Releases 21/03/2018 - 13:48

Koenig&Bauer, ex-KBA, alcança, em 2017, o melhor resultado em 200 anos de operação


São Paulo, SP--(DINO - 21 mar, 2018) - Qual é a situação do impresso numa era em que o digital parece reinar soberano? Os resultados da alemã Koenig & Bauer, em atividade há mais de 200 anos, mostram que, contrariando previsões, o papel e a impressão estão mais vivos do que nunca. Em 2017, o segundo maior fabricante de impressoras do mundo, com o mais completo portfólio de produtos do setor, alcançou o melhor desempenho de toda sua história, tanto em faturamento quanto em participação de mercado. "Foi o recomeço perfeito", diz Paulo Faria, diretor geral da subsidiária brasileira, referindo-se à recente mudança de marca do grupo, até então chamado KBA.Como o mais antigo produtor de sistemas de impressão do mundo e um dos principais parceiros internacionais do setor de artes gráficas, a Koenig & Bauer olha para o futuro com confiança. Mundialmente, a empresa bicentenária assumiu 25% do mercado de máquinas planas e 45% do de embalagens. As impressoras offset continuam em destaque - a Rapida 75 PRO (meio formato) e as séries Rapida 105, 105 PRO, 106 e 145 (formatos médio e grande) são bem-vindas em todos os parques gráficos. No Brasil, impulsionado pelo segmento de embalagens, a companhia apresentou a mais alta participação de mercado da história: mais de 40%. Hoje, com a Rapida 145, a subsidiária é líder em máquinas de grande porte com tecnologia de ponta e automação embarcada. "Nossos clientes são extremamente exigentes com a qualidade de impressão e eficiência de produção. Eles nos ajudam a estabelecer critérios e ainda nos inspiram a oferecer sempre os melhores produtos e serviços, satisfazendo as demandas de um mercado em constante evolução", afirma Faria.Novas instalações e novos colaboradoresNo Brasil, a boa fase é marcada por grandes novidades. Recentemente, a equipe deixou o escritório localizado em Perdizes para se acomodar em Pinheiros, outro bairro da Zona Oeste da capital paulista. As novas instalações tiveram impacto positivo para todos os envolvidos. "Foi uma decisão importante e necessária em função do nosso crescimento. As condições de trabalho melhoraram para todos os colaboradores, e isso se refletiu no relacionamento com nossos clientes e fornecedores", pondera Faria. E completa: "Todo investimento feito pela matriz visa à aproximação com os clientes. Agora, não somos mais um representante da marca. Somos a Koenig & Bauer do Brasil."Além da mudança de endereço, a empresa referência na fabricação de impressoras inovou seus processos, apostando alto na aquisição de peças de reposição - todas armazenadas adequadamente num galpão em Barueri, região metropolitana de São Paulo. "O novo estoque de peças contempla a necessidade dos nossos clientes e nos diferencia com atendimento mais ágil e eficiente", argumenta Paulo Faria. Vale ressaltar que mais de 80% dos serviços de manutenção requeridos são realizados de forma remota.Não para por aí. Com a demanda em ascensão e a fim de ganhar mais agilidade, a subsidiária brasileira engrossou seu time e ainda ampliou os investimentos em capacitações e treinamentos. "Tudo o que fazemos por aqui está voltado para o fortalecimento das relações próximas com nossos clientes para que, dessa forma, possamos ajudá-los a se tornarem ainda mais bem-sucedidos. Nossos clientes se sentem parte de uma família, e, independentemente do crescimento da marca, nosso desafio é manter esse sentimento", comenta o diretor geral. "A estreita parceria com nossos colegas de vendas e serviços na Alemanha é inestimável. Somos uma equipe fantástica, com pessoal comprometido e flexível", finaliza o executivo.