Releases 13/01/2014 - 09:11

Covidien anuncia transações destinadas a ampliar sua atuação no segmento de valor em mercados e


Aquisição no Brasil e Joint Venture na China possibilitam à companhia atingir mercados em crescimento e expandir acesso ao cuidado com a saúde

DUBLIN--(BUSINESS WIRE)--13 de Janeiro de 2014--Para acelerar um componente-chave de sua estratégia de expansão em mercados emergentes, a Covidien conclui duas operações, uma no Brasil e uma na China, que lhe permitem atender melhor às necessidades específicas do segmento de valor nesses países. O segmento de valor inclui mercados cujos hospitais atendem principalmente pacientes com desafios de arcar com o custo dos tratamentos.

No Brasil, a Covidien adquiriu a WEM Equipamentos Eletrônicos Ltda. (WEM), fabricante privada de geradores, produtos descartáveis e acessórios para eletrocirurgia, com sede em Ribeirão Preto (SP). Na China, firmou uma joint venture com a Changzhou Kangdi Medical Stapler Co. Ltd. (Kangdi), fabricante de grampeadores cirúrgicos, baseada na província de Jiangsu.

As condições dos acordos não foram divulgadas. O impacto total no faturamento da Covidien em 2014 deverá ser mínimo, porém cada acordo estabelece a presença da Coviien em segmentos do mercado do Brasil e China onde atualmente a companhia tem atuação limitada.

Esse segmento representa uma oportunidade estratégica para a Covidien, visto que a expectativa é que estes mercados cresçam mais rápido do que o mercado em geral. Além de abrir um novo segmento de crescimento, as transações apoiam a visão da Covidien de melhorar os resultados dos tratamentos dos pacientes e ampliar o acesso global ao cuidado com a saúde.

"Esses acordos aceleram nossa entrada em um segmento cada vez mais importante, com uma estratégia baseada em dois alicerces crescer acima do mercado e aumentar o acesso a soluções de saúde", disse Brian King, presidente de Mercados Emergentes da Covidien. "Ao combinar o bem sucedido modelo de negócio da Covidien com o potencial de nossos novos parceiros, nós seremos capazes de escalar as oportunidades no segmento de valor e ajudar a fornecer soluções de saúde mais acessíveis em novos mercados."

A Covidien adquiriu a WEM por completo e planeja integrar a empresa às operações brasileiras já existentes. A Covidien e a Kangdi serão parceiras através de um acordo de propriedade compartilhada, com o controle majoritário nas mãos da Covidien, operando como uma joint venture separada.

As transações proporcionam à Covidien oportunidades como fabricação de baixo custo, canais complementares e marcas locais para abordar as diferentes necessidades de acesso do segmento de valor.

A Covidien pretende alavancar os portfólios de produtos existentes das duas empresas, a infraestrutura de produção, os relacionamentos e outras competências para fornecer soluções de custo-benefício projetadas especificamente para os profissionais de saúde dentro do segmento de valor. A empresa também planeja integrar seu portfólio existente de produtos personalizados nos canais fornecidos por essas transações.

Sobre a Covidien

A Covidien é uma empresa líder mundial em produtos de saúde que cria soluções médicas inovadoras para melhorar a recuperação dos pacientes, agregando valor através de alta tecnologia e excelência clínica. A Covidien fabrica, distribui e atende uma ampla gama de dispositivos médicos e suprimentos que são referência na indústria de produtos hospitalares. Com faturamento de US$ 10,2 bilhões em 2013, a Covidien tem mais de 38.000 funcionários em mais de 70 países, e seus produtos são vendidos em mais de 150 países. Visite www.covidien.com para saber mais sobre o nosso negócio.

DECLARAÇÕES DE PREVISÃO

Quaisquer declarações contidas neste comunicado que não descrevam fatos históricos podem constituir declarações prospectivas como o termo é definido na Lei de Reforma Contenciosa de Títulos Privados de 1995. Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são baseadas em crenças e expectativas atuais de nossa administração, mas estão sujeitas a uma série de riscos, incertezas e alterações nas circunstâncias, que podem causar resultados reais ou ações da Covidien para diferir materialmente dos expressos ou implícitos estas declarações. Os fatores que possam causar resultados reais futuros difiram materialmente das expectativas atuais incluem, mas não estão limitados a, a possibilidade de que a transação pode não fechar no horário ou de forma alguma, o risco de ofertas concorrentes, a possibilidade de que várias condições de fechamento para a transação podem não ser satisfeitas ou renunciadas, inclusive que um órgão governamental possa proibir, atrasar ou recusar a homologação para a efetivação da operação, a capacidade de integrar com sucesso as operações com a Covidien e o tempo e os recursos necessários para fazê-lo, as incertezas inerentes, atividades comerciais de pesquisa e desenvolvimento; desenvolvimentos competitivos e outros riscos e incertezas descritos mais detalhadamente no Relatório Anual da Covidien no Formulário 10- K para o ano fiscal encerrado em 27 de setembro de 2013 e posteriores depósitos da Covidien com a SEC (US Securities and Exchange Commission, a CVM dos Estados Unidos). Não assumimos qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei.

Covidien
Peter Lucht, 508-452-4168
Vice Presidente, Comunicação Externa
peter.lucht@covidien.com
ou
Coleman Lannum, CFA, 508-452-4343
Vice Presidente, Relações com Investidores
cole.lannum@covidien.com