DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 8 de dezembro de 2014 /PRNewswire/ --
Inventor da rede mundial de internet e cofundador da Wikipédia homenageados com o primeiro Knowledge Award, no valor de US$ 1 milhão
Primeira Conferência do Saber anuncia o inicio da elaboração do Índice Árabe do Saber para medir conhecimentos no mundo árabe
O saber e sua difusão no mundo árabe estão pela primeira vez sob intenso foco na região, com o inicio de um evento internacional sobre conhecimentos, ontem, em Dubai. Organizado pela Mohammed bin Rashid Al Maktoum Foundation (MBRF), uma líder na difusão do saber, a Primeira Conferência do Saber (First Knowledge Conference) reúne influenciadores, especialistas e interessados em conhecimentos sob um teto único, dando um novo impulso ao movimento do saber na região.
Foto -
http://photos.prnewswire.com/prnh/20141208/720287
"O intercâmbio de experiências e a apresentação de melhores práticas, bem como recomendações e soluções inovadoras na Primeira Conferência do Saber vai servir como um guia para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica na região", disse Jamal Bin Huwaireb, diretor-executivo da MBRF.
Entre os notáveis palestrantes da conferência estão incluídos Sir Tim Berners-Lee, inventor da rede mundial de internet (World Wide Web), e Jimmy Wales, cofundador e promotor da enciclopédia online e sem fins lucrativos, Wikipédia.
Ao falar sobre a conferência, Sir Tim Berners-Lee disse: "Como uma plataforma que serve à humanidade por meio da difusão do saber, a internet deve alcançar todas as partes do mundo. Hoje, a maioria das pessoas no mundo ainda não tem acesso à internet. Enquanto os que possuem acesso à rede estão equipados, estender o alcance da internet para todo mundo é responsabilidade de todos", disse Sir Berners-Lee à conferência.
A Primeira Conferência do Saber também testemunhou o lançamento do Relatório Árabe do Saber 2014, uma iniciativa conjunta da MBRF e do Escritório Árabe no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, focando na integração da juventude e na localização do saber no mundo árabe. O relatório anual, que é o terceiro de sua série, destacou este ano a enorme lacuna no campo do saber na região. Ao mesmo tempo, este relatório lança luz sobre algumas conclusões interessantes, como o aumento da presença feminina na academia nos países árabes, mais notadamente nos Emirados Árabes Unidos, Tunísia e Jordânia.
A conferência homenageou Sir Tim Berners-Lee e Jimmy Wales com o primeiro Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Knowledge Award (Prêmio Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum do Saber) por seus esforços para construir as maiores plataformas de difusão do saber. O prêmio, avaliado em US$ 1 milhão, é o mais alto de sua categoria e foi dividido entre os dois ganhadores.
Em outra iniciativa de peso, a conferência anunciou o início da elaboração do Índice Árabe do Saber (Arab Knowledge Index), que foi concebido como uma ferramenta prática para medir o conhecimento no mundo árabe. O índice vai fornecer informações precisas e práticas sobre o status do saber nas comunidades árabes, para oferecer orientação na formulação dos planos de desenvolvimento e políticas para tomadores de decisões, experts e pesquisadores .
Lina Al Anani lina.alanani@mbrf.ae +971-50-9023333
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/importante-conferencia-poe-o-foco-sobre-o-desenvolvimento-do-saber-no-mundo-arabe-300006238.html
FONTE Mohammed bin Rashid Al Maktoum Foundation (MBRF)