São Paulo, SP--(
DINO - 17 out, 2016) - Quando o ciclo de Gesner Oliveira como presidente da Sabesp terminou, no início de 2011, novas e promissoras oportunidades profissionais se apresentaram. Àquela altura com 54 anos, Gesner havia acumulado rica experiência não só à frente da empresa de saneamento básico, mas também como presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), como secretário do Ministério da Fazenda, consultor do Banco Mundial e pesquisador do Cebrap, além de professor assistente da Universidade da Califórnia em Berkeley, professor visitante da Universidade Columbia, em Nova York, e professor concursado na Escola de Administração da FGV (Fundação Getulio Vargas) desde 1990. Ele logo recebeu propostas de trabalho de instituições do mercado financeiro e de empresas com atuação em áreas nas quais tinha experiência. Eram opções com alto salário, estabilidade e reconhecimento garantidos.
Durante dois meses, Gesner estudou as propostas. E acabou optando por uma alternativa que lhe tirava de sua zona de conforto, mas o fascinava: refundar sua consultoria pessoal. Com Pedro Scazufca e Fernando Marcato, a GO Associados, antes empresa de um homem só, ressurgiu como uma consultoria em sociedade. E o afinado trio passou a trabalhar para inovar e liderar o mercado de consultorias nas décadas seguintes.
GO Associados
Quando perguntam ao Gesner se GO quer dizer "Gesner Oliveira", ele responde, com tranquilidade, que não. "GO é movimento ? e somos uma consultoria que não para", afirma. Quem já viu este grupo trabalhando, com ou sem Gesner, percebe que não há exagero nessa afirmação. E o ritmo acelerado vem desde o começo da empreitada.
Nem cinco meses depois do relançamento, em 2011, o espaço da Regus, onde a GO renasceu, ficou pequeno para a consultoria e seu crescente número de clientes. A empresa logo teve de se mudar para um escritório de 100 metros quadrados. E seis meses depois mudou mais uma vez, para um imóvel em dois andares de um prédio comercial na avenida Faria Lima. Um escritório em Maceió, onde ficam os sócios Alvaro Meneses e Bruna Monteiro, que tocam a GO Norte/Nordeste, também foi aberto.
Daí em diante, as adições à equipe e à lista de clientes não parou mais. Em 2012, por exemplo, o grupo encorpou com dois novos sócios seniores: o ex-diplomata do Itamaraty, Regis Arslanian e o ex-diretor da Sabesp Marcio Abud.
Depois de brilhante carreira como diplomata do Itamaraty, Regis Arslanian, que, dentre outros cargos, foi embaixador do Brasil no Mercosul, assumiu os trabalhos de política comercial e industrial na GO Associados. Como Gesner, Regis também deixou a zona de conforto. Convidado a continuar na vida pública, preferiu aposentar-se e ingressar na consultoria. Não sem antes muito refletir e conversar com Gesner em meio a corridas, esporte praticado por ambos, às margens do rio da Prata, em Montevideo, no Uruguai.
No mesmo ano, ingressou ainda Marcio Abud, que foi diretor da Sabesp, teve brilhante carreira no mercado financeiro e chegou para liderar um grupo de estruturação e formulação de negócios. Marcio conhece Gesner desde o primeiro ano da FEA-USP, ambos estiveram juntos nas primeiras manifestações estudantis dos anos 1970 e hoje, permanecem juntos, na empreitada da GO.
Como a proposta da consultoria é crescer incorporando novos sócios, a adição de membros continuou. A última a se associar, por exemplo, foi a jovem Andrea Curi, economista brilhante, doutora pela Escola de Economia da FGV, mestre em economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da FEA/USP e especialista na área de pesquisa econômica, com ênfase em métodos e modelos matemáticos e econométricos.
--Onde academia e mercado se encontram--
"Entendemos que, em longo prazo, nossa função pode ser a de uma espécie de Uber das consultorias", diz Gesner. "Faremos o matching entre o pool de consultores e o pool de demandas por consultores que existe no mercado", afirma.
Entender essas demandas ? tanto do mercado por consultores, quanto dos consultores por clientes ? não é, exatamente, fácil. Não à toa, a equipe multidisciplinar da GO Associados conta com economistas, advogados, engenheiros, administradores, bióloga e até um embaixador, além de bacharéis, mestres e doutores por instituições de ensino superior como FGV, USP, Unicamp, Harvard e Yale.
Com forte componente intelectual e vínculo acadêmico, a GO Associados transita não só por onde se faz boa parte das pesquisas mais avançadas sobre os temas pertinentes aos seus clientes.
A construção desse corpo de habilidades, bem representada entre os profissionais da consultoria, permitiu à GO Associados pautar discussões nacionais sobre temas relevantes ao País. Só sobre a conjuntura econômica, por exemplo, a empresa contribuiu com o debate sobre o futuro e o legado econômico da operação Lava Jato, as possíveis saídas para o ajuste fiscal, os acordos de leniência, as propostas para infraestrutura e as expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), além dos impactos da grave recessão que o Brasil ainda vive.
Durante a crise hídrica que assolou o País, em especial a região sudeste, a GO Associados também foi protagonista. Com a experiência de vários de seus sócios e o apoio de consultores igualmente versados no assunto, a consultoria conseguiu colocar em pauta temas que iam além da preocupação imediata com a crise e a sua remediação.
--O dia a dia--
Semanalmente, às sextas -feiras, os membros da GO Associados se reúnem presencial e remotamente para fazer uma balanço da semana e planejar as duas semanas seguintes. Não há hierarquia ou lugar fixo na mesa e um cronômetro lembra a todos que é preciso ser conciso. O custo da reunião em termos de tarifa de conferência telefônica e minutos é registrado ao final do encontro.
Frequentemente há convidados de fora da consultoria, para garantir um olhar crítico externo. "O clima é de debate franco, leal, mas rigoroso", diz Gesner. Para ele, este espírito crítico e uma forte ética de trabalho são fundamentais no esforço em busca do melhor para o cliente e a consultoria.
A troca e discussão fazem parte da cultura da GO Associados. E quem está de fora percebe ? seja nos relatórios executivos distribuídos periodicamente aos clientes, nos eventos promovidos pela empresa, nas declarações repercutidas pela imprensa nacional e internacional, e numa simples conversa com o próprio Gesner, ou com um dos colaboradores da consultoria. O trabalho é sério, bem alicerçado e dá resultados.
Website:
http://www.goassociados.com.br/noticias/gesner-oliveira-go-associados-consultoria-multidisciplinar/