Releases 03/05/2018 - 15:06

Solicitantes de asilo nos EUA encontrarão maior número de juízes e promotores já na fronteira com o México


Pompano Beach, FL--(DINO - 03 mai, 2018) - O advogado geral da união dos EUA, Jeff Sessions, anunciou na última quarta-feira dia 2 de maio que o Departamento de Justiça Americano enviará mais promotores para a fronteira, visando dificultar a entrada de imigrantes latinos que buscam proteção no país ao pedir asilo.

Trinta e cinco promotores e dezoito juízes imigratórios foram deslocados para fóruns imigratórios na fronteira ao sul do país, um aumento de 50% no contigente de juízes na região.

Apesar dos comentários de Sessions terem como alvo conter a caravana de imigrantes centro-americanos que aguardam para solicitar asilo nos EUA depois de caminharem mais de 4.800 quilômetros, o grupo composto de maioria Hondurenha, guatemalteca e salvadorenha está ao relento enquanto espera o início dos trâmites legais.

De acordo com estatísticas anunciadas pelo grupo sem fins lucrativos Povo Sem Fronteira, Alex Mensing, apenas 50 membros da caravana conseguiram entrar nos Estados Unidos para iniciar o processo de solicitação de asilo.

"Os Estados Unidos são signitários de um tratado internacional que descreve as obrigações humanitárias do país para com solicitantes de proteção", é o que diz Renata Castro, Esq., advogada de imigração com escritório em Pompano Beach, Flórida. De acordo com a advogada, essa decisão de protelar a entrada de solicitantes de asilo terá grande impacto no futuro de brasileiros que hoje fazem a travessia pela fronteira.

Obter asilo nos Estados Unidos é cada dia mais difícil, de acordo com o estudo publicado pela Universidade de Syracuse, pelo seu departamento de pesquisas Transactional Records Access Clearinghouse, colocando brasileiros como o 3o grupo mais deportado dos Estados Unidos após solicitação de asilo. Renata explica que essa estatística está ligada ao mecanismo de entrada nos EUA pela fronteira com o México.

"O indivíduo pego entrando no país sem visto é abordado pela Polícia fronteiriça ou Customs and Border Patrol e detido em uma penitenciária para imigrantes em status irregular. Para aumentar as chances de obter fiança para responder o processo em liberdade, vários brasileiros alegam medo de retornar ao Brasil e por isso a taxa de deportados é tão alta." O estudo foi baseado em resultados solicitados e recebidos do Departamento de Justiça Norte-americano, para decisões judiciais entre 2011 de 2016.

Jeff Sessions em seu pronunciamento oficial diz que os Estados Unidos estão enviando uma mensagem para o mundo - não vejam ilegalmente. Espere sua vez e venha de forma legal.

Fonte: CBS News e Assessoria Castro Legal Group


Website: http://www.castrolegalgroup.com