Releases 07/06/2016 - 14:52

Soluções para o consumo excessivo de sódio


São Paulo, SP--(DINO - 07 jun, 2016) - Usado como conservante em comidas e bebidas, o sódio, um dos componentes do sal de cozinha, está sendo cada vez mais consumido no dia a dia. A prática acabou gerando um sinal de alerta às autoridades de saúde em todo o mundo, já que a ingestão excessiva do mineral (acima de 5g diários) pode levar a uma série de problemas, como obesidade, hipertensão e, consequentemente, doenças cardiovasculares ou mesmo AVC.

Uma das principais consequências foi um acordo entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia, que resultou na redução em 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos, pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo, entre 2011 e 2012. No entanto, a ação não é o suficiente. "Muitos não sabem, mas snacks, lanches e panificados têm muito sódio em sua composição", diz Emma Tovani Benzaquen, Diretora de Marketing da Tovani Benzaquen, empresa de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas. A profissional lembra que esses produtos são muito consumidos diariamente, principalmente por crianças, aumentando o risco de problemas futuros.

A indústria de ingredientes funcionais detectou o problema e passou a estudar soluções. Atualmente, o grande chamariz é o salgante artificial. O produto funciona de maneira semelhante aos adoçantes, usados principalmente por diabéticos. Em sua composição, usa apenas o sal de potássio para salgar os alimentos, numa substituição que não exige o uso de misturas ou aromatizantes e que torna o produto ideal para quem deseja reduzir a ingestão de sódio. Além de servir em substituição ao sal de cozinha, o salgante pode ser usado na indústria juntamente com o sal convencional para a produção de alimentos.

Apesar dos benefícios, os salgantes devem enfrentar alguma resistência por parte do consumidor final, algo semelhante ao que ocorre com os adoçantes. Por isso mesmo a Tovani Benzaquen decidiu colocar o produto à prova na SupplySide, feira de ingredientes funcionais que ocorrerá em São Paulo.

"Vamos expor um biscoito de polvilho com 50% menos sódio", conta Emma. Ela explica que o produto será oferecido e só depois de provado é que os visitantes ficarão sabendo da real composição. Para a diretora, os consumidores sequer notarão a diferença para o sal convencional.

A SupplySide será realizada dias 14 e 15 de junho no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
Website: http://www.supplysidebrazil.com.br/pt/