São Paulo- sp--(
DINO - 28 out, 2016) - O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, sendo também um do que mais mata. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa.
A campanha Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece no mês de Outubro e o laço cor de rosa é o seu símbolo.
O nutrólogo Dr. Alexander Gomes de Azevedo, pensando na campanha Outubro Rosa, criou uma dieta com alimentos e que ajudam a evitar a doença.
Fartar-se de verduras, legumes e frutas é indicação presente em toda e qualquer dieta ou reeducação alimentar.
Para prevenir-se do câncer de mama, a recomendação não é diferente. Alguns detalhes e conhecimentos específicos sobre propriedades dos alimentos que você ingere, porém, podem ajudar a manter o corpo mais enxuto e a doença cada dia mais distante.
O nutrólogo Dr.Alexander Gomes de Azevedo LD, sabe que nem sempre é possível fazer uma comidinha com ingredientes selecionados.
Por isso, orienta suas pacientes a compor um prato bem colorido na hora do almoço fora de casa. A variedade de cores garante riqueza de vitaminas e minerais na refeição.
"Há um benefício maior ao consumir o alimento natural, fresco, rico em substâncias protetoras, que são melhores absorvidas e aproveitadas pelo organismo", afirma o especialista em nutrologia, Dr. Alexander Gomes de Azevedo no seu livro "As 11 dietas mais famosas do mundo".
O nutrólogo preparou uma dieta de prevenção ao câncer de mama.
Confira as dicas abaixo:
- Dê preferência aos alimentos naturais e frescos, com ênfase para um maior consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais integrais e leguminosas.
- Procure ingerir as hortaliças cruas, e as que necessitarem de cozimento, opte pela cocção a vapor e evite ficar muito tempo sob a ação do calor e/ou em ebulição na água.
- Evite a ingestão de produtos industrializados ricos em produtos químicos (conservantes, corantes, aromatizantes, etc), enlatados, em conserva, alimentos conservados em sal, temperos prontos, etc.
- Evite as frituras, os alimentos gordurosos (ricos em gordura saturada), embutidos e defumados (carnes gordas, bacon, linguiça, salsicha, frios, leite integral, manteiga,
queijos gordos, maionese, creme de leite, pele de frango, salgadinhos, fast food, etc).
- Dê preferência aos produtos integrais no lugar dos refinados. Eles contêm maior teor de vitaminas e sais minerais que se perdem no processo de refinamento.
- Dê preferência aos peixes e aves, e quando consumir carne vermelha, opte pelos cortes que têm menos gorduras.
- No preparo dos alimentos use óleos vegetais (em pequenas quantidades) e temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha, etc); para temperar as saladas, azeite de oliva extra virgem, ervas aromáticas (orégano, manjericão, alecrim, hortelã...) e uma pitada de sal. Evite os molhos prontos e/ou à base de creme de leite ou maionese.
- Evite doces em geral, refrigerantes e bebidas alcoólicas (o álcool aumenta a produção de estrogênio, portanto seu consumo está relacionado ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama).
- Varie sempre os alimentos para que sua alimentação não fique monótona e capriche nas cores, quanto mais colorida for sua alimentação, mais vitaminas e minerais estarão presentes.
- Mantenha o peso adequado. O excesso de gordura estimula a produção de certos
hormônios e processos inflamatórios.
- Lembre-se: mantendo uma alimentação saudável consequentemente terá um peso saudável.
- Pratique atividade física regularmente.
Website:
http://dralexander.com.br/