Releases 13/06/2017 - 11:44

Walter Longo inaugura a 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado


(DINO - 13 jun, 2017) - O presidente do Grupo Abril, Walter Longo, teve a missão de realizar a palestra inaugural da 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que teve início nesta quarta-feira, 7/6, e será encerrada na sexta, 9/6. Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), o evento é considerado o maior do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo, e traz, neste ano, o tema "Nunca a diferença fez tanta diferença". Entre os convidados estão o diretor de criação da Africa, Ricardo Figueira, e o head de planejamento da Crispin Porter + Bogusky Brasil, Caio Delmanto. Durante a sua fala, Longo abordou três questões que, segundo ele, a humanidade precisa enfrentar. A primeira delas é o perigo da indigência cognitiva, que acometeria as pessoas que confiam todo seu conhecimento a dispositivos tecnológicos. "Hoje, nós temos todo o conhecimento humano nas nossas mãos e não temos a curiosidade para buscá-lo. A internet está tornando os espertos mais espertos e os estúpidos mais estúpidos, e a curiosidade será a grande diferença entre pessoas", afirmou. Outro ponto colocado foi o que ele descreveu como "tribalismo", causado pelo fato de os algoritmos das redes sociais incentivarem o convívio entre iguais e a alienação de ideias diferentes. "Estamos assistindo ao fim do contraditório, e isso traz como consequência a violência e a indiferença. A indiferença está tomando conta da coletividade. Nunca fomos tão tribais". A terceira questão foi sobre tendências associadas aos millennials, que, para ele, são a geração menos empreendedora em décadas e priorizam o "ser" em detrimento do "ter", além de aderirem ao lowsumerism e ao compartilhamento. "Ainda não encontramos um modelo de consumo compatível com os novos movimentos. Compartilhamento é algo bom social e ecologicamente. Mas temos que prestar atenção na excessiva redução de consumo enquanto não encontramos um modelo econômico compatível", disse. Por fim, Longo se disse otimista com relação ao futuro e ofereceu três conselhos aos jovens da plateia: "Coloquem no cérebro a maior quantidade de informações que puderem. Leiam muito, e as sinapses vão começar a acontecer; abram-se para o novo, para o inesperado. Pensem diferente e aceitem as diferenças, fazendo diferente para fazer melhor; e compartilhem tudo, mas não condenem o consumo. Vivam intensamente e não restrinjam as experiências. Consumo consciente não é ruim e nem errado. E vão em busca de um novo modelo econômico. Só assim a nossa geração entregará o mundo para vocês com a certeza de que ele estará em boas mãos", finalizou.