Releases 18/12/2015 - 17:22

Recaptura de leads: como recuperar clientes desconhecidos e criar ações personalizadas?


(DINO - 18 dez, 2015) - Anúncios no Google, compra de mídia em portais, posts patrocinados em redes sociais, e-mail marketing e até veiculação de propagando em mídias impressas e televisão. As empresas investem boa parte do orçamento em marketing para atrair usuários aos seus sites e até conquistam os acessos.

No entanto, como se comunicar com visitantes que não compram e sequer se identificam? Principalmente em tempos de crise é preciso agir para recuperar esses clientes desconhecidos em potencial e aumentar a receita.

"Algumas empresas chegam a investir milhões de reais para captar usuários, mas, na média, apenas 2% finalizam suas compras. Portanto, passou a ser fundamental mapear o comportamento do público para entender o que ele procura, e oferecer o que há de mais próximo ao que ele precisa", afirma Isaac Ezra, Diretor Executivo da ShopBack.

O ShopLead é uma das ferramentas desenvolvidas pela empresa, que tem como grande diferencial não depender do login no site para colher as informações.

O padrão de comportamento é revelado por cookies de navegação, cruzados com informações ? coletadas quando o internauta concorda com os termos de uso dos sites que aderiram a essa prática ? de um banco de dados que contém mais de 23 milhões de usuários

Essa dinâmica facilita a criação de estratégias e ações personalizadas de behavioral retargeting mail, ou seja, campanhas de e-mail marketing baseadas em comportamento.

Com isso, é possível enviar uma mensagem personalizada, chamando o cliente pelo nome e assinada pelo gestor da loja, oferecendo o item que ele deseja por um preço mais em conta, ou com o frete grátis, por exemplo, em ações que resultam em aumento da receita em até 35%.

"Um dos trunfos da empresa foi trazer para o e-mail do cliente a já consagrada tecnologia de retargeting, utilizada por empresas como Google e Facebook, sempre respeitando sua privacidade, com baixo investimento e risco zero para a empresa", ressalta Isaac.