Vitória, ES--(
DINO - 24 mai, 2017) - O Espírito Santo tem se destacado por conta de grandes indústrias, produção e exportação de produtos como rochas ornamentais, semimanufaturados de ferro e aço, pasta química de madeira e óleos brutos de petróleo ? que corresponderam a aproximadamente 78% das exportações do Estado de acordo com o Instituto Jones (IJSN). Isso, entretanto, mostra a dependência econômica da venda de commodities, concentrada na operação de algumas poucas empresas de grande porte.
Para diversificar a matriz econômica de um Estado, é importante a criação de iniciativas que estimulem novos negócios e fomentem a cultura do empreendedorismo. Neste sentido, uma das estratégias do Governo do Espírito Santo é a promoção do programa Sinapse da Inovação, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação Certi.
O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que visa estimular a comunidade capixaba a gerar ideias e transformar seus projetos em negócios de sucesso. Criado em 2008, em Santa Catarina, pela Fundação Certi ? em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) ? o programa foi responsável pela criação de 385 startups, pela geração de mais de 1,5 mil empregos diretos e de 151 patentes, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva catarinense e para a diversificação da economia do estado.
No Espírito Santo, o programa abre as inscrições de ideias inovadoras de segunda-feira (29) a 12 de julho, por meio do portal
www.sinapsedainovacao.com.br/es. O diretor-presidente da Fapes, José Antônio Buffon, destacou que o Sinapse da Inovação Espírito Santo tem o objetivo de aproximar as universidades e empresas e incentivar jovens inventores a partir de 16 anos. "O Sinapse vai contribuir para o fortalecimento do ecossistema inovador do Espírito Santo, pois preencherá a lacuna que existe entre as boas ideias e o mercado. Ao dar uma chance para aquelas pessoas que têm apenas uma ideia, mas não sabem por onde começar, cria-se uma verdadeira cultura do empreendedorismo e da inovação no Estado".
Website:
http://www.sinapsedainovacao.com.br/es