palestrante do IT Forum Expo / Black Hat, evento organizado pela IT Mídia e UBM Brazil em São Paulo, no Transamerica Expo Center.


Uma das maiores de mudanças, segundo Colcher, é a internet das coisas. A implementação do IPv6 abriu a possibilidade de que todos os dispositivos, desde geladeiras até automóveis, estejam conectados e possuam uma identidade própria. "Talvez seja a mudança mais dramática de todos os tempos, é até difícil de avaliar o efeito. A rede deixará de ser baseada somente em pessoas e processos, agregando também os dispositivos", avalia.


O impacto das novas tecnologias de impressão 3D também é muito enfatizado por Colcher como um novo paradigma para o novo milênio, podendo ter fortes impactos em cadeias inteiras de manufatura, logística. O palestrante afirma que o ciclo de produção deve sofrer intensas transformações em um espaço de tempo muito curto.


O avanço rápido da tecnologia de software, responsável pela criação de interfaces gráficas e intuitivas de programação, devem manter esse caminho e mudar cada vez mais o paradigma da criação de aplicações. "O desenvolvedor do futuro terá menos conhecimento tecnológico e mais em gestão e processos de negócios", afirma Colcher.


O aumento do tráfego de informações, por exemplo, gera novas preocupações com relação á segurança, principalmente com os recentes casos de espionagens governamentais. "As empresas e o governo estão olhando questões de regulação e reexaminando as estruturas de segurança, levando em conta que muitas diretrizes existentes foram formuladas para acomodar interesses de governo específicos", avalia.


A formação de pessoas também será outro ponto fundamental. Segundo Colcher, as escolas ainda não formam profissionais de tecnologia capazes de compreender a incorporação de mecanismos de gestão e governança associado ao novo mundo de negócios que se desenha. Para as companhias, fica o desafio de atrair, captar, capacitar e manter talentos, além de aculturarem mecanismos estratégicos adaptados ao novo universo de mudanças contínuas e aceleradas marcado pelo big data e necessidades cada vez maiores de análise.


IT FORUM EXPO / BLACK HAT


Data: 26 e 27 de novembro de 2013Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - São Paulo - SPSite Oficial: http://www.itforumexpo.com.br   Mais informações: info@itforumexpo.com.br


Informações à Imprensa / media consulta:Bárbara Hartz - (11) 3812-6128 9 7563-5615 -  imprensa@media-consulta.com  Regiane Tosatti - (11) 2638-7300 e 9 9583-0978 - r.tosatti@media-consulta.com

FONTE IT Forum Expo / Black Hat