Releases 29/04/2014 - 10:59

Fundadores do MED-EL nomeados para o Prémio Inventores Europeus 2014


INNSBRUCK, Austria, 29 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- O Instituto Europeu de Patentes (IEP) deu hoje oficialmente a conhecer os nomeados para o Prémio Inventores Europeus. Entre os três nomeados na categoria Obra de uma Vida está também o casal Dr. Ingeborg e Prof. Dr. Erwin Hochmair, os fundadores da empresa MED-EL. Nos anos 1970, os dois cientistas iniciaram o desenvolvimento do primeiro implante coclear bilateral microelectrónico, ajudando desta forma mais de 100 000 pessoas a ter acesso ao mundo dos sons. O Prémio Inventores Europeus honra todos os anos cientistas em todo o mundo que contribuiram de forma significativa para o avanço tecnológico e para o desenvolvimento económico. Na categoria Obra de uma Vida já foram honrados cientistas como por exemplo o físico Martin Schadt pelo desenvolvimento da tecnologia LCD ou o virologista Erik De Clerck pelo seu contributo para a terapia anti-viral. A entrega do reputado Prémio ocorre no dia 17 de Junho em Berlim.


Beneficiar a sociedade pelo espírito inventor


O Prémio Inventores Europeus foi criado em 2006 pelo IEP. A premissa mais importante na atribuição do Prémio é honrar a criatividade dos inventores de todo o mundo. Em conjunto com desenvolvimentos inovadores, ela permite avanços tecnológicos significativos, melhorando assim o quotidiano de muitas pessoas.


"O desenvolvimento e a comercialização do primeiro implante coclear bilateral microelectrónico alteraram de forma substancial a vida de muitas pessoas com deficiência auditiva. Graças a este aparelho de alta tecnologia, as pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo têm hoje a oportunidade de voltar a ouvir através da estimulação eléctrica do nervo auditivo e de levar uma vida normal", refere o IEP acerca da nomeação de Dr. Ingeborg e Prof. Dr. Erwin Hochmair. Além destes dois cientistas, na categoria Obra de uma Vida estão também nomeados investigadores das áreas da medicina e da electrotécnica.


Investigação interdisciplinar desde o início


A pedra basilar para o desenvolvimento do implante coclear moderno foi lançada nos anos 1970 por Ingeborg e Erwin Hochmair na Universidade Técnica de Viena. Em 1977, o implante coclear bilateral microelectrónico por eles desenvolvido foi implantado pela primeira vez em Viena. "Estamos muito contentes pela nomeação para o Prémio Inventores Europeus. Esta nomeação volta a dar um destaque público à importância do tema da deficiência auditiva, bem como às possibilidades obtidas pelos implantes cocleares bilaterais microelectrónicos.", referem Dr. Ingeborg e Prof. Dr. Erwin Hochmair.


Mais informações relativas ao Prémio Inventores Europeus podem ser encontradas em:  http://www.epo.org/european-inventor.


Sobre a MED-EL


A MED-EL Medical Electronics é líder global de sistemas de implantes auditivos. A companhia foi fundada por cientistas austríacos e por pioneiros da indústria como Ingeborg e Erwin Hochmair, que juntos desenvolveram em 1977, o primeiro Implante Coclear microeletrônico multicanal do mundo. Em 1990, eles firmaram as bases para o crescimento bem-sucedido da empresa quando contrataram seus primeiros funcionários. Atualmente a companhia tem mais de 1.500 funcionários em todo o mundo.


O Implante Coclear é a primeira substituição de um sentido humano. Atualmente, a MED-EL oferece, globalmente, a mais ampla gama de soluções implantáveis para tratar os vários graus de perda auditiva, incluindo a coclear, audição média e sistemas de implantes de condução óssea, além do sistema para estimulação elétrica e acústica combinada. A missão da MED-EL é superar a perda auditiva entendida como uma barreira para a comunicação e qualidade de vida, sendo que pacientes de mais de 100 países se beneficiam da audição com um Sistema de Implante Auditivo MED-EL. (http://www.medel.com).


ContactThomas HerrmannMED-EL Medical ElectronicsFürstenweg 77aA - 6020 InnsbruckT: +43 (0) 577 885-182E: thomas.herrmann@medel.comhttp://www.medel.com

FONTE MED-EL