Recife/PE--(
DINO - 07 mar, 2016) - A medicina nuclear tem sido o foco de investimentos de muitos governos, principalmente pela capacidade diagnóstica e terapêutica da especialidade e pelo crescente desenvolvimento tecnológico que requerem recursos humanos qualificados.
A fim de fomentar inovações neste setor, os governos brasileiro e britânico firmaram um acordo por meio do Fundo Newton, fundo de apoio à pesquisa em ciência e inovação do governo britânico. A iniciativa envolve um conjunto de atividades de cooperação entre instituições desses dois países, coordenado pelo Conselho Britânico em parceria com a Capes e com a SAE ? Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal.
O marco inicial desta parceria na área de medicina nuclear foi o workshop intitulado "O futuro da Imagem Molecular", que ocorreu entre os dias primeiro e cinco de março, coordenado pelos pesquisadores Dra. Helen Khoury, da Universidade Federal de Pernambuco, e Dr. Brian Hutton, da Universidade de Londres. O evento teve a participação de dez pesquisadores de cada país participante, especialistas em diferentes áreas da medicina nuclear, como física médica, produção de radiofármacos, métodos diagnósticos e terapêuticos.
A colaboração bilateral trará ganhos importantes às instituições de saúde, que têm encontrado na inovação, tanto o caminho para a sustentabilidade, como também a oferta de novas técnicas diagnósticas e terapêuticas. "Já desenvolvemos tecnologias que têm mostrado resultados expressivos nos custos hospitalares e na qualidade dos exames. A partir deste acordo bilateral, vamos fortalecer as iniciativas do nosso grupo para levar mais inovação aos hospitais e clínicas de medicina nuclear", afirma Dr. Vinícius Menezes, físico médico da empresa Radtec que estava entre os brasileiros participantes do evento. A atenção para este segmento da medicina também deverá ajudar na ampliação do acesso de mais pacientes à medicina nuclear e no enfrentamento de desafios como a carência de recursos humanos.
Iniciativa
O Newton Fund vai investir no Brasil £27 milhões até 2017, o equivalente a aproximadamente R$ 145 milhões, a fim de promover parcerias duradouras para o desenvolvimento social e econômico dos dois países em diversas áreas, por meio da pesquisa, ciência e inovação.
www.radtec.com.br