São Paulo, SP--(
DINO - 30 mar, 2016) - Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas. "Porém, a marca pode e deve ser tratada como algo muito maior, possível de render frutos monetários e expansão comercial", é o que afirma Tiago Stracci, Diretor de Arte da Cultivare Comunicação e Design.
Para ele, que atua no segmento há mais de 15 anos, com atendimento de grandes nomes como "Fertivitro", "Artmix", "Vepea" e "Vinigás" (Grupo Forusi), o branding (gerenciamento de marca) representa muito mais que o logotipo ou a identidade visual de uma empresa no cenário ao qual atua. "Todos os projetos de branding tem como foco ocupar uma posição estratégica para conquistar o consumidor ? seja ele franqueado, fornecedor ou público final", comenta Tiago.
A marca é tão importante para uma empresa assim como o nome de uma pessoa é para sua identificação individual. Não basta ter beleza ou agradar na apresentação, precisa passar uma mensagem que enobrece ou diferencie quem os compra ou agrega em sua realidade. Para isso, é preciso investir pesado na formação de conceito e adesão ao que se vende, sem deixar dúvidas sobre a qualidade e custo benefício de quem investe no que é ofertado. Em tempos de crise, como a atual em que vivemos, manter a marca em evidência ou mesmo reformulá-la pode ser o caminho para não quebrar ou diminuir o faturamento como um todo ? seja para comércio, indústria, área da saúde, editoras, livrarias, etc.
"Hoje o mercado é tão concorrido que é possível copiar estratégias, modelo de negócios e até conceitos visuais para induzir o público alvo a consumir produtos similares. Porém, a marca é algo exclusivo do seu negócio, como o RG, único para cada pessoa e é importante saber usá-la de maneira correta para comunicar e se posicionar na sociedade, explicitando os seus valores, visão e missão corporativa", enfatiza Stracci.
O mesmo vale para reformulação e ou adequação de marcas para ascensão comercial, que podem ser modificadas sem perder sua essência, sem deixar de transmitir suas mensagens e propostas ao público de interesse. Para alguns casos, o branding significa, até mesmo, como "salvação" de empresas em momentos de crise ou ameaças de um mercado competitivo e desleal.
Tiago explica que investimentos em ações de branding dificilmente dão errados, quando feitos com profissionais especializados e com certa bagagem de soluções já propostas. "Os resultados são aparentes e a marca passa a valer mais que o próprio produto ou serviço oferecido como há exemplos em diversos segmentos no Brasil", completa.
O mais importante, antes de abrir ou gerir uma empresa, segundo Tiago, é pensar no principal: o público consumidor, pois sem ele não há como existir. "A partir do planejamento estratégico sobre a marca, objetivos e atuações possíveis, construímos uma identidade única e inabalável para cada cliente que atendemos em nossa agência. Desta forma, além de garantir sucesso nos projetos, viabilizamos o conceito, assim como indicamos a qualidade no investimento de quem comprar o que é proposto. finaliza Stracci.
.
Sobre Tiago Stracci: formado em Desenho Industrial com especialização em Design Gráfico, atua desde o ano 2000, passando por grandes agências e hoje administra a Cultivare Comunicação e Design.
Sobre a Cultivare Comunicação e Design: atuante desde 2004, a Cultivare Comunicação e Design oferece soluções integradas para empresas e instituições dos mais variados nichos, com produtos e serviços que atendem projetos gráficos, visual merchandising, marketing digital, criação de identidade visual, campanhas (on line e off line), consultoria e assessoria de imprensa.
Mais informações:
http://www.cultivaredesign.com.br / (11) 2339-3938 / 2339-3937 /
cultivare@cultivaredesign.com.br /
https://www.instagram.com/cultivareFonte: Agência Informação Escrita / JCG Comunicação e MKT
Texto: Carina Gonçalves - Jornalista responsável
11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Oi e WhatsApp)
carina@infoescrita.com.br /
contato@jcgcomunicacao.comConheça outros projetos oferecidos pela Cultivare Comunicação e Design:
-> Design de Livros ? produção editorial, diagramação, ilustrações, incluindo trabalhos pontuais para capas, contracapas, entre produtos e serviços segmentados como, por exemplo, agenciamento em produções gráficas.
- Case: Design de livros One Way (mais exemplos nos site da Cultivare).
-> Projetos Editoriais ? revistas e informativos, com a produção de todos os processos que envolvem o escopo e trabalho final.
- Case: diagramação de conteúdo e infográficos para a Revista Ecoaventura (mais exemplos nos site da Cultivare).
-> Projetos Gráficos ? criação de projeto gráfico e diagramação de folder, catálogos, folhetins, broadside, etc.
- Case: catálogos da empresa Cozil, com o desafio de criar uma identidade que conectasse visualmente os catálogos, mas que não fosse perdida a particularidade de cada linha de produto e apresentação das informações de maneira mais dinâmica para facilitar a compreensão do leitor.
-> Criação de Identidade Visual ? trabalha com todos os escopos que envolvem a criação de identidade visual de empresas de diversos portes e focos
- Case: realização do PIV (programação da identidade visual) que é uma parte que compõe o branding para a empresa Fertivitro (mais exemplos nos site da Cultivare).
-> Visual Merchandising (VM) ? é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos. Oferece informação e visibilidade a produtos, marcas ou serviços, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores.
- Case: criação de visual merchandising da Forusi Metais Sanitários para veicular em diversos Home Centers do país (em breve disponível no site).
-> Marketing Digital ? planejamento e criação de sites, aplicativos, e-mail mkt, gerenciamento de link patrocinado e mídias sociais adaptadas às tecnologias móveis e, também, a combinação dessas ferramentas e de outras como estratégica para atingir o objetivo do cliente.
- Case: planejamento e criação do site da empresa Startec, gerenciamentos de suas mídias sociais, campanhas de link patrocinado, campanhas de divulgação de produtos e administração de ferramentas como e-mail mkt e web banners.
-> Campanhas (On line e Off Line) ? publicitárias, institucional ? divulgação da marca, promocionais ? focadas em estratégias de comunicação, com recurso de ferramentas diversas para fazer chegar a mensagem ao público alvo, inclusive no ponto de venda e ambiente externo.
- Case: campanha da empresa Fertivitro para a divulgação de palestra gratuita de infertilidade, que envolve mídias sociais, vídeo, e-mail mkt, anúncios, divulgação no site e pesquisa com os participantes. Criação de toda a mecânica e estratégia das campanhas (mais exemplos nos site da Cultivare).
"Para nós a palavra-chave na construção de grandes marcas é integração e é por isso que agrupamos diferentes ferramentas de comunicação e marketing a um único projeto com o objetivo de torná-lo case de sucesso para nossos clientes", ressalta Tiago Stracci, Diretor de Arte da Cultivare Comunicação e Design.
Website:
http://www.cultivaredesign.com.br/