Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 22 set, 2016) - O mercado de videoaulas não é novidade, apenas encontrou na evolução tecnológica dos meios de comunicação na última década um cenário propício para se tornar um nicho de investimento interessante e lucrativo. Dos diversos produtos com o formato "assistir em casa usando a Internet" tivemos crescimento nos focados em bem-estar, com um avanço extremamente interessante de vídeo aulas para ginástica. O modelo educativo de aulas para manter o corpo em forma ou apenas criar um hábito saudável está se tornando um nicho interessante para professores e alunos.
O formato você já conhece: basta dar o "play" no vídeo e vestindo roupas confortáveis começar a seguir os movimentos. Quem tem um pouco mais de 35 anos conhece bem as aulas da professora Lígia Azevedo, sucesso na televisão brasileira nos anos 80 com ginástica local para fazer todos os dias pela manhã. Foi a primeira a vender fitas VHS no Brasil e incentivadora de quadros em programas de TV ensinando a como fazer exercícios simples com o que você tem em casa. Também tivemos a musa Solange Frazão mais recentemente seguindo o mesmo estilo e ambas com mais de uma década no ar provando que vídeo aulas em casa realmente funcionam, apenas não tinham um formato prático. Com a adição da internet ao produto temos um enorme sucesso nas mãos e um mercado ainda a ser muito explorado.
Atualmente o programa de maior sucesso na internet é o
Desafio Vip 60 -
http://bit.ly/vipdesafio com milhares de alunas satisfeitas postando seus resultados nas redes sociais.
Formato de aulas online é um ótimo incentivo para os alunos
Malhar em casa sem acompanhamento do professor deixou de ser um mistério e causar medo quando professores devidamente graduados começaram a investir no setor. Com vídeos explicativos em detalhes, o aluno ganha na praticidade do lar e o conforto de sua residência a possibilidade de receber orientação profissional de acordo com a sua agenda. Também não enfrenta o constrangimento de necessitar pedir a repetição do movimento quando não entender: sozinho ele dá volta ao vídeo e repete quantas vezes quiser.
Quem acredita encontrar na residência algumas barreiras como a "preguiça" para começar uma atividade física conta como contraponto argumentativo os diversos atrativos do formato. A carioca Juliana Andrade, por exemplo, encaixou um curso virtual de ginástica em sua agenda e conseguiu perder 12 quilos em seis meses apenas com vídeo aulas. "Perco muito tempo de trânsito indo para a academia e para mim foi uma ótima solução. Com uma orientação bem completa dos vídeos, é como ter um personal na minha sala pagando menos", comenta. E como os custos não envolvem estrutura física, apenas gravação e envio, cursos de aulas de ginástica costumam ter valor bem inferior a uma mensalidade de academia, mostrando-se uma alternativa também para o aluno economizar.
Professores também ganham com o mercado
Há de se pensar que com aulas em casa em vídeo os profissionais perderiam mercado, não é mesmo? Na verdade muitos viram o ramo como uma forma de aumentar sua renda extra e alavancar seu nome no mercado. Sem custos com estrutura e academia e precisando apenas de uma plataforma virtual para o envio, o preço cobrado por um pacote de aulas é muito mais em conta para o aluno e acaba atraindo mais clientes, além de ser relativamente barato para o professor também. E com o envio virtual o professor não se limita a apenas dar aulas em sua cidade como personal (de onde vem o maior lucro de um profissional de educação física) mas de todo o Brasil ou até outros países. Eliminando as barreiras geográficas o professor torna a sua renda infinita.
Uma das interessadas nesta fatia do mercado é Cristiane Sena, cocriadora do
Programa Desafio Vip 60 com envio completamente virtual as suas vídeo aulas de exercícios físicos são focados em emagrecimento. Ela viu no mercado uma excelente oportunidade de começar um novo negócio e entrar em um nicho promissor. "As vídeo aulas permitem otimizar o tempo, obter melhores resultados com menor esforço, com exercícios simples e sem comprar equipamentos caros", explica Cristiane em seu vídeo propaganda. Para quem tem medo de aulas avançadas demais porque não costuma malhar não há problema. Produtos como os de Cristiane são ótimos para quem ainda não tem qualquer experiência com a ginástica ou quem já é experiente porque separam as aulas por níveis.
O empresariado também pode ver nas vídeo aulas um mercado promissor. Entre 2014 e 2016 tivemos um aumento significativo na quantidade de cursos online para os mais diversos setores, com um número bem expressivo de cursinhos para concursos públicos. Para Marcelo Cordeiro, editor chefe da Revista Emagrecer, o setor ainda está em descobrimento. "Notamos um aumento significativo da procura ao longo do último ano sobre o tema em nosso site. O brasileiro ainda está entrando no mercado e descobrindo as possibilidades do quanto pode ser benéfico malhar em casa com a ajuda de vídeos", declara.
Serviço:
revistaemagrecer.com.br ? dietas, dicas e novidades do mundo fitness
Desafio Vip 60, da Cristiane Sena -
http://revistaemagrecer.com.br/desafio-vip-60/ Website:
http://revistaemagrecer.com.br