A divisão de medicamentos OTC (vendidos sem necessidade de receita
médica) da farmacêutica alemã Merck reportou vendas líquidas expressivas
no primeiro trimestre de 2015, impulsionadas pela inovação com foco no
consumidor entre suas principais marcas.
A divisão Consumer Health da Merck vem demonstrando um crescimento
significativo ao adotar estratégias com base em pesquisas feitas com
consumidores para marcas que migraram da divisão de prescrição para OTC.
Por exemplo, na Alemanha, o Vigantoletten®, suplemento de
vitamina D da Merck, foi transferido, recentemente, da divisão de
negócios Merck Serono para a divisão Consumer Health. A fim de estimular
o crescimento, Consumer Health lançou os novos comprimidos
Vigantoletten, cuja apresentação é em forma de sachê, com um sabor
agradável e podem ser ingeridos sem água, proporcionando mais comodidade
ao consumidor. Tal mudança das tradicionais drágeas representa uma
inovação para um produto que antes tinha como alvo apenas os
profissionais de saúde.
Da mesma forma para o Floratil® no Brasil, onde a Merck
adotou uma estratégia de marketing que tem como objetivo resolver o
problema da diarreia, tema considerado tabu em muitos países. As ações
consistiram em tirar o produto de trás do balcão e colocá-lo no PDV,
expondo a marca, e a ativar uma campanha de comunicação com outdoor,
mídia impressa e digital, além de Relações Públicas. Como resultado, uma
pesquisa apontou que 70% dos usuários do concorrente e 46% de pessoas
que não consomem esse tipo de produto consideraram a ideia de usar
Floratil. Além disso, as vendas anuais do Floratil no Brasil cresceram
acima de 20% em 2014 quando comparado ao ano de 2013.
Em terceiro lugar, na Indonésia, a Merck enfrentou desafios relacionados
à criação de valor para Neurobion®, antigo
suplemento de vitamina B vendido com prescrição médica. A equipe de
marketing adotou uma estratégia que combina conhecimentos de consumo com
o engajamento de líderes de opinião. Por meio da reformulação da marca,
criação de novas embalagens e de uma Campanha Nacional de
Conscientização sobre Neuropatias, Neurobion® se tornou, pela
primeira vez, a principal marca internacional de OTC na Indonésia. As
vendas ultrapassaram as projeções devido ao aumento do consumo.
"Nossa divisão, cada vez mais, trabalha com uma abordagem de inovação e
comercialização voltada ao consumidor para marcas que, tradicionalmente,
estavam associadas ao setor de prescrição, impulsionando o interesse e
engajamento dos clientes. Como nossas vendas demonstram, tivemos como
resultado um crescimento significativo", disse Uta Kemmerich-Keil,
Presidente e CEO da divisão Consumer Health da Merck, que acabou de
comemorar um ano na posição.
A transformação de marcas de prescrição em OTC segue a estratégia "3x3"
de estabelecer uma participação de mercado mínima de 3% e pelo menos
três marcas fortes por mercado-chave.
Compromisso com a saúde feminina e infantil
O ano de 2015 está marcando diversas etapas da empresa, incluindo o 20º
aniversário do Femibion®, o suplemento de ácido fólico da
divisão Consumer Health da Merck, desenvolvido especialmente para
atender às necessidades nutricionais das mulheres durante o planejamento
da gravidez, gestação e a aleitamento materno.
Como parte de seu compromisso de desenvolver seus produtos com base nas
pesquisas mais recentes e recomendações profissionais, a divisão
Consumer Health da Merck lançou uma nova formulação do Femibion®,
com vitamina D, na Alemanha. A dose de vitamina D de 800 I.E.
corresponde à recomendação de vitamina D da Sociedade Alemã de Nutrição
para a mulher que está gestante ou amamentando.1
2015 começa com bom desempenho financeiro
No primeiro trimestre de 2015, a divisão Consumer Health da Merck,
relatou vendas de ? 217 milhões, representando 13% de crescimento
orgânico (excluindo 7% de crescimento com base nos efeitos da moeda)
versus o primeiro trimestre de 2014 ( ? 180 milhões). Esse bom
desempenho foi impulsionado pelo crescimento orgânico de 25% do ano
passado tanto na América Latina quanto na Ásia/Pacífico. A Europa
relatou um sólido desempenho de crescimento orgânico de 3% e o Oriente
Médio/África, um crescimento orgânico de2 7% de um ano para o
outro. As principais marcas que impulsionam estes resultados positivos
foram a Neurobion, Dolo-Neurobion, Nasivin e Kytta.
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Sobre a Divisão Consumer Health da Merck
As marcas da divisão Consumer Health da Merck, tais como Neurobion®,
Floratil®, Bion®, Nasivin®, Seven Seas®,
Femibion®, Kytta®, Sangobion®,
Sedalmerck® e Cebion®, são líderes inovadoras
nos principais mercados, sustentadas pela ciência e confiança dos
consumidores no mundo todo. A divisão Consumer Health possui cerca de
2.000 funcionários ativos no mundo todo em mais de 40 mercados. Desde
2014, o portfólio é composto por marcas com faturamento total anual
superior a US$ 1 bilhão. A Consumer Health é uma divisão do Grupo Merck,
com sede mundial em Darmstadt, Alemanha. Para mais informações,
consulte: www.merck-consumer-health.com.
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Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder de produtos inovadores de alta qualidade e
alta tecnologia nas indústrias farmacêutica e química. Cerca de 39 mil
funcionários trabalham em 66 países para melhorar a qualidade de vida
dos pacientes, promover ainda mais o sucesso dos nossos clientes e
ajudar a enfrentar os desafios globais. Geramos uma receita total de ?
11,1 bilhões em 2013 com as nossas quatro divisões: Merck Serono,
Consumer Health, Performance Materials e Merck Millipore.
A Merck é a mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo. Desde
1668, nosso nome é sinônimo de inovação, sucesso comercial e
empreendedorismo responsável. A família fundadora continua a ser o
acionista majoritário da empresa até o presente momento. Somos a Merck,
a original, e mantemos os direitos globais do nome e da marca Merck. As
únicas exceções são no Canada e EUA, onde somos conhecidos como EMD.
1 Vitamin D (Calciferol), Deutsche Gesellschaft für Ernährung
e.V.
2 Incluindo mercados europeus selecionados, como a Rússia,
Itália, Grécia e Suíça.
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