Releases 12/11/2014 - 13:52

Lideranças apontam os principais desafios do setor metroferroviário para os próximos anos na NT


SÃO PAULO, 12 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- Promissor, o segmento metroferroviário brasileiro tem grandes desafios pela frente, segundo lideranças empresariais presentes a NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, principal encontro do segmento na América Latina que acontece até quinta (13), no Expo Center Norte, em São Paulo. O aumento da malha ferroviária, integrando o Norte e Norte com o Sul e Sudeste, e a renovação da frota nacional são alguns dos assuntos da agenda de ações do setor para os próximos anos.


Durante a 2ª Edição do Rail Brazil Tech & Business Summit, evento paralelo a NT Expo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, apresentou detalhes da proposta de renovação da frota nacional que foi encaminhada para o Governo Federal. "A necessária substituição das locomotivas e vagões tem o objetivo de modernizar a frota, mas é essencial, também, para acabar com a montanha russa da indústria nacional, promovendo a sustentabilidade. Houve anos que registramos queda de 80% na cadeia que atende o setor", explicou.


Para o presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Gustavo Bambini, um dos grandes desafios do setor é ampliar a malha, que hoje é concentrada no Sul e Sudeste. Ele chamou a atenção, também, para o novo marco regulatório do segmento que o governo pretende implantar e que cria um modelo que separa o gestor do operador da malha. "Alguns contratos só vão expirar em 2026 e será necessário, portanto, uma adaptação para que os dois modelos funcionem simultaneamente", disse.


Informações de contato:Vivian - Conteúdo Empresarial(13) 3304-7437/ 3304-7438

FONTE NT Expo