Brasília, DF--(
DINO - 08 set, 2016) - A Sobest ? Associação Brasileira de Estomaterapia realiza, entre os dias 15 e 18 de setembro, o I Simpósio Centro Oeste de Estomaterapia, em Brasília. Vários temas serão discutidos, entre eles o cuidado de pacientes com estomias, incontinência urinária e fecal e o tratamento de pessoas com feridas e pé diabético. Esses problemas de saúde atingem mais de 15 milhões de pessoas no Brasil.
"Vamos aproveitar esta oportunidade para ampliar nossos conhecimentos sobre as áreas de abrangência da Estomaterapia e discutir estratégias de expansão de nossa especialidade", afirma a presidente da entidade, Maria Angela Boccara de Paula.
Em relação a pessoas com incontinência urinária, dados nacionais estimam que 10 milhões de brasileiros convivam com a perda involuntária de urina, questão que possui tratamento e necessita de atendimento especializado, que pode ser acompanhado por um enfermeiro estomaterapeuta.
A defesa dos direitos das pessoas com estomias também está na pauta do Simpósio. O Hospital de Base do Distrito Federal, por exemplo, possui mais de 300 pacientes estomizados cadastrados, sendo que mais de 50% deles com colostomias (exteriorização do intestino grosso). Desde 2004, a estomia é considerada uma deficiência física, o que garante condições especiais a essas pessoas.
A programação contempla, ainda, cuidados relativos a feridas ? situação que atinge mais de 5 milhões de pessoas no Brasil - e os cuidados com feridas oncológicas e com o pé diabético. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.
A palestra de abertura do Simpósio será realizada pelo Doutor em Bioética Alexandre Juan Lucas, docente da Universidade Paulista nos cursos de graduação e pós-graduação e nos cursos de pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, sobre ética profissional e as especialidades. O evento contará com mais de 20 sessões, entre workshops, mesas redondas, simpósios satélites e conferências, com a participação de quase cem palestrantes de todo o País.
É a primeira vez que a Sobest realiza um evento científico de grande porte no Centro-Oeste. O momento e o local são de grande relevância, vez que a capital do País concentra órgãos e entidades importantes como o Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Enfermagem e Associação Brasileira de Enfermagem, que podem contribuir para a discussão sobre as práticas de enfermagem especializadas, políticas públicas de saúde que contemplem a Estomaterapia, ampliando espaços para a discussão das competências específicas dos enfermeiros, entre outros assuntos de interesse dos profissionais e pacientes.
As informações sobre o evento podem ser obtidas no site do simpósio
http://www.sobest.org.br/evento/simposio-centro-oeste-de-estomaterapia Serviço: Simpósio Centro-Oeste de Estomaterapia
De 15 a 18 de setembro de 2016
Local: Brasília- DF
Centro de Eventos Brasil 21 - SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A
Website:
http://www.sobest.org.br