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DINO - 09 ago, 2021) -
Sem uma perspectiva para o fim da pandemia, há cerca de um ano as empresas migraram para o home office e descobriram como tornar seus processos eficientes e a equipe mais produtiva, mesmo à distância.
A partir da experiência “forçada”, os gestores começaram a entender que levar o escritório para dentro das casas de cada um de seus colaboradores é vantajoso. E o que isso significa? Provavelmente, esse formato veio para ficar, ainda que a jornada de trabalho seja híbrida.
Todas essas mudanças impactaram profundamente o
segmento de eventos corporativos, obrigando os negócios a se reinventarem para oferecer soluções inovadoras, que se adequem ao novo momento do mercado. Conforme o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse mercado teve um prejuízo de R$ 270 milhões entre março e dezembro de 2020.
Com os encontros presenciais reduzidos — e em alguns momentos proibidos —, aulas, reuniões, palestras, workshops, treinamentos, seminários e congressos (entre muitas outras variações dos tipos de eventos corporativos) seguiram acontecendo, no entanto, através de transmissões online. Mas, o que está reservado para o pós-pandemia?
Com empresas mantendo uma jornada híbrida, a tendência é que exista uma forte procura por auditórios e salões para reuniões
Os eventos corporativos
presenciais, não importa se internos ou externos, ainda seguirão sendo importantes. Com os espaços físicos das empresas desativados, a tendência é que exista uma busca permanente (e cada vez mais alta) por ambientes que possam ser locados.
Segundo pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro), 56,7% das empresas participantes afirmaram que irão manter a jornada híbrida definitivamente. Isso porque todas elas observaram aumento na produtividade, proporcional à melhora no bem-estar dos colaboradores.
Isso significa que, mesmo os coworkings, provavelmente, passarão a ter agenda cheia e capacidade máxima atingida. Além de reduzir custos, os encontros esporádicos mantêm a conexão das equipes com a empresa como um todo.
Empresas de buffets e coffee breaks poderão ter oportunidades de fechar mais negócios, após vacinação
Seja qual for o evento corporativo em questão, das pequenas reuniões até as grandes feiras, uma boa refeição nunca poderá faltar. Oferecer c
oquetel, finger food, coffee break e, até mesmo,
brunch no intervalo dos eventos causa sempre uma boa impressão, além de ser um momento agradável de interação e networking.
Neste pós-pandemia, com empresas bastante motivadas pela ansiedade de realizar alguns encontros, é bastante provável que a terceirização do
serviço de buffet ocorra com bastante frequência. Já para este segundo semestre de 2021,
Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), é otimista: 'Esperamos que boa parte da população esteja vacinada e que as empresas possam voltar a funcionar, movimentando toda a cadeia de produtos e serviços nela envolvida', pondera.
E aí está o desafio: quem atua no ramo, deverá estar preparado para atender as expectativas dos participantes (que estarão ávidos pelo contato físico), promovendo ótimas experiências gastronômicas. Isso é um dos gatilhos que garantirão muitas indicações e, consequentemente, boas oportunidades de expandir os negócios.
Empresas já estão investindo na contratação de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo
Cada vez mais as grandes empresas irão procurar profissionais especializados na captação de imagens, para oferecer eventos online impecáveis. O Brasil, desde o início da pandemia lidera o ranking mundial da transmissão de lives, revela estudo do YouTube.
Já observa-se e serão paulatinamente comuns essas contratações para a produção qualificada de
lives nas redes sociais; gravação de conteúdo para
infoprodutores; transmissão de festas online — como festas juninas de empresas; entre outros. Conforme o Relatório de Empregos em Alta do LinkedIn, divulgado no primeiro semestre deste ano, são diversas as empresas que estão investindo em coordenadores de conteúdo e editores de vídeo, com um aumento de 74% no recrutamento e seleção.
Com a ajuda da internet, os eventos híbridos serão rotineiros. Inclusive, de fato, isso abre uma boa oportunidade para as marcas expandirem seus negócios e atingirem públicos que antes as barreiras físicas dificultavam.
Sendo assim, a excelência na experiência de interação no evento online será tão importante quanto aquela proporcionada pelo fator presencial. Empresas que trabalham com essas produções —
filmagens, iluminação, sonorização — terão um papel fundamental para ajudar a promover tal benefício.
É necessária boa organização para lidar com o que está por vir
O tempo é um ativo valioso para o segmento de eventos, e os prazos precisam ser cumpridos de forma impecável. Para conseguir fazer uma boa gestão dos negócios, é que existem tecnologias como o aplicativo
MeEventos.
Ao utilizar
plataformas como essa, as empresas conseguem acompanhar a qualidade de suas propostas através de um funil de vendas específico para o seu mercado; criar e compartilhar todo o planejamento dos seus serviços com clientes, colaboradores e fornecedores;
organizar e monitorar as finanças; gerenciar contratos; entre outras funcionalidades bastante úteis.
Website:
https://meeventos.com.br/