Porto Alegre, RS.--(
DINO - 10 mai, 2017) - Nosso objetivo é ajudar os ninjas multitarefas do marketing digital a realizarem ainda mais em menos tempo. Confira tools que podem ajudar você a aumentar a sua produtividade e a realizar um trabalho mais inteligente no dia a dia.
Automação
Priscila Fenner, que trabalha com marketing de relacionamento, nomeou sua ferramenta favorita: o
Zapier . Ela explica porque a considera uma grande ferramenta de marketing:
"Você lembra o tempo em que todas suas tarefas de marketing eram feitas manualmente? Você levava horas para extrair dados para seus relatórios e quem diria então para integrar suas ferramentas para gerar leads qualificados e criar campanhas mais assertivas?
Se a resposta para essas perguntas é "Priscila, minha realidade ainda é essa", eu tenho a melhor solução, de forma gratuita para você: o Zapier.
Em poucas palavras, o Zapier é uma ferramenta de automação que conecta mais de 750 aplicativos e facilita o envio de dados de uma ferramenta para outra, sem ajuda de um desenvolvedor, utilizando gatilhos e ações. Assim, você automatiza suas tarefas de rotina e concentra seu tempo nas coisas que realmente importam: estratégia e inovação."
Relatórios
Já Caterine Greif, que trabalha com marketing de produtos, indica o uso de uma
extensão do navegador Chrome para criação otimizada de relatórios:
"É muito provável que você já tenha ouvido falar ou utilize o Google Analytics e o Google Drive, que são ferramentas excelentes e gratuitas para acompanhar os dados do seu site e de armazenamento de arquivos, respectivamente. Mas hoje, quero compartilhar com você como essas duas ferramentas juntas podem potencializar seus relatórios!
O Google Analytics traz muita informação sobre o seu site, mas algumas vezes acaba limitando as possibilidades de cruzamento entre elas devido ao seus formatos de relatórios e quantidade de dados que podem ser selecionados. Para solucionar isso, você pode utilizar o complemento Google Analytics direto em sua Google Spreadsheets (planilhas do Google Drive)."
Diagnóstico de SEO
É claro que o Google Search Console não poderia ficar de fora. Patrícia Sperk, que trabalha com SEO e mídias pagas, trouxe sua resenha sobre esta ferramenta clássica:
"Quem trabalha com Marketing Digital tem a oportunidade de utilizar diversas ferramentas gratuitas e com funções altamente relevantes. São muitas possibilidades, mas vou falar de uma essencial para quem tem um site, independentemente do formato: o Google Search Console. É uma ferramenta do Google 100% gratuita que auxilia bastante nas otimizações de SEO."
Edição de som
A ferramenta de marketing gratuita que Paulo Salatino, responsável pela produção de conteúdo em vídeo, citou é a
Audacidy: "O Audacity é uma ótima opção para quem está começando na edição de áudio ou vídeo. Até mesmo em relação a softwares pagos, ele consegue se sobressair devido a sua facilidade e praticidade de uso. Ele é um dos programas mais usados para edição, mixagem, gravação de instrumentos e também de podcasts. Muito da sua popularidade é devido ao fato de ser um software livre, porém outra característica que contribuiu para sua popularidade é a facilidade de uso."
Inspiração criativa
Enquanto isso, Letícia Festugato, que se dedica a eventos e ao endomarketing da empresa, compartilhou sua dica sobre um
banco de ícones grátis: "Trabalho com comunicação interna, ou seja, preciso criar comunicados e campanhas internas com bastante frequência. Todos os materiais de comunicação necessitam ser criativos, atrativos e didáticos para o público interno, logo procuro usar elementos gráficos que facilitem a compreensão e memorização das informações. A ferramenta que mais utilizo para trazer esses recursos visuais é a Flaticon, que disponibiliza um dos maiores bancos de ícones livres em vários formatos."
Tendências
Para Marcos Moraes (mais conhecido como Silêncio), é muito importante que o profissional de marketing se mantenha atualizado e de olho nas tendências:
"Todo profissional de Marketing precisa ficar por dentro do que acontece no mundo, por isso sempre indico esta ferramenta incrível do Google, o Trends. Nela é possível ver as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google.
Mas se você quiser saber também dos trends de Mídias Sociais como Twitter, Youtube, Google News e até da BBC, fica a dica dessa ferramenta muito legal do
Contentrends ;) "
Otimização de imagens
William Dornelles que trabalha com desenvolvimento web trouxe uma dica super importante para quem trabalha com marketing digital. Ele explica:
"Imagens compõem grande parte da internet. Provavelmente elas são um dos elementos mais presentes em seu blog/site, e por conta disto e suas características naturais, são os elementos que mais impactam a velocidade de carregamento de qualquer site. Por isso, a otimização de imagens é extremamente importante e você deveria otimizar suas imagens sempre. Sem exceção. Para ajudar neste processo, indico a ferramenta
Tinypng." Solução completa e adaptável
Leonéia Evangelista, que trabalha com marketing de conteúdo, cita o WordPress, como uma ferramenta para apresentar e conectar a sua estratégia de marketing:
"Pela integração facilitada a várias outras soluções, considero o
WordPress uma grande ferramenta de marketing. Com os plugins certos, ele pode ser uma das melhores e mais acessíveis alternativas para empresas que estão começando. Ele é super acessível, tanto por ser gratuito quanto pela facilidade de uso. Ao mesmo tempo, pela variedade de temas e plugins, o WordPress entrega soluções de qualidade para várias necessidades. Graças a tudo isso, essa ferramenta pode alavancar a geração de leads e até mesmo as vendas para empresas que estão começando."
Essas foram algumas das soluções gratuitas que realmente nos ajudam no dia a dia, esperamos que também sejam úteis para você.
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