(
DINO - 14 jun, 2024) -
Há 23 anos, nasceu uma empresa chamada Age Technology com o propósito de otimizar o processo das empresas de Saúde e Segurança do Trabalho, uma área que naquela época era pouco explorada, mas que tinha um grande potencial. Por isso, três sócios se juntaram e passaram a revolucionar o mercado de tecnologia para SST.
Assim, criou-se o sistema SOC, um Software como Serviço (SaaS), 100% em nuvem para o gerenciamento dos processos de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. A primeira ideia era focar em empresas pequenas que tinham acesso à internet como um diferencial tecnológico para, assim, trabalhar em rede e criar uma precificação baseada em volume dos negócios dos clientes.
A empresa que começou na cidade de Santos, em uma pequena edícula, no estado de São Paulo, se expandiu para todo o Brasil e possui clientes em todos os estados. O SOC possui o maior time tecnológico da área de SST com mais de 300 colaboradores e mais de 980 mil empresas gerenciadas via sistema. Hoje, após 23 anos no mercado, alcançou 16 milhões de vidas ativas, o que significa mais de 37% da CLT em seu sistema (segundo dados do CAGED, atualmente, existem 43 milhões de empregados pela lei CLT).
Inovar e otimizar a gestão de SST estão no foco da empresa
O Head Comercial e de Sucesso do Cliente da AGE Technology, desenvolvedora do SOC - Software de Saúde Ocupacional, Marco Posva fala sobre a missão de continuar evoluindo no mercado de Saúde e Segurança do Trabalho: 'Com a chegada do eSocial, as empresas viram a necessidade de adaptar-se ao mundo digital e o SOC esteve ali para auxiliá-los naquele momento. Ainda há muitos processos feitos em papel e muitos arquivos sendo perdidos, isso pode acarretar multas para as empresas. No SOC, a empresa prestadora de serviço ou que possui SESMT próprio conta com mais de 300 funcionalidades para otimizar a gestão, além de cumprir toda a legislação', afirma Posva.
Segundo o executivo, o objetivo do SOC é fazer com que toda a gestão de saúde e segurança do trabalho da empresa seja facilitada, e que seja possível acessar o sistema no momento em que precisar, de onde quiser. 'Há uma preocupação muito grande porque, hoje, segundo o observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil ainda está no topo dos acidentes de trabalho. Queremos ajudar a diminuir essas estatísticas. Quando uma empresa possui uma boa gestão, os números de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais tendem a cair, os funcionários ficam mais satisfeitos e seguros, e ainda há redução de custos. É um ganho para ambas as partes', comenta.
Um software para todo tipo de empresa
O SOC está pronto para atender todo tipo de empresa, desde pequenos prestadores de serviço, aos grandes SESMTs. 'Toda empresa, de qualquer ramo, precisa fazer a gestão de saúde ocupacional. Se a empresa possui colaboradores via CLT, é necessário ter esse controle, faz parte da legislação e de toda a rotina. Há dois caminhos de fazer isso: por meio de uma prestadora de serviços que pode ter o software ou com SESMT próprio. É importante verificar em qual modalidade a empresa se encaixa, tudo depende dos riscos, números de funcionário, é necessário analisar', diz o diretor da empresa.
Além de ter inúmeras funcionalidades, o sistema ainda conta com uma rede credenciada chamada SOCNET, onde empresas podem ser credenciadores ou credenciados, podendo encontrar parceiros ou serem encontrados em todo o Brasil. A rede credenciada SOCNET facilita o processo de busca e ainda garante trazer segurança com as empresas que estão na rede.
Segurança para os dados
'Outro ponto que é importante falar é sobre a segurança dos dados. As empresas confiam em colocar os dados de seus clientes e funcionários em nosso sistema, não podemos permitir quaisquer quebras de segurança, cuidamos disso e temos um time responsável para cuidar desta parte. Fomos o software pioneiro a ter a ISO 27001 de Segurança da Informação e, recentemente, adquirimos a extensão, a ISO 27.701 referente à Privacidade de Dados. Pense: temos mais de 16 milhões de vidas em um único lugar, é importante sermos rigorosos com isso. Um vazamento de dados pode prejudicar em milhões de reais uma empresa, além de deixar pessoas físicas expostas', explica Marco.
O SOC está cada vez mais expandindo em funcionalidades e oportunidades para o universo de Saúde e Segurança do Trabalho.
Para saber mais sobre o software, basta acessar o site da empresa:
https://www.soc.com.br Website:
https://www.soc.com.br
A
OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da
OESP e são de inteira responsabilidade da
Dino Divulgador de Noticias Online Ltda