Recursos serão direcionados para fornecedores da cadeia produtiva de grandes empresas dos setores industriais e de serviços
A indústria de FIDCs (Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios) acaba de ganhar um novo reforço com o início das operações do FIDC Santa Cruz Capital. Estruturado pelas gestoras Empírica Investimentos e pela Galapagos Capital, o fundo terá como foco a antecipação de recebíveis de fornecedores estratégicos de grandes companhias em setores diversificados da economia, como indústria, varejo e serviços. A estimativa é viabilizar mais de R$ 300 milhões em contratos nos próximos 6 meses.
Os direitos creditórios adquiridos pelo fundo serão representados, em sua maioria, por duplicatas, contratos e por Cédulas de Créditos Bancários (CCBs). A ideia é atuar em toda a cadeia de fornecimento de uma grande empresa (sacado), antecipando os recebíveis de seus fornecedores e oferecendo uma alternativa de crédito aos seus credores (cedentes).
Segundo dados do Banco Central do Brasil (12/2019), enquanto as concessões de crédito para PJ total cresceram 191%, desde 2016, o montante de concessões via desconto de duplicatas cresceu mais do que 400%. "A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito que vem crescendo significativamente ao longo dos anos", afirma Giuliano Longo, sócio-diretor da Empírica Investimentos. Ele completa que lançar o FIDC Santa Cruz Capital, em meio ao atual cenário de incertezas econômicas, demonstra a maturidade da indústria de FIDCs no Brasil. "A manutenção das originações de crédito para pessoas jurídicas é fundamental para a recuperação econômica do país."
O fundo conta com a expertise da Santa Cruz Capital, consultoria que atua na antecipação de recebíveis da cadeia produtiva de grandes e médias empresas compradoras de bens e serviços. "A grande diferença do FIDC Santa Cruz Capital versus outros produtos multicedente-multisacado disponíveis no mercado é a busca por entender a dinâmica e a operação de cada uma das cadeias produtivas em que atuamos, para oferecer aos fornecedores estratégicos de grandes companhias soluções customizadas de antecipação de recebíveis", diz Pedro Paulo Almeida, sócio-fundador da Santa Cruz Capital.
Joel La Banca, sócio da Galapagos Capital, reforça que a estratégia do FIDC é focada em apoiar o pequeno e o médio fornecedor no faturamento do seu negócio, "o que geralmente vem acompanhado de uma necessidade de capital de giro adicional, atrelada à dificuldade de obtenção de crédito junto aos grandes bancos e players tradicionais, principalmente em um cenário pós-pandemia".
As cotas do FIDC Santa Cruz Capital têm rentabilidade alvo de CDI + 6% a.a. para as Cotas Seniores e CDI + 8% a.a. para as Cotas Mezanino Classe A. O FIDC Santa Cruz Capital soma-se aos mais de 38 FIDCs presentes no portfólio da Empírica Investimentos, totalizando mais de R$ 2,7 bilhões em ativos sob gestão. Além disso, marca o início da parceria entre a Empírica Investimentos e a Galapagos na estruturação e cogestão de FIDCs.
Sobre a Empírica Investimentos
Fundada em 2009, a Empírica Investimentos é uma gestora de recursos independente. Seus sócios-diretores foram precursores do mercado de FIDC e de fundos de investimento de crédito privado high yield. Hoje, a empresa atua com fundos de investimento em diferentes setores da economia, participando de operações no mercado imobiliário, agronegócio, infraestrutura, telefonia, mercado financeiro e meios de pagamento.
Sobre a Galápagos Capital
Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, a Galapagos Capital é uma companhia de investimentos alternativos com a missão de oferecer aos investidores retornos diferenciados e consistentes, por meio de uma abordagem de investimento global em ativos líquidos e estruturados.
Sobre a Santa Cruz Capital
A Santa Cruz Capital é uma consultoria especializada fundada por profissionais com ampla experiência nos setores produtivos e mercado de crédito, que tem como estratégia a antecipação de recebíveis da cadeia produtiva de grandes e médias empresas compradoras de bens e serviços (FIDC Fornecedores). Focam, principalmente, em operações para fornecedores estratégicos e com longo histórico de relacionamento com grandes empresas em todo o território nacional.
https://empiricainvestimentos.com.br/