São Paulo, SP--(
DINO - 27 abr, 2018) - Para ter sucesso em uma campanha de marketing digital, devemos focar em atrair novos clientes. Mas é fundamental reter ou recuperar clientes antigos que já conhecem sua marca ou já compraram alguns produtos da sua empresa.
Uma dica importante para conquistar a atenção do seu público é investir em conteúdo de qualidade para divulgar as novidades de determinado produto ou serviço. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para resgatar ou reativar clientes inativos.
Muitas vezes, o cliente se interessa pela sua empresa e pelo seu produto ou serviço, mas acaba não finalizando a compra por falta de engajamento ou oportunidade. A boa comunicação é extremamente relevante para atrair o interesse desse público e fazer com que ele se lembre de sua empresa.
Vale ressaltar que, ao contrário dos clientes ativos, os destinatários inativos não trazem resultados positivos para as ações. Isso porque eles geralmente não abrem as mensagens e não clicam nos links, diminuindo as visualizações e possibilidade de retorno.
Como reativar clientes inativos?
Uma boa estratégia para fazer um trabalho voltado para a recuperação de clientes inativos, é criar listas separadas de destinatários. Com isso, é possível segmentar as mensagens e escrever textos mais eficazes. Essa separação de listas pode ser feita a cada três ou seis meses, por exemplo, levando-se em conta os clientes ativos (que clicaram em suas mensagens) e os inativos (que não abriram o e-mail).
Depois de ter as listas separadas, você não precisa deletar os clientes inativos. Ao contrário, esse é o momento de criar mensagens que despertem o interesse desse público.
Como fazer e-mail para clientes inativos?
O objetivo principal do e-mail marketing para usuários antigos é resgatar e fortalecer o relacionamento. O texto para clientes inativos pode oferecer vantagens exclusivas, descontos, pedir atualização de cadastro ou até mesmo pedir a opinião do cliente sobre sua marca.
Com a identificação dos clientes inativos, você pode mapear o histórico deles e analisar em que momento ele deixou de interagir com sua empresa ou quais foram os itens mais buscados por eles. A partir disso, é possível pensar em estratégias mais direcionadas, criar soluções personalizadas e um script para recuperar clientes inativos.
Exemplo de e-mail de vendas
Vamos imaginar que você é dono de uma loja especializada em animais de estimação, e o e-mail marketing é sua única forma de comunicação com um cliente antigo.
A última compra desse cliente foi uma ração para filhotes de cachorro, há mais de três meses. Uma boa estratégia para reter esse consumidor é enviar mensagens com dicas para cada fase de vida do animal e produtos específicos para a atual idade do mesmo. Reconquiste o interesse do consumidor com ofertas e descontos.
O segredo para manter o relacionamento com um cliente inativo é usar bem as informações sobre ele para despertar seu interesse.
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