Releases 18/10/2016 - 15:20

NEC oferece soluções para operadoras que visam otimizar investimentos nas redes


São Paulo--(DINO - 18 out, 2016) - A NEC está apresentando durante o Futurecom, principal evento de TIC -Tecnologia da Informação e Comunicação da América Latina, que está acontecendo em São Paulo, suas soluções voltadas às operadoras de telecomunicações. Tendo como clientes, praticamente todas as operadoras do mercado brasileiro, e considerando o cenário atual do país, a multinacional japonesa foca em ofertas, que proporcionam otimização de investimento nas redes, como é o caso do NFV - Network Function Virtualization ou Virtualização de Funções de Rede.

"Em tempos de crise, economia é a palavra de ordem. E não tem sido diferente nas Operadoras de Telecomunicações. Quanto mais otimizarem suas redes, mais funcionalidades conseguirão obter e, consequentemente, menor custo nas operações", afirma Roberto Murakami, diretor de soluções para operadoras da NEC no Brasil.

Um dos destaques neste contexto é a tecnologia vCPE (Virtualized Customer Premisses Equipment), solução que virtualiza e centraliza funções-chave dos equipamentos de rede, que estão localizados no usuário e permite que as atualizações possam ser realizadas remotamente a partir de um sistema centralizado, reduzindo o custo com visitas às residências dos clientes. Além disso, a solução oferece um portal de monitoramento das funções virtualizadas, o que simplifica a operação e as atualizações. A ferramenta é responsável também por diminuir o prazo de introdução dos serviços, expandindo e ajudando os provedores a fornecerem sistemas de alto valor agregado aos seus clientes. "Neste caso, podemos destacar a satisfação do cliente final, que passa a usufruir de um serviço de manutenção simplificada. Esta solução já está em processo avançado de testes na operadora VIVO, no Brasil", destaca Murakami.

A companhia, ainda, expõe outras soluções que ajudam na otimização das redes das operadoras, tais como: Mobile Backhaul, sistema integrado para redes de acesso, baseado em transmissão sobre rádio micro-ondas NEC e roteadores IP Juniper, capaz de construir uma infraestrutura de TIC com inúmeros benefícios para os clientes; T-SDN (Transport SDN), que contribui para a eficiência dos custos e a simplificação dos processos, tornando as operações de sistemas ópticos otimizadas de forma agnóstica; e TMS (Traffic Management Solution), software capaz de realizar medição, análise e otimização de desempenho de rede, além de quantificar a qualidade de experiência (QoE) dos diferentes serviços de dados oferecidos pelos fornecedores de telecomunicações, como web e vídeo. "Esta solução proporciona aumento da competitividade das operadoras devido à redução do churn, aquisição de novos clientes e crescimento da receita média por usuário devido à maximização do desempenho da rede", complementa o executivo.

Além disso, a NEC apresenta uma tecnologia, que permite que as operadoras móveis possam oferecer serviços de comunicação e colaboração convergentes, levando funcionalidade para dentro dos clientes corporativos, como indústrias, empresas em geral, hotéis, hospitais, entre outros. Trata-se do NEC In-Building Small Cell E-RAN (Enterprise Radio Access Network), capaz de suportar 3G, 4G, 3G+4G dual mode e 4G+4G dual carrier. De fácil implementação, a solução é muito similar à instalação de um roteador wifi. Permite uma grande capacidade de tráfego e escalabilidade para grandes instalações, além de alta performance nas chamadas de voz e dados. "Além de proporcionar um excelente desempenho na comunicação, é uma forma eficiente de fazer o off- load de tráfego de dados da rede móvel", finaliza Murakami.