Releases 04/01/2017 - 06:30

FDA aprova indicação de Jardiance (empagliflozina) para reduzir risco de morte por causa cardio


FDA aprova indicação de Jardiance (empagliflozina) para reduzir risco de morte por causa cardiovascular, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular

Com a nova resolução, o medicamento se torna o único para tratamento do diabetes tipo 2 recomendado para essa finalidade nos Estados Unidos

PR Newswire

SÃO PAULO, 4 de janeiro de 2017 /PRNewswire/ -- A ameaça iminente de infarto e AVC é uma das maiores preocupações de quem convive com o diabetes, afinal, cerca de metade desses pacientes morre em decorrência de complicações cardiovasculares, segundo a International Diabetes Federation (IDF)1.

Agora, além de controlar as taxas de glicemia de modo eficaz, Jardiance® (empagliflozina), desenvolvido pela aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, comprovou que diminui o risco de morte por causa cardiovascular, como infarto e AVC, em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida, sendo o único medicamento oral para o tratamento de diabetes a comprovar benefício para o coração, inclusive com redução de morte2. "A nova indicação representa um enorme avanço nos esforços de diminuir o impacto do diabetes tipo 2 sobre a saúde cardiovascular", afirma o cardiologista Francisco Saraiva, da PUC de Campinas.

A aprovação se baseou nas evidências do estudo EMPA-REG OUTCOME, que investigou os efeitos de Jardiance®, em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular3. O medicamento diminuiu em 38% a probabilidade de morte relacionada a eventos cardiovasculares mesmo sendo adicionado em pacientes que já estavam recebendo a melhor terapia disponível (terapia padrão) para controle dos principais fatores de risco cardiovasculares (comparação versus placebo associado à terapia padrão)³. Este medicamento, por ora, não tem aprovação da ANVISA para esta nova indicação.

Sobre Jardiance®
Jardiance® (empagliflozina) é um medicamento oral, de dose única diária, inibidor SGLT-2, aprovado para comercialização nos Estados Unidos e em outros países para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos. Ele atua bloqueando a reabsorção de glicose pelos rins, favorecendo sua excreção por meio da urina e baixando a glicemia dos pacientes. A inibição de SGLT-2 age rapidamente na glicose e trabalha independentemente da função das células-beta do pâncreas e dos mecanismos de insulina. Jardiance® não é indicado para pessoas com diabetes tipo 1, tampouco para aquelas que apresentam cetoacidose diabética (aumento de cetonas no sangue e na urina)².

Referências

1- International Diabetes Federation. Diabetes Atlas, 7th Edition. 2015.
2- Jardiance® (empagliflozin) tablets U.S. Prescribing Information.
3- Zinman, B., et al. "Empagliflozin, Cardiovascular Outcomes, and Mortality in Type 2 Diabetes" N Engl J Med. 2015. 10.1056.

Contato: Adriana Toledo
(11) 3529-3470

FONTE Aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly