Releases 11/04/2017 - 00:26

Quanto você precisa investir em Marketing Contábil?


São Paulo--(DINO - 03 abr, 2017) - Um dos maiores desafios enfrentados por muitas empresas de contabilidade na atualidade ? particularmente algumas de menor porte ? é o fato de nunca terem investido valores consideráveis em marketing contábil. Muitos contabilistas ou uma maioria esmagadora, sempre considerou investimentos em marketing uma questão supérflua para o segmento, investindo apenas pequenas quantias em algumas ações, como por exemplo:

Pedir para o "sobrinho" fazer um "logo" (sem sequer considerar criar um conceito para o símbolo que represente realmente o propósito de sua empresa).
Mandar esse "logo" para uma gráfica e imprimir "1000" cartões de visita por R$50,00 (isso quando não imprime o cartão no próprio escritório).
Contratar um site por quantias mínimas (afinal, "fazer site" ? na visão da maioria ? é fácil e não dá trabalho, pois não precisa de planejamento e conhecimento técnico).
Copiar textos de outros sites para representarem seus serviços (Contratar uma redação profissional "pra que"?).
Mandar "fazer" um modelo de folder, pastas, envelopes.
Pronto, bastava contratar um "bom vendedor" colocar este material à disposição e "bora" conquistar novos clientes. Isso era o "plano de marketing contábil".

Contratar os serviços de uma agência? "Nem pensar, agência cobra muito caro". Essa era e é uma das frases mais comentadas em reuniões que participei e participo até hoje. Entretanto, somente "estes" poucos investimentos realizados no passado não são mais suficientes para o cenário que hoje se apresenta. Os pequenos investimentos em "marketing" trazem pouco ou nenhum resultado comercial, mas, as empresas contábeis precisam manter os clientes da base e conquistar novos clientes para se manterem atuantes e lucrativas.

A necessidade finalmente "abriu os olhos" desses empreendedores. Os esforços de alguns empresários do setor e especialistas em Marketing Contábil, como Anderson Hernandes (Palestrante, Escritor e Proprietário da Tactus Contabilidade), Altair Alves ( Proprietário da Soluzione Contábil) e Roberto Dias Duarte (Empresário, Palestrante e Mentor do WorkShop Contador 2.0) têm sido fundamentais para que os demais empresários e contadores entendam que precisam investir pesado (tempo e dinheiro) em Marketing Contábil para se manterem competitivos e atingirem suas metas comerciais e financeiras.

No entanto, isso tem trazido à tona um grande dilema para as empresas de contabilidade, pois ao participarem de palestras, workshops e eventos que falam da importância de se investir em marketing contábil, seus gestores percebem o quanto estão desatualizados no quesito Marketing, e o custo para se adequarem ao que realmente traz resultados pode ser extremamente desanimador.

"Empresas que dependem de ações de marketing para vender chegam a investir 10% do faturamento ou até mais. No geral, investir de 3% a 5% do faturamento é um bom patamar." Fonte: Revista Exame
Adaptar-se aos novos tempos é fundamental

Diante de um novo cenário, novas tecnologias e principalmente, um novo perfil de consumidor ? muito bem informado e quase que 100% digital ? o empresário contábil precisa se atualizar urgentemente e "abrir" a mente e principalmente o bolso para que sua empresa de contabilidade conquiste o público empreendedor de seu interesse e se torne referência em seu mercado.

Todavia, isso exige muito planejamento e novas estratégias. Não adianta simplesmente querer sair compartilhando artigos e legislação de portais especializados ou sair investindo em links patrocinados no Google para atrair visitantes para o seu site. Marketing Contábil envolve muito mais que isso e exige dar alguns passos atrás para adequar sua empresa aos novos tempos.

Antes de sair investindo aleatoriamente, é preciso investir seriamente em organizar ou reorganizar algumas peças fundamentais em seu empreendimento, a fim de que sua empresa esteja realmente preparada para obter os resultados esperados em Marketing Contábil.

Mas, e agora, o que fazer para se adequar aos novos tempos?

Sua visão de "fazer "marketing boca a boca e/ou indicações de clientes" para atrair novos negócios, já não é suficiente e não vai gerar os resultados que realmente sua empresa contábil precisa.

Sei que talvez, isso gera várias perguntas em sua mente, do tipo:

Por onde eu devo começar?
O que é mais eficaz?
Quando eu terei resultados?
O que meus concorrentes estão fazendo e por que isso funciona tão bem para eles?
Devo ou não realizar alguns eventos? Isso é uma boa ideia?
Onde se encaixam as estratégias de marketing contábil em meu site e nas mídias sociais?
Estas perguntas e muitas outras são feitas a mim diariamente por empresários contábeis em quase todas as reuniões que tenho com os mesmos.

Como falei no artigo anterior, eu tenho duas respostas para vocês:

Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing mais eficaz para empresas de contabilidade;
Você terá que investir pesado ? tanto em tempo quanto em dinheiro ? para obter os resultados que as grandes empresas do segmento e que investem em estratégias de Marketing Contábil estão alcançando.
Sei que o grande dilema, é a "sensação" que você tem de ver isso como "dinheiro desperdiçado", porém, ao pensar assim, você estará pensando da mesma forma antiga de se aplicar "marketing" , conforme relatei acima. Não é assim que funciona uma estratégia de marketing contábil nos dias de hoje. Existe muito mais em "jogo" quando falamos em estratégia eficiente de Marketing para Empresas de Contabilidade, do que o simples e imediato retorno financeiro. Isto quer dizer que, você vai precisar "entrar em campo" preparado para "jogar o jogo" como se deve se quiser ter resultados duradouros.

Você está preparado para "entrar em campo e jogar o jogo" como se deve?

Para se "jogar o jogo" do marketing contábil de forma adequada, você precisa investir em algumas áreas fundamentais antes de chegar até a "parte boa" das :

conversões de visitantes em novos leads;
perspectivas reais de novos negócios;
envios de propostas;
negociações, etc.
Então, vamos entender por onde você deve começar:

Invista em sua Identidade Visual

Se existe um conselho sobre Marketing Contábil que eu sempre insistirei em dar aos meus amigos empresários do segmento é: "Invista tempo e dinheiro para desenvolver uma identidade visual que realmente represente o propósito de sua empresa e fique tatuada (se torne referência) na mente do seu público".


Website: http://grupodpg.com.br/