Rio de Janeiro--(
DINO - 19 mai, 2016) - As paredes brancas estão dando lugar a cores, traços alegres e mensagens positivas produzidas por quatro artistas urbanos especialmente para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cariocas. O objetivo: tornar esses ambientes mais agradáveis tanto para quem espera por um atendimento de emergência, quanto para quem trabalha neles. Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, a primeira unidade a receber essa intervenção artística, a UPA Senador Camará, inaugura seus painéis.
São 19 peças distribuídas por setores como recepção, sala de espera pela consulta médica, espera do Raio-X e sala de medicação. Elas foram feitas a partir de telas produzidas por grafiteiros renomados na cena artística carioca ? Airá OCrespo, Meton, Se7 e Toz a convite do GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da Prefeitura do Rio, em parceria com a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro - RioSaúde.
Além da UPA Senador Camará, outras unidades gerenciadas pela empresa pública de saúde, que atende quase 60 mil pacientes ao mês, receberão os painéis. São elas: UPA Cidade de Deus, UPA Rocha Miranda e CER Barra da Tijuca ? referência para os jogos olímpicos.
- "Inserir arte no ambiente hospitalar é uma tendência mundial. Ninguém vai feliz para uma unidade de saúde, então pesquisamos maneiras de tornar esses espaços mais agradáveis. Acabamos encontrando estudos, inclusive, que mostraram pacientes acamados tendo alta mais rapidamente quando tinham obras de arte ao alcance da vista", explica o presidente da RioSaúde, Ronald Munk, que complementa:
"Como não poderíamos grafitar as paredes da unidade, optamos por essa técnica para levar arte urbana às UPAs, sem deixar de preservar a saúde e a segurança dos pacientes".
Sobre a escolha do grafite como linguagem para a inserção de arte nas UPAs cariocas, a coordenadora do GaleRio, Cristine Nicolay, destaca características como a familiaridade do público com o formato:
- "O grafite é uma ferramenta poderosa de expressão artística, cada vez mais presente no dia a dia de quem mora nas grandes cidades. Além disso, é uma linguagem alegre, viva e eficaz para transmitir mensagens positivas, adequadas para uma unidade de saúde."
O projeto Arte na UPA foi financiado com doações.
RioSaúde
Criada em 2013 para ser mais uma alternativa na prestação de serviços de saúde no âmbito do SUS, a RioSaúde gerencia quatro unidades de emergência cariocas. Na UPA Senador Camará, está à frente da gestão há um ano, e durante esse período, aumentou em mais de 100% o volume de atendimentos, mantendo o mesmo orçamento e diminuindo de 30 para 4 a cada 10 mil acolhimentos o volume de reclamações.
A RioSaúde é uma empresa pública com capital 100% pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Saiba mais em
www.rio.rj.gov.br/riosaudeWebsite:
http://www.rio.rj.gov.br/riosaude/arte