Releases 26/06/2018 - 09:42

Mídia Étnica Lab monta unidade pop up de inovação em shopping de Salvador


São Paulo--(DINO - 26 jun, 2018) - Prestes a completar um ano de existência, o Mídia Étnica Lab, braço do Instituto Mídia Étnica (IME) para a democratização da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), já tem muita coisa para contar. Para ampliar sua presença no universo maker de Salvador, a entidade acaba de criar um espaço de experimentação de tecnologias na sede pop up da Escola de Inovação e Aceleradora Vale do Dendê, situada no Shopping da Bahia, um dos mais tradicionais da cidade.

Essa unidade do Mídia Étnica Lab visa potencializar os esforços para garantir o acesso dos jovens da periferia da capital da Bahia, especialmente as mulheres, ao universo da inovação. "Nossa aposta é nos cursos com grande conteúdo prático e de fácil assimilação", diz Rosalvo Neto, diretor administrativo do IME.

A gestão do espaço está a cargo da publicitária Hellen Caroline Nzinga, coordenadora do Mídia Étnica Lab. Cria do IME, onde ingressou como estagiária de mobilização e articulação do projeto Vojo Brasil - que viabiliza o acesso ao mundo da comunicação aos moradores de áreas isoladas, sem cobertura da internet -, Hellen destaca a importância dessa jornada em seu desenvolvimento profissional. "Aprendi a comunicar nossas pautas, empreendi junto com nossos parceiros e hoje aceito essa desafiadora responsabilidade de democratizar a tecnologia e tornar a inovação acessível à nossa comunidade".

A agenda de cursos na unidade do Mídia Étnica Lab, no Shopping da Bahia, foi aberta no final de maio. Desde então, os tutores e especialistas vinculados ao projeto ou contratados ao mercado já lideraram dinâmicas envolvendo os seguintes temas: Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês), placa Arduino, desenvolvimento de aplicativos (app), entre outros. Tudo gratuito, graças à parceria com a Fundação Ford. "Queremos que os jovens, notadamente os de baixa renda, enxerguem a tecnologia como um elemento que faz parte de seu dia a dia", reforça o diretor do IME.

História de sucesso

Desde sua criação, em julho de 2017, o Mídia Étnica Lab esteve envolvido em inúmeras atividades de destaque. A lista inclui desde a cocriação da primeira edição da Ocupação Afro.Futurista, realizada na Estação Lapa, em Salvador, a participação no #?hacktown2017?, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e na edição brasileira do imtheCODE, em São Paulo, além da realização do Saferlab, oficina focada na navegação segura na rede, em parceria com a ONG SaferNet Brasil. Mais. O Mídia Étnica LAB ainda marcou presença na edição deste ano da Campus Party Bahia (#CPBA2).

O trabalho de Hellen, que está concluindo um MBA em gestão de negócios, chamou a atenção de iniciativas que apoiam empreendedores, como o programa ProLíder, do Instituto Four. Seu objetivo é desenvolver jovens aptos a liderar iniciativas destinadas a causar impacto socioeconômico. "Eu tenho tido contato com pessoas incríveis que têm contribuído muito para minha formação profissional e pessoal. Por conta disso, acredito que vou sair desse processo habilitada a cumprir a meta de impactar um milhão de pessoas, como define o programa", destaca.

Para conhecer a agenda de cursos e dinâmicas oferecidas pelo Mídia Étnica Lab, em Salvador, basta acompanhar as redes sociais: @midiaetnicalab e @institutomidiaetnica


Website: https://www.facebook.com/institutomidiaetnica/